13 de janeiro de 2014

Resenha - Morra Por Mim

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Morra Por Mim
Autor: Amy Plum
Editora: Farol Literário
Ano: 2013
ISBN: 9788562525940
Skoob: Livro


Sinopse: Depois que seus pais morrem em um acidente de carro, Kate e sua irmã, Georgia, vão morar com os avós em Paris. Enquanto Georgia encontra na balada a cura para sua tristeza, Kate é mais introspectiva e se recusa a sair e se divertir, até resolver ir para um café com seus livros para tomar um pouco de sol. Ela conhece Vincent, um belo e misterioso garoto parisiense. Ao se relacionar com o menino e descobrir sua história, Kate tem que escolher entre deixar sua paixão de lado e seguir a vida em segurança, e assumir seus sentimentos e toda a complicação que seria namorar alguém imortal e com inimigos, e mudar para sempre sua vida.
"Eu sabia que existia algo diferente em Vincent. Eu tinha sentido isso, mesmo antes de ver sua foto no obituário. Era algo distante de mim, e muito obscuro para eu conseguir entender. Então eu ignorei. Mas agora vou descobrir quem ele é."

***

"Mamãe dizia que eu era uma escapista, que eu preferia mundos imaginários ao verdadeiro."

Kate Geórgia moravam em Nova Iorque, a minha cidade luz. Georgia sempre foi a mais extrovertida, com muitos amigos e conhecida por sua fama de festeira feliz. Kate era mais introvertida, preferia os livros, os museus e as galerias de arte á ter que ir á uma festa com sua irmã. A vida das duas mudou completamente quando seus pais faleceram em um acidente de carro. Nova Iorque saiu de cena e Paris ganhou os holofotes. Ainda de luto, as duas passaram a viver com seus avós, Mamie e Papy.
Georgia bloqueava seu sofrimento saindo mais e mais, todas as noites, festa atrás de festa. Mesmo tendo deixado suas amizades para trás, lá na América, Georgia rapidamente formou um novo grupo social em Paris, mas já com sua irmã as coisas eram diferentes. Kate era mais reclusa, sofria sozinha com seus livros em seu quarto. A vida não tinha muito sentido agora sem seus pais. Todos os planos de vida que ela havia feito foram ralo á baixo.
Cansada de ficar em casa, trancada, sofrendo, Kate resolveu desfrutar a poluição Parisiense. Estava determinada a encontrar um café onde pudesse ficar horas e horas lendo. Um lugar agradável e sem muitos turistas. Eis que o café Saint-Lucie apareceu em sua vida, e ela finalmente pode ter um pouco de paz e assim fazer a cabeça espairecer. Ela se sentou em um canto, pediu uma bebida e abriu sua edição de A Era da Inocência. Entre uma página e outra, depois um longo período de tempo, ela olhou á sua volta e notou um garoto a encarando.  Cabelos negros e meio comprido, meio moreno, olhos azuis como o céu com grossos cílios negros, estava com outros dois amigos do outro lado do local. E é nesse momento que você diz: "Vai dar merda!"

"- Entre humana - disse, numa voz tipo Jornada nas Estrelas, um tanto abafada pela boca cheia"

