14 de novembro de 2016

Resenha - O Livro dos Vilões

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!


Livro: "O Livro dos Vilões"
Autor: Carina Rissi, Fábio Yabu, Cecily Von Ziegesar e Diana Peterfreund
Editora: Galera Record
ISBN:  9788501042101
Ano: 2014
Páginas: 320
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem...
Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã - muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência... vai entender!
Então vamos parar de enrolação! Se estiverem na praia, peçam uma bebida bem geladinha e ajeitem seus óculos escuros, porque é impossível parar de ler as novas histórias desses vilões cheios de classe e... maldade!
Você sabe que me ama.
Xoxo, Blair Waldorf.".


***
Sobre os autores
Nesta antologia temos grandes nomes nacionais e internacionais. Temos Cecily von Ziegesar, famosa mundialmente pela série de livros Gossip Girl; Contamos também com um conto de Carina Risse, autora de vários livros, entre os mais conhecidos, a série “Perdida”; Além deles temos também a escritora Diana Peterfreund, responsável pela série “Sociedade Secreta”; e por fim, mas não menos importante – na verdade o mais importante na minha opinião -  o escritor nacional Fabio Yabu, conhecido por seu livro “Branca Dos Mortos e os Sete Zumbis”. Já da pra ver que foi uma seleção e tanto, não é?

Sobre o livro
Pegue tudo que você sabe sobre os vilões mais conhecido do mundo dos contos de fadas e guarde em um baú bem escondido e preste a atenção nessas novas reedições dos contos mais famosos do mundo. Nesse volume, teremos quatro contos de fadas contados a partir da visão dos “vilões” de cada história em tempo real, ou seja, os personagens agora fazem parte do nosso mundo. A partir dessa nova perspectiva, cada um passa a contar a história que foi há muito esquecida e que mostra a realidade por trás do “era uma vez...” e do “Foram felizes para sempre...”. São dois autores nacionais e dois autores gringos mostrando ao que vieram e enchendo nossa cabeça de uma realidade alternaticva e muito mais legal do que a original.

Sobre o que esperar
Eu realmente me surpreendi muito com minhas expectativas. Entrei nessa leitura esperando amar o conto da Cecily e odiar o resto, mas completamente ao contrário. Dos quatro, o mais “bobo” e “sem graça” é o primeiro, ou seja, da Cecily von Ziegesar, que fala sobre a Cinderela. Assim como o segundo também deixa muito a desejar, o da Carina Rissi, que fala sobre a Branca de Neve. Os dois, se comparados aos outros dois contos são bem bobinhos. Não fazem com que a gente se conecte a história. É como se estivéssemos lendo apenas por ler, para chegar aos que realmente importam.
Faltou um enredo melhor, uma história que nos faça comprar essa ideia de ver o real lado dos vilões. O conto da Rissi ainda deixa isso bem exposto, e mostra melhor o que aconteceu – e o final é digno de Emmy, a “fofadrasta” trabalhando, por fim, no Mc Donald’s – com os personagens e o porquê de a vilã não realmente a vilã, quando vemos a história pelo outro lado.
Já o da Ziegesar, coitada, não dá para se apegar ás duas vilãs, a história não tem muito nexo e é bem boba, não ganha o seu coração sabe. É realmente um conto bem ruim e mal pensado sobre a Cinderela.
Mas daí, passando eles, temos os que realmente são bons. Primeiro, Diana Peterfreund nos mostra uma versão bem diferente da Bela Adormecida, versão essa que quebra todo o clima “bobinho” que os dois contos anteriores nos passam, e jogam uma névoa meio gótica suave e pesada no ar. Seu conto é muito bom, é muito gostoso de se ler. No começo não gostei muito da Malena não, mas daí não teve jeito, ela me conquistou assim que abriu os olhos para a realidade. Diana nos mostra uma versão atual do que seria a verdadeira história por trás da Bela Adormecida, onde a vila sofre bulling na escola e é tratada como lixo por seus colegas só por vir de uma família de bruxas.
E logo depois vem a versão, maravilhosa, de Fabio Yabu para a Chapeuzinho Vermelho. E meus amores, esse é O CONTO. Ele, de todos, foi o que mais entendeu a proposta da antologia, que era mostrar realmente a versão do Vilão. Ele não só fez isso, além de nos mostrando um Lobo que não agüentava mais esse looping infinito de ser morto pelo caçador e viver de novo, e fazer tudo novamente no outro dia, ele também trouxe a história para a nossa realidade. Toda essa coisa de virar sucesso nos livros e ir pro cinema e acabar virando um clássico... Yabu pegou todos esses pontos, realidade e conto de fadas, e juntou em um conto que nos mostra um mundo paralelo onde os contos de fadas são meio que uma encenação. Eles precisam de nós para existir e nós precisamos deles para não sonhar com coisas ruins... É incrível gente, de verdade, eu não esperava amar tanto assim esse conto da forma que eu amei, mas o autor acerta tão forte, que ficou impossível não se apaixonar.
Ficou meio que uma escadinha: um conto ruim, um mais ou menos, um bom e um MARAVILHOSO no final. Não dá para discutir.
45/55

Um comentário:

  1. Olá,

    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o " ZaaKar ".

    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

    Até Já.

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)