21 de novembro de 2016

Resenha - O Livro das Princesas

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!



Livro: "O Livro das Princesas"
Autor: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patricia Barbosa
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788501403254
Ano: 2013
Páginas: 288
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot ('Diário da Princesa e A Mediadora') e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta ('Fazendo Meu filme') e Patricia Barboza ('As mais') em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos e traz para a realidade das crianças e jovens de hoje em dia. Uma Cinderela Dj, uma Rapunzel popstar, a Fera se apaixona por uma supermodelo, e existem unicórnios na história da Bela Adormecida. 'O Livro das Princesas' é o novo clássico. Meg Cabot recria a história de 'A bela e a fera' em 'A modelo e o monstro'. A bordo de um transatlântico de Miami para Santos, em São Paulo, Belle, uma modelo famosa, irá questionar os próprios valores depois de conhecer um rapaz misterioso e gentil, que se esconde nas sombras.
       Em 'Princesa pop', Paula Pimenta reinventa 'Cinderela'. Cintia vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas.
'A bela adormecida' é recontada por Lauren Kate em 'O eclipse do unicórnio'. Duas realidades e três personagens têm seus destinos entrelaçados: um jovem que levou um fora da namorada e se vê obrigado a participar de uma excursão da escola para Paris, uma princesa que há séculos foi vítima de uma maldição e o unicórnio responsável por sua desgraça. 
Patricia Barboza reconta a história de 'Rapunzel' em 'Do alto da torre'. Camila tem cabelos muito compridos por causa de uma promessa feita pela madrinha quando estava doente, mas que acaba quando ela fizer 15 anos. Finalmente ela poderá cortar o cabelo e ser normal como as outras meninas. Só que um acidente com o melhor amigo vai mostrar que primeiro ela precisa aceitar quem realmente é".

***

Sobre as autoras
Nesta antologia, somos agraciados com quatros contos de fadas, reescritos por autoras famosas no mundo literário, sendo elas: Meg Cabot, conhecida mundialmente por sua série “O Diário da Princesa” e “A Mediadora; Paula Pimenta, escritora nacional conhecida por suas séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”; Lauren Kate, amada e odiada pela série “Fallen”; e por ultimo, mas não menos importante, Patrícia Barbosa, autora da série “As Mais”... Tá bom para vocês, ou ainda querem mais?

Sobre o livro
Esse é o primeiro livro da duologia publicada pela editora Galera Record, em que os famosos e tradicionais – e machistazinhos, sim – contos de fadas ganham uma nova roupagem nas mãos de autores do momento. Como mostrei para vocês, semana passada eu li o segundo volume, O Livro dos Vilões, dai, essa semana, eu decidi ler o primeiro volume, que foca na vidas das princesas. Nesse ajuntado de contos, temos  A Bela e a Fera, Cinderela, A Bela Adormecida e também Rapunzel, mas todos, obviamente, modificados para a nossa época, com enredos jovens e um tanto quanto inesperados.

Sobre o que esperar
Eu, sinceramente, gostei bastante desse volume. Acho que o desafio de criar uma nova roupagem para as princesas é bem mais fácil do que criar uma nova roupagem e uma nova história para os vilões.
Dos quatro contos, o que realmente ganhou meu coração foi o da Princesa Pop, da Paula Pimenta.  O conto é bem corrido, bem explicado, te dá aquela raiva, e nervoso, e ansiedade, e parece que nada vai dar certo nessa merda de história, até que PUFF, tudo da certo. Esse na minha opinião foi o que mais surpreendeu, o que me conquistou.
Lógico que Meg Cabot não faria nada mais que arrasar. A história dela também é maravilhosa e até bem mais envolvente que a da Paula Pimenta, mas, ainda assim, não me senti muito apaixonado pelo conto.
Já em relação aos outros dois contos, eu realmente queria ter gostado, mas não foi esse o caso. Lauren Kate, foi a que mais destoou. Seu conto era bem surreal e aquele final, meu deus. A história não tinha muito sentido e o final ainda menos. Foi muito surreal para se acreditar – não que contos de fada seja reais e tal. Nesse caso, podemos comparar com o Fabio Yabu, que no segundo volume do livro também destoou um pouco das outras histórias, apresentando algo mais ficcional, Mas eis a diferença: A história do Yabu foi MARAVILHOSA, já a da Lauren foi bem ruinzinha.
Falando em “bem ruinzinha”, chegamos ao conto da Patrícia Barbosa. Realmente foi o pior. O conto, além de bobo era bem, bem forçado. Não tinha a naturalidade que nós podíamos ver no da Meg Cabot ou no da Paula Pimenta. As personagens eram sem graça e também muito, muito forçadas, assim como suas falas e todo o enredo da história.
Além disso, queria fazer um comentário. Porque as autoras ficam colocando “O” E “A” na frente dos nomes dos personagens. Eu não sei o que acontece, e lógico, não sou nenhum professor de português, mas isso quebra todo o desenvolver da história. Fica mais bonito você falar só o nome, ao invés de usar A ou O antes. Fica estranho e bem mais forçado. Sério, isso me da muito nervoso. E eu só vi isso nos contos nacionais, com os das autoras gringas isso não aparece.
Assim como no dos vilões, temos contos bons, ruins e bem ruins. Obvio que, o que eu achei péssimo pode ser ótimo para você, e essa é a graça da opinião, cada um tem a sua. Deixem a sua aqui e me digam qual conto mais conquistou vocês!
46/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)