8 de junho de 2015

Resenha - Meu Universo Particular

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Meu Universo Particular"
Autor: Frederico Elboni
Editora: Benvirá
ISBN: 9788502627871
Ano: 2015
Páginas: 184
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Se você já conhece o Fred, sabe que seus olhos vão brilhar ao correr por estas páginas, ao mesmo tempo em que um lindo sorriso - ou dois - se abrirá em seu rosto. Sabe que cada palavra terá um quê de diversão e sinceridade, e vai embalar você em uma conversa tão gostosa que a vontade de passar horas folheando este livro será imensa. Provavelmente você também sabe que ele ama compartilhar momentos e acredita verdadeiramente que a vida só faz sentido quando se tem alguns sonhos, lembranças, risos, cobertores e abraços. E, claro, alguém especial com quem dividir tudo isso. Aqui, ele abre seu universo particular e te convida para fazer o mesmo. Mas, caso você ainda não conheça o Fred, esta é a sua chance de se deliciar com esta coletânea de frases que traz o melhor dele. Você com certeza vai adorar".


***

“Se no amor há de existir um vencedor, que vençamos todos. E que ao fim descubramos que quem perdeu não foi quem amou mais, mas, sim, quem não se deixou amar”.

Como eu já contei para vocês aqui, há umas duas semanas atrás, Frederico Elboni é natural aqui de São Paulo, mas hoje mora lá em Santa Catarina. Com 23 anos, Frederico é formado em Publicidade e Propaganda, já foi o autor - roteirista do programa “Amor e Sexo” e é blogueiro – apaixonado pelo comportamento das pessoas – do “Entenda os Homens”. Essa semana a nossa resenha vai ser sobre o seu livro “Meu Universo Particular”, livro que no inicio eu não dava quase nada, mas que acabou sendo lido em dois dias e ficou totalmente colorido de tantos Post-It que eu colei para marcar as melhores partes! Fica até difícil falar dele pelo fato de ser um livro totalmente diferente do normal. Mas vamos lá!

“No meu íntimo, confesso que aquele abraço de despedida está doendo até hoje. A duras penas, aprendi que em um minuto cabem horas de amor e sofrimento. A solidão já virou de estimação”.

Em “Meu Universo Particular” o autor sai um pouco daquele estilo quadradinho – e nem tão quadradinho assim – do seu primeiro livro, que nada mais é que uma junção de várias crônicas maravilhosas sobre relacionamentos e sentimentos.
Já nesse livro vemos uma abertura artística muito maior. Eu diria que esse livro é um mix entre “Eu me chamo Antônio” e “Pó de Lua”, por conta das frases curtas e dos versos e de uma página adolescente de Tumblr. É uma junção de desenhos, fotos e pequenos textos sobre sentimentos e momentos que te seduz. Não tem como não amar.
Cada vez mais vemos esse tipo de livro no mercado – principalmente, brasileiro -, sem dúvida é uma junção que dá certo. Mostra que um livro pode passar uma história apenas com uma frase e um desenho. Não tem a necessidade de folhas e mais folhas escritas e detalhada. Uma frase já é a porta necessária para se criar um mundo à parte.
O Frederico tem o dom de emocionar e apaixonar qualquer um. Deixando um pouco de lado todo aquele machismo que eu destaquei no primeiro livro dele, Elboni explora a percepção do leitor com seus devaneios, sucintos mas significativos, com imagens, fotografias, desenhos e até mesmo páginas onde quem faz a história é você. Você pode dar uma legenda para a foto, ou continuar a frase que ele escreve ou, até mesmo, montar a sua playlist, que no meu caso saiu depressiva e alternativa, para depois dividir com todos usando as Hashtags da vida.
Algo que muito me agradou nesse livro, além de tudo, pois eu amei ele todo, foi a visão que o autor passa sobre a solidão. “Parceira”, “Companhera”, “de estimação”... Acho lindo esse tipo de pensamento, pois é na solidão – aquela solidão em que você está sozinho com seus pensamentos e devaneios – que as coisas aparecem, que você enxerga as nuances da vida e compreende certos caminhos que te levam para algo incerto. Esse tipo de pensamento é muito bem-vindo. Afinal, ninguém vive apenas na felicidade, existem momentos assim, de solidão, e destacá-los é muito importante.

“Ame enquanto a saudade ainda brinca de aparecer. Ame enquanto a solidão não se tornou constante. Ame enquanto... Só ame, esqueça o enquanto. Por enquanto”.

Minha estante agora tem uma partezinha para os nacionais. Nacionais assim fazem com que eu queira mais e mais deles e esqueça um pouco aqueles best-sellers gringos. Luto por mais livros assim. Se puderem conhecer esse livro, conheçam. Sou suspeito para dizer qualquer coisa, afinal, sou um apaixonado sem causa, mas o Elboni tem um tato para escrever sobre amor que muitos autores grandes, e mundialmente conhecidos, não tem.
Simplicidade, cumplicidade e paixão são os ingredientes que tornam suas crônicas ternas, singelas e maravilhosas. Espero que amem esse livro como eu amei.
Ao todo, me apaixonei por 15 páginas/frases. Além dessas três que coloquei em destaque para vocês, amei também as das páginas: 13, 15, 23, 25, 26, 31, 33, 99, 106, 117, 135, 140. Depois me digam o que acharam e se também curtiram as páginas que eu curti!

Um comentário:

  1. Oi (:

    Você pode me informar o título do poema da página 117, por favor?

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)