15 de abril de 2013

Resenha - Branco é Para Magia

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Branco é Para Magia
Autor: Laurie Faria Stolarz
Editora: BonoboTeen - Novo Século
Ano: 2010
ISBN: ***
Skoob: Livro

Sinopse: "Já passou um ano desde que Stacey Brown salvou sua melhor amiga de uma morte horrível. Agora, ela voltou a ter pesadelos, assombrada por fantasmas de um brutal assassinato... E de um louco perseguidor. Assim que Stacey lança desesperadamente seus feitiços de cura, um novo estudante chamado Jacob entra em seu mundo. Misterioso e belo, ele revela que também tem tido pesadelos. Para impedir este assassino, ambos precisarão trabalhar juntos. Mas será que Jacob é confiável? Ou este novo amor fará seus piores pesadelos se tornarem realidade?"

***

“- Uma Branca? – Eu Sorri.
- Branca é para Magia – Ela explicou – Você deve somente usar as velas brancas numa ocasião mágica e só deve acender  esta aqui quando sentir que é o momento. [...] – Quando você sentir em seu coração o mais verdadeiro e significativo aspecto da magia.”

E se passou um ano. Verônica está morta da silva, Donavan preso, Stacey agora divide o quarto com suas duas melhores amigas, Drea (que aos poucos se recuperou do trauma) e Amber (que tem um humor maravilhoso), e também namora Chad. A escola se tornou o palco das aberrações. Vários alunos foram transferidos e em seus lugares vieram fanáticos por fantasmas de todas as partes, não pelo ensino ou pelo renome do colégio e sim por acharem que ali, havia algum tipo de imã sobrenatural.
Ao que tudo indica estava tudo bem, feliz feliz, alegre alegre, até que os sonhos, ou premonições voltam. No ano anterior, quando Stacey sonhava com o futuro, como consequência ela acabava se mijando toda na cama, e foi dessa forma que ela acabou encontrando Drea no banheiro publico abandonado no meio da floresta. Sentiu vontade de fazer xixi e procurou algum lugar para tal, eis que apareceu o banheiro químico, e lá estava Drea... Esse ano, suas premonições a causavam ânsia de vomito, e ela vomitava sempre que sonhava. E como de praxe, mais recados anônimos e psicóticos eram entregues, mais dessa vez não era Drea que estava correndo risco de perder a vida, e sim a própria Stacey. E com isso algo inesperado acontece, ela encontra Jacob, um até então fanático, que na verdade não é um fanático coisa nenhuma, e sim um rapaz, que assim como Stacey sonhava com o futuro... E ultimamente ele tem sonhado com ela... Morta... Em um caixão.

“Senhorita Marieta, eta, eta, de preto vestida, vestida, vestida.
Tem uma faca, faca, faca, nas costas enfiada, enfiada, enfiada.
Não pode respirar o ar, o ar.
Não pode chorar, chorar, chorar.
Por isso pede, pede, pede para morrer, morrer, morrer.”

Eu esperava um pouco mais do livro. Não que ele seja ruim, NÃO, ele é ótimo, segue a mesma linha tanto na escrita quanto no enredo do primeiro. Tem bem menos suspense, isso eu agradeço, por que o primeiro me fez pirar de tanto nervoso! Esse é mais Light, conta mais sobre o ocorrido com a Maura (garota que foi assassinada e que Stacey tinha sonhos com ela mais não levava a sério. É meio que um “revive”, Ao longo do enredo você acaba entendendo um pouco sobre o que rolou com a Maura, quem a matou, como Stacey se sentiu e etc. Achei bem legal o jeito que, novamente, a autora fez com que, todos os pequenos detalhes se encaixassem, tanto no desfecho da história quanto na explicação da morte de Maura. Até então Stacey imaginava que tudo o que ela estava sonhando tinha a ver com o Aniversário da morte de Verônica e da Maura, tanto a velha porta, os M’s desenhados de vermelho, a musica macabra, o galpão de ferramentas, o vomito... Mais na verdade tudo era uma forma de Maura tentar avisar Stacey que o [...] estava indo atrás dela... Outro ponto chato da História... Eu cheguei em certa parte que, na real, não havia mais dúvida de quem estava no encalço de Stacey. Tipo, faltavam capítulos e mais capítulos para o fim, e Puff, eu já sabia quem era o marvado atrás dela!
Realmente o livro surpreende em certos aspectos. Gostei da mãe de Stacey finalmente dando uma de mãe pra cima dela, e abrindo o jogo, e confessando que ela também era como Stacey, curti, e muito, a inserção do Jacob na história, mesmo achando que o Chad devia ter um papel um pouco maior na bagaça toda, e não apenas como “o garoto que foi trocado e trocou!”, se é que me entendem, e sem dúvidas Amber é a perola da escola. 
Sinceramente, não consigo imaginar Amber com perfeição, tipo, nas descrições ela se parece com uma pré-adolescente que acabou de descobrir maquiagem, que pinta bichinhos fofinhos nas bochechas e que ainda se recusa a mudar para as roupas mais “sexyes” de adolescente, mais nas atitudes ela parece mais com uma “menina veneno” louca para agarrar o primeiro musculoso que aparecer... 
Sem se esquecer do seu único e M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O senso de humor!

Sinceramente, fico triste em saber que não tem continuação, pelo menos não ainda, a Novo Século vive publicando livros tão,mais tão sem graça que as vezes dá ate raiva em saber que os bons ela está deixando para trás! Mais recomendo e muito o livro.

Obs.: Não reparem na capa, ainda acho um desperdício não terem lançado o livro com aquela tigela de barro linda cheia de velas brancas!

Um comentário:

  1. Olá! o/
    Estou aqui para divulgar o 1º Sorteio do blog Café com Leituras!
    Confira as regras lá no blog.
    Participe e boa sorte! Beijos!
    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)