23 de abril de 2013

Resenha - Trocada

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Trocada
Autor: Amanda Hocking
Editora: Rocco - Rica como sempre!
Ano: 2013
ISBN: 9788579801341
Skoob: Livro

Sinopse: "Quando Wendy Everly tinha seis anos, sua mãe foi convencida de que ela era um monstro e tentou matá-la. Onze anos mais tarde, Wendy descobre que sua mãe poderia estar certa. Ela não é a pessoa que ela sempre acreditou ser, e toda a sua vida começa a ser desvendada. Tudo por causa de Finn Holmes. Finn é um cara misterioso e parece estar sempre olhando para ela. Cada encontro deixa Wendy profundamente abalada. Mas não é muito antes de ele revelar a verdade: Wendy é uma changeling que foi trocada ao nascer e ele veio para levá-la de volta para casa. Agora Wendy parte para uma viagem a um mundo que ela nunca soube que existia, um que é ao mesmo tempo belo e assustador. E onde ela deve deixar sua antiga vida para trás para descobrir qual será o seu destino."

***

"- Você é uma Changeling. [...]
[...] - Nem seio que é isso. - Dei de Ombros - Não é o nome de um filme da Angelina Jolie ou algo assim? [...]
[...] - Changeling é uma criança que foi trocada secretamente por outra!"

É meio que uma tradição entre os Trylle trocar seus filhos com os filhos dos humanos para que seus filhos possam ter mais oportunidades e no momento certo voltarem para Forening, sua casa, trazendo junto consigo uma grande quantia de dinheiro, guardada em suas contas... Pelo menos antigamente isso era necessário, já que o estilo de vida dos Trylle era escasso, e seus filhos, sua prole, sofriam muito na infância, esse foi um jeito de dar continuidade a sua raça. Usavam a Persuasão para fazer com que ninguém notasse a troca e seguiam a vida, cuidando dos filhos humanos até que os seus verdadeiros voltasse para casa, trazendo com sigo uma conta recheada (já que os Trylle escolhiam sempre famílias ricas para fazerem as trocas) de dinheiro, o que manteria a monarquia estável.
E com Wendy não foi diferente. Só que algo não foi feito da forma certa, normalmente era trocado Menino por menino e menina por menina, mais com Wendy foi diferente, ela foi trocada com um garoto, para todos foi apenas um erro do médico, mais para Kim, sua até então mãe, haviam roubado seu filho, e deixado no lugar uma garota. Kim era fria e sem amor com Wendy, e o extremo aconteceu no aniversário de seis anos da garota, quando Kim a atacou com uma faca, a