6 de março de 2012

Resenha - Sabor de Sangue e Chocolate

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Sabor de Sangue e Chocolate
Editora: Escrita Fina
Ano: 2011
ISBN: 9788563877192
Skoob: Livro 

Sinopse: “É apenas mais um dia no colégio e na vida de um dos alunos, Alex. Tudo promete ser como sempre até que um assalto provoca no adolescente de 17 anos uma reação inesperada. Com ela, vem à tona uma insana vontade de beber sangue. Desesperado, Alex acredita que está enlouquecendo. E a situação só piora quando a mãe o obriga a viajar para Nova Guanaja, uma cidadezinha próxima a Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Lá, ele fica hospedado na casa de Miranda, dona da melhor chocolateria da cidade. A tranquilidade do lugar, porém, logo deixa de existir. Um rapaz é decapitado numa das praças da cidade. Uma jovem tem todo o sangue extraído de seu corpo. E novas mortes ocorrem sem que ninguém possa impedi-las. Alex acaba preso a uma trama cheia de mistérios e perigos, tecida por uma bruxa que não medirá esforços para saciar sua ambição. Nem que isto signifique atrair para Nova Guanaja a mais terrível das criaturas.

***

“Excitante, Quente e delicioso! Quero ficar pelado também, posso?” (palavra minhas ao terminar o livro).

Alex era incompreendido. Taxado como mentiroso. Na verdade ele era mal amado pela sua família (se é que se pode chamar aquilo de família). Sempre na dele, com seus fones no ouvido, ouvindo sempre musicas do Queen. Sua mãe e seu pai não tinham olhos para ele, somente para Gabriel, seu “irmão”.
Certo dia, Alex acabou presenciando um assalto bem na entrada de seu colégio, em Santos. Ele pode ver a trajetória da bala, que vinha em direção á cabeça de seu irmão. Para salvá-lo Alex o empurrou de lado, sendo atingido pela bala de raspão. Resultado: Ele havia recebido um tiro que passou de raspão, e Gabriel havia quebrado o pulso. Mesmo sendo o herói de todo o acontecido, sua mãe, Anabel (uma grande cozinheira) ainda o repudiava: “E havia necessidade dessa truculência toda?”, disse ela como se Alex tivesse feito algo horrível ao empurrar o irmão para lhe salvar a vida. Seu “pai” Carlos, não era diferente, a luz dos olhos dele só brilhava para o caçula. Entre todos, o único que realmente percebia a presença de Alex, era Brandão, o motorista da família.
Depois disso, Alex não foi o mesmo. Virou meio que uma celebridade, um herói em sua escola. Em certa aula de Biologia, surgiu uma pulga atrás de sua orelha, depois que seu professor afirmou que “Pais de olhos azuis, geram filhos de olhos azuis!”, Alex era moreno, de olhos escuros, enquanto seu pai e sua mãe tinham olhos claros, assim como seu irmão Gabriel. Foi então, que a Fome começou. Uma fome que não passava, que não se saciava.
Alex foi de encontro com sua mãe, na Cantina da Família, a Cantina Anabella. Mais tudo o que conseguiu foi mais desprezo de sua mãe (nesse ponto do livro, queria socar ela com meus pés!).
A fome não passava, Alex não comia nada. No dia seguinte, Alex resolveu saciar aquela fome que o emplacava na cantina da escola. Ao chegar viu que o local estava lotado, e então o cheiro de gás vazando inundou suas narinas. Ele tentou avisar mais ninguém o escutava, a cantina estava muito cheia. E então do nada, uma garota apareceu, e avisou á sua “Mãe” que o gás estava vazando. Isla era o nome da encantadora garota. Por mais que forçasse sua mente, não se lembrava de Isla. Por mais que todos a conhecessem e afirmassem que o garoto a conhecia, ele não se lembrava dela. Acabou sem comer nada. Decidiu ir direto para o treino de Jud..., De onde foi suspenso por machucar dois colegas. De volta à cantina (que agora estava deserta) Alex entrou e pegou uma garrafa de água. E lá estava Isla, com uma bandeja de copos em sua mão. Do nada um caiu no chão e se espatifou. Ao juntar os cacos, Isla acabou cortando sua mão... Alex largou a garrafa e passou então a beber aquele delicioso sangue que saia da mão da garota até então desconhecida.
Alex não entendia o que havia acontecido, o sangue cessou sua Fome. Ele então se refugiou no banheiro, o desprezo de si mesmo era maior que ele, e então passou a socar o espelho e tudo o que havia a sua volta, espalhando cacos para todos os lugares, cortando-se por inteiro sem nem mesmo perceber. Graças á Isla, Alex parou com a seção de descarrego. Ele foi levado ao hospital pelas merendeiras e o diretor da escola e logo seus pais foram chamados. Anabel não deixou de destilar seu veneno: “Por que fez isso comigo, Alex?” perguntou ela (o que aconteceu com o “você está bem meu amor?”, “Eu te amo”)... (Nesse momento tive vontade de socar ela com as minha mãos!)...
Brandão, o motorista, nesse instante recebeu uma ligação de sua família (na verdade da doce chocolateira Miranda, uma personagem incrível que vai fazer você se apaixonar, e engordar com tanto chocolate, que era a  ex - esposa dele), sua única neta estava falecendo. Ao pedir para seu patrão essa folga para ir dar Adeus á neta, Brandão teve uma ideia genial: Levar Alex consigo, tentando assim, animar um pouco o garoto que desde o acidente na porta da escola nunca mais foi o mesmo. Mesmo sem querer Alex acabou indo. Mais mal sabia ele que nessa cidadezinha chamada Nova Guanaja, no interior do Rio Grande do Sul, sua vida então tomaria sentido.
No aeroporto Alex tentou saciar sua Fome com um pedaço de carne, o que o fez vomitar e então ser persuadido por um homem enorme de sobretudo, dizendo que o mataria. Graças a uma guarda do aeroporto, o garoto saiu vivo desse encontro macabro.
Chegando à cidade, Brandão e Alex foram logo ao hospital. Ao adentrar no quarto onde Cláudia, neta de Brandão, estava quase morrendo, Alex pode ver uma sombra sugando sua vida e seu sangue, ao acender a luz a sombra sumiu, deixando Cláudia a um passo da morte. Sem pensar muito, Alex fez um pequeno corte em sua mão, e colocou na boca de Cláudia, que por sua vez a segurou com força e se pôs a sugar o sangue do garoto. Graças a isso, Cláudia que morreria em questão de horas, voltou à vida rapidamente, como se um milagre houvesse acontecido...