Qual é a possibilidade de ler dois Livros maravilhosamente incríveis seguidos? Acreditem, também não sei explicar. Na verdade não sei como começar a falar da história. Obvio que não vou entregar a trama de bandeja para vocês!
Kate acaba esbarrando com Vincent Delacroix, e mesmo sem querer, e sentindo que isso acabaria dando errado, ela se deixa levar pelo momento. Ela percebe que ele tem um tom um pouco amargurado, sua intuição grita dizendo que sim, ele esconde algo. E no fundo, nós sabemos que é verdade. Ele a convida para sair, e lhe apresenta um centro comercial repleto de lojas de antiguidades e de cafés escondidos por entre a grande Paris, mas no meio do caminho ele vê algo que o assombra, e é obrigado a encerrar o passeio. Kate o acompanha ás pressas até o Atelier de um amigo, Jules. Até então, Kate achava - mesmo que desconfiando - que ele era algum tipo de agente da SWAT disfarçado, depois de ver uma cena um tanto quanto suspeita no Rio Sena certa noite. Mas até então Kate nem imaginava do que se tratava. Jules parece um tanto quanto grosseiro, e Vincent acaba tendo que terminar o encontro por ali. Ele a leva até a porta do Atelier e pede desculpas por ter que interromper o encontro.
Kate inconformada com o acontecido decide voltar e dar mais algumas voltas pelo lugar, aproveitar o que resta do dia. Quando decide voltar, ela vê Vincent e Jules entrando na estação de metro. Ela os segue e acaba vendo o que não devia. Um homem, com as mãos no rosto, de cabeça baixa, parece desolado. Ele então vai em direção aos trilhos do metro e se joga... Mas antes que ele conseguisse se matar, Jules o empurra para trás, e morre no seu lugar. Ele acena com a cabeça e Puff, o metrô o pega em cheio. Kate entra em pânico, Vincent vem a acudir e então ela desmaia.
Vincent dá toda a atenção que pode á Kate, á leva para sua casa,e tudo, mas e quanto ao seu amigo? Como ele nãoo ficou lá e ajudou a acudir? Por que?
Sua desculpa? 'Eu não queria me envolver com a policia' é o que Vincent diz, e nesse momento Kate tem certeza que entrou em um território errado. Depois de tudo que aconteceu em sua vida, da morte dos seus pais até a mudança de pais, se meter com um criminoso era a ultima coisa que ela queria. Quem gostava dos caras maus era Georgia, não ela.

"- Kate, a coisa é bem mais complicada. Costumamos nos referir á nós mesmos como Revenants."

Não poderia querer algo mais incrível quanto esse livro. Eu realmente estou sem palavras pra descrevê-lo. Amy montou uma história totalmente nova, sem clichês adolescentes ou bobeirinhas paranormais. Ela inseriu um conteúdo fantástico aos acontecimentos do passado, dando muito mais realidade á essa fantasia que ela criou.
Nada de vampiros, Lobisomens, Zumbis, Bruxas, Bruxos ou etc. A onda agora são os Revenants. A cada página que eu lia eu pensava comigo mesmo, como essa mulher pensou nisso tudo? Como ela criou isso? Sem falar no cenário cultural maravilhoso que o livro tem, dando lugar á arte e á história, algo que normalmente você não vê em um livro juvenil. Ela trata das coisas como se tudo isso fosse comum de se ver, como se nós mesmos fossemos com frequência ao museu. Como se ela esperasse que seus leitores tivessem o minimo de instrução cultural necessária para se entender a história. A forma como ela pegou fatos históricos e importantes da humanidade e inseriu os personagens foi, de verdade, incrível. 
Uma escrita de dar inveja, um time perfeito nas narrações e um texto maravilhoso. Normalmente os autores pecam nas grandes e melodramáticas partes chatas, mas ela não, um livro envolvente do começo ao fim. 
Gente, acreditem, eu deixei de falar tanta coisa pra vocês, deixei de explicar tanta coisa. Mas não vou furar com a  leitura de vocês, apenas acreditem no que eu digo: LEIAM ESSE K7 DE LIVRO! ELE É INCRÍVEL!

2 comentários:

  1. Oiee! Passei pra visitar, pela indicação no skoob. Eu adorei esse livro, gostei bastante da sua resenha também. A Amy desenvolveu uma história muito legal nesse livro néh, e fiquei impressionada com o Vincent e "o que ele é", não tinha nenhum livro com um personagem do tipo.

    Bjs bjs bjs Mih! Seguindo!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, muito boa, a gente compartilha da mesma opinião sobre o livro, vc viu que é uma série :/

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)