17 de outubro de 2016

Resenha - Pó de Lua

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Pó de Lua"
Autor: Clarisse Freire
Editora: Intrínseca
ISBN:  9788580575705
Ano: 2014
Páginas: 192
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos".


***

Sobre a autora

Publicitária. Redatora. Pernambucana. Recifense com chiado e tudo, menos o bronzeado. Viciada em coca-cola, para o seu mal e nas palavras - para o seu bem. Apaixonada por Alfredo - seu violão velho - e por tudo que é esquecido. Clarisse Freire é daquelas que perde o amigo mas não perde a piada e que deixaria todas as coisas por amor. Como não pode, deixa amor em todas as coisas que faz. Freire nasceu no Recife, em 1988, e desde muito cedo aprendeu a usar as palavras para acalmar suas inquietações. Cresceu admirando os desenhos em lápis de cor da mãe, Lúcia, e os versos do pai, Wilson. Uma noite, ouviu falar que a lua era bela porque, mesmo sendo só areia, deixava refletir a luz de outro, e por isso as noites não são escuras. Daí veio a inspiração para o nome de sua página no Facebook, Pó de lua, criada em 2011.

Sobre o livro e o que esperar dele

Pó de lua é mais um daqueles livros que vieram naquela leva de “Livros ilustrados” – não tomem o meu “mais” como pejorativo, por favor. A verdade é que o livro é uma linda junção de poesia e ilustração. A receita que a autora usou para criar suas “poesias ilustradas” foi infalível. Prova disso é a legião de leitores e fãs que só aumenta desde o lançamento do livro.
O que mais chama a atenção, sem dúvidas, é a delicadeza das ilustrações, os jogos de palavras e também as dinâmicas inclusas na escrita. Delicado, sutil e despretensioso. É algo que não só vai entreter como também encantar.
Segundo a autora, o livro é inspirado nas quatro fases da lua – minguante, nova, crescente e cheia –, e ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão, o amor – próprio também - e a alegria.
Eu estava com esse livro na minha estante desde a Bienal de 2014, e assim como aconteceu com livros como Eu me chamo Antônio, Desenhos invisíveis e outros que tem o mesmo estilo – frases, poesias e ilustrações -, não tive escolha, me apaixonei na hora. Instantaneamente.
Obviamente, já estou louco para comprar o segundo.
41/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)