8 de abril de 2013

Resenha - Azul é Para Pesadelos

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Azul é para Pesadelos
Autor: Laurie Faria Stolarz
Editora: Bonobo Teen - Novo Século
Ano: 2009
ISBN: 8576792354
Skoob: Livro

Sinopse: "Eu conheço o seu segredo...
O primeiro ano de Stacey no colégio interno não está sendo fácil. Ela não é a garota mais popular do colégio, nem a mais inteligente, sequer a mais bonita. Está apaixonada pelo namorado de sua melhor amiga, e tem um segredo que ameaça arruinar de vez suas amizades.
De repente, ela começa a ter pesadelos novamente. Mas não é qualquer tipo de pesadelo, esses são reais demais para se ignorar, como ela fez há três anos. Da última vez que isso ocorreu, infelizmente uma garotinha morreu. E dessa vez eles são sobre Drea, sua melhor amiga que se tornou o alvo de um perseguidor psicopata.
Como todos são suspeitos em potencial, Stacey precisa contar com a única arma secreta que ela pode confiar: uma antiga magia ensinada por sua avó. Será a magia de Stacey forte o suficiente para revelar o verdadeiro assassino, ou será o assassino que fará seus mais obscuros pesadelos se tornarem realidade?"

***

"Pegue uma vela, crave nela as inicias da pessoa com quem você não quer sonhar, em seguida pegue um ramo de sálvia seco, o prenda com um pedaço de barbante para que ele não faça muita fumaça e o ponha em um potinho de ceramica, molhe seus dedos com óleo, e os deslize por entre a vela, com cuidado para não apagar as letras cravadas, dizendo "Assim na terra, como no céu", untando no sentido anti-horário, ponha fogo no ramo de sálvia e peça que seus pesadelos desapareçam,  depois de a servia estar toda queimada coloque as cinzas, encha o potinho com água, por fim escreva em sua mão, com um canetão, a inical da pessoa com quem você quer sonhar, e acenda a vela."

Desde que Stacey se conhece por gente, ela tem esses poderes, essa conexão com a natureza, com as coisas. Alguns dirão que ela é uma bruxa, eu prefiro chama-la de médium. Desde a volta das férias, ela vem tendo esses pesadelos horríveis, e no fim sempre acaba molhando a cama. E eles são sempre com a mesma pessoa, Drea, sua melhor amiga e colega de quarto. Da última vez que eles apareceram para ela, uma garotinha acabou morrendo. Ela pensou que fosse apenas um pesadelo, pois Maura, a menininha que ela cuidava, estava ótima, feliz... Mais então ela desapareceu, foi raptada e logo depois encontrada morta... Como nos sonhos de Stacey. E ela não pode fazer nada, e isso ainda pesa em sua consciência até hoje... Mais agora o jogo de sonhos eram com Drea... Drea era a próxima, os sonhos e as cartas não mentiam.
Drea no inicio não acreditou, achou bobeira, loucura da amiga, mais então, as ligações (que ela sempre recebia de um “admirador” secreto, começaram a incomodar, a causar medo, ele transmitia ciúmes, mandava lírios, o símbolo da morte no dicionário das flores, ele começou a assustá-la, antes era apenas um “flerte” que ela tinha com ele, passavam horas falando bobeira, e nenhum dos dois se conheciam, agora havia se tornado uma perseguição) foram ficando obsessivas, amedrontadoras e ameaçadoras. Stacey não queria aceitar a possibilidade de tudo acabar como acabou como maura, não queria perder sua melhor amiga e parceira de quarto, não queria mais esse peso em sua mente. Saber o que vai acontecer, e não poder fazer nada
Mais era quase impossível descobrir quem era o psicopata...
Chad, o garoto mais cobiçado do colégio interno, e que tinha um rolo com Drea e amava ás escondidas Stacey? 
Amber, melhor amiga das duas? 
PJ que era apaixonado por Amber? 
Verônica a garota mais desprezível e odiada da escola?... 
A lista é extensa, mais a verdade mesmo, só descobrimos no final quando...

“- E como se não se isso não fosse o suficiente... – Acrescenta PJ – Alguns segundos antes de cochilar, ela dá uma de exorcista e vomita no cabelo da boneca de cera.
- Um pedaço de borracha – corrijo – E eu cuspi, não vomitei.”

Eu realmente devorei o livro em 3 dias. Não que ele seja pequeno, mais é um suspense do cara#%& que me deixou louco. Primeiro, como alguém em sã consciência, começa a bater papo com alguém que não conhece e que ligou para o seu telefone “acidentalmente”? E outra, meu deus, como Stacey tem tudo aquilo guardado? Velas, ervas, cristais, frutas, óleos, e etc. Fiquei bobo!
A verdade é a seguinte, o livro tem uma escrita simples, e maravilhosamente detalhada, e o que mais me impressionou é que no fim, todos os pontos nos sonhos de Stacey se cruzam, não fica nenhum fora do lugar ou sem explicação. Tudo se encaixa. O que eu acho muito difícil de se fazer, mais isso acontece. Se você prestar a atenção nos sonhos, em cada pedacinho deles, vai perceber que no fim, tudo tem um por que!
Sem falar que, acho legal a forma como a “paranormalidade” de Stacey é tratada. Não é aquela coisa de “Espíritos obscuros me mostrem o caminho e guiem minha varinha mágica até o portal das almas...”, não, é algo que ela sente, algo natural, algo da natureza. Lembrou-me muito do livro "Paganus", onde os personagem acreditam em Dana e na natureza, em sua força.
Os personagens são cativantes ao extremo, não tem como você não rir com o PJ, não tem como você não odiar a cara de pau da Amber ou não cagar de medo toda vez que o telefone toca.  É um clima de suspense tão grande que me lembrou muito o Pânico, onde o assassino sabe exatamente onde e o que as pessoas está fazendo, e realmente é assim no livro.
Tirando a parte que os personagem tem apenas 16 anos, e parecem ter mais de 18 com tudo o que eles dizem que já fizeram e com tudo o que passam, o livro é perfeito. Vai te proporcionar bons cabelos brancos e muito nervoso. O final então, meu deus, é uma puta (desculpem o palavreado) adrenalina, desde quando a Veronica bate ás botas até quando Stacey e Chad acabam juntos de novo embaixo da árvore deles. Amei a explicação da morte de Verônica e achei justo. Eu devorei o livro em 3 dias e espero trazer a resenha do segundo ainda essa semana pra vocês!
Estou partindo para o segundo livro, e fico muito triste em saber que o terceiro, o quarto e o quinto volume não tem nem previsão de lançamento, realmente a Novo Século já me decepcionou com a capa do segundo, fugindo do formato original (estrangeira) e do tamanho do primeiro volume, e agora fico muito triste em saber que as continuações ainda estão nos sonhos!

Bom, livro indicadissimo e #partiu ler o segundo, chorando sem ter a outra continuação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)