***

"Uma trama avassaladora, regada a sensualidade, sangue e muito chocolate! Se você tem diabetes, fique longe desse livro!"

Daí em diante é uma sucessão deliciosa de fatos. Alex, obrigado por Cláudia acaba presenciando um ritual de bruxaria onde tudo dá errado graças á intromissão dele (creio eu que aquilo daria errado de qualquer forma). Imagina a cena: 4 garotas (Cláudia e suas três amigas, Manu, Fernanda e Indi) peladas no frio de menos dois graus, dentro de um circulo, evocando VAMPIROS! Só podia dar Merlin não é! No fim, quatro sombras horríveis acabam surgindo e sugando a vida e o sangue de cada uma delas. Alex se exaltou temendo o pior e acabou interferindo no ritual (o que Cláudia havia o proibido de fazer). Só que era tarde, uma das garotas foi sugada até o osso, por assim se dizer, não resistiu e faleceu. As duas sombras, que largaram suas vitimas nuas e cruas, vieram na direção do garoto e começaram a ataca-lo, até que a terceira, largou Cláudia e veio em sua direção, o segurando pelo pescoço quase o matou, mais graças á uma luz intensa, mais forte que a luz do sol, as sombras fugiram se protegendo da luz...

***

A partir daí, preparem os corações, são mortes seguidas de mortes, monstros peladões que sugam todo o sangue das garotas além de sugar sua energia sexual, um caçador de criaturas que foram criadas á base da criação, uma anja apaixonada por um mestiço e CHOCOLATE, MEU DEUS QUANTO CHOCOLATE!
Helena mandarei a conta da minha academia para você Ok?!
O livro traz cada descrição de comidas e pratos incríveis que fazem você engordar só de pensar. Muitas coisas acontecem e muitas histórias são esclarecidas (não vou contar para não estragar a leitura de vocês). Preparem-se para um amor diferente, para muitos peladões, para muitas cenas quentes, para muita ação e para muitas descobertas!
O livro é grande, tem cerca de 300 paginas, mais assim que você passa da primeira folha, não consegue mais parar! Eu li o primeiro capítulo... MEU DEUS! Daí li em seguida o segundo capitulo... MEU DEUS! Daí continuei e li o terceiro... MEU DEUS! Li então o quarto... e o quinto logo em seguida... MEU JESUS!... Só sei que em três horas engoli seis capítulos! Amei a escrita da Helena, a descrição maravilhosa dos personagens, e seu paladar único. O livro é uma loucura!
Quebra aquele tabu chato de que só vampiros chupam sangue, e até satiriza esse tema em certas partes.
Amei o livro! Parabéns Helena.

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha Rafael! Estou ansiosa para ler Sabor de Sangue e Chocolate! Li o primeiro capítulo através de um folheto e me encantei com a escrita da Helena Gomes! Abraços!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)