7 de novembro de 2016

Resenha - Biblioteca das Almas

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Biblioteca das Almas"
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580579666
Ano: 2016
Páginas: 416
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. 
     Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
     Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única".

***

Sobre o autor
Ransom Riggs nasceu em Maryland , em 1980, em uma fazenda de 200 anos de idade, e cresceu na Flórida. Ele estudou literatura Inglês no Kenyon College e estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul .
Seu trabalho em curtas-metragens para a Internet e blogs para Floss Mental arranjou-lhe um emprego escrevendo “The Sherlock Holmes Handbook”, que foi lançado como um tie-in para 2009 Sherlock Holmes filme.
Riggs tinha recolhido curiosas fotografias vernaculares – antigas, velhas - e se aproximou de seu editor, Quirk Books, para falar sobre a possibilidade do uso de alguns delas em um livro de imagens . Por sugestão de um editor, Riggs usou as fotografias como um guia para assim montar uma narrativa. O livro resultante foi Início da série “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” que rapidamente entrou para a lista do New York Times Best Seller.

Sobre o livro
Depois de serem salvos por Addison, Jacob e Emma percebem que estão em uma corrida contra o tempo. Agora todos haviam sido raptados pelos acólitos – peculiares e ymbrynes – e não havia muito tempo. Eles estavam no presente e cada segundo era crucial para a existências de seus amigos. No tumulto causado no metro, Jacob descobriu uma nova faceta de seus poderes peculiares: ele agora podia controlar os etéreos e foi exatamente isso que os salvou do monstro que os havia perseguido de dentro da fenda do tempo, onde descobriram a farsa de Caul, que se passou pela Srta. Peregrine durante muito tempo. 
Entre acólitos e muita correria, o trio agora segue o rastro de seus amigos na esperança de conseguir salvá-los. Correndo e fugindo pelas ruas de Londres, seguindo o rastro ainda frescos das crianças peculiares, eles chegam até as bordas do Tâmisa e descobrem que todos passaram por ali. Mas para onde? Como? Sem duvida havia uma fenda temporal ali, mas como encontrá-la, já que os rastro ficavam mais e mais fortes naquele local?
É nesse momento que aparece Sharon, o barqueiro peculiar que parece saber para onde todos foram. Entre todos os pontos turísticos peculiares, ao que parece, o Recanto do Demônio, uma terra sem lei nem autoridades, onde tudo é permitido, parece ser o local ideal para acólitos planejarem a destruição do mundo normal. E é para esse lugar que os três partem em direção á aventura final desta incrível.

Sobre o que esperar
Eu me apaixonei muito pelo segundo volume, e acabei comentando isso no instagram, e alguém, um seguidor do qual eu não conheço, comentou o seguinte: “O autor termina a série com maestria”. Ok, maestria, uma palavra forte. Diferente. E um tanto quando difícil de se ver sendo usada. Mas agora, que eu terminei de ler esse ultimo volume, eu posso afirmar: TEM MUITA MAESTRIA SIM!
Primeiro que a história, assim como nos volumes anteriores, te surpreende a cada passa de folha. Quando o estoque de novidades e coisas a se dizer parece ter esgotado, Riggs estrala os dedos e a história parece brilhar de tanta informação.
Acompanhamos o trio sobrevivente em sua busca e resgate por um lugar inimaginável e muito, muito caótico e desesperador. A descrição é tão perfeita e concisa, que é como se nós estivéssemos, real e oficial, dentro do Recanto do Demônio. A trajetória dos personagens parece não ter nenhum tipo de esperança, afinal, estamos falando de um garoto de 16/17 anos, um cachorro e uma garota que produz fogo. Que chance eles têm contra um exercito de acólitos e etéreos?
Mas é por isso que a trama fica intrigante. O autor vai montando uma sucessão de tombos e levantes que nos dá esperança de que algo vai acontecer. E realmente acontece. A história recebe uma revira volta gigantesca no meio. Mais personagens entram em cena, mais histórias aparecem e novos objetivos são apresentados aos leitores. Tudo isso sem perder o ritmo e o caminho. Quando achamos que Emma e Jacob vão conseguir, o Ransom nos dá uma rasteira novamente e nos faz percorrer todo o caminho até nos levantarmos novamente.
É uma leitura eletrizante, do estilo que faz você ficar nervoso, com raiva, com medo e muito temeroso. Nada parece que vai dar certo, eles sempre metem as mãos pelos pés, mas acreditem, esse final é divino.
O autor realmente nos mostra um novo lado do mundo peculiar. Ele não fica estacado no mesmo lugar, monotonamente. Ele nos faz viajar e entender muito mais do mundo das crianças peculiares, nos fazendo compreender muito mais sobre a histórias deles e sobre os objetivos também.
Tudo se encaixa perfeitamente. Os buracos na história são fechados, nem tudo são flores, acabamos perdendo um ou outro peculiar, mas no fim, valei cada página lida.
Uma escrita rápida, intrincada, mas fácil, cheia de detalhes e muito bem pensada. O timing é perfeito, te faz perder o ar, engolir as linhas e parágrafos e páginas. É como se você não aguentasse esperar. Parar de ler não é uma opção. Me encantei demais com essa série e adoraria se houvesse mais, mas toda história precisa de um fim, e o dessa foi realmente pensado com maestria!
44/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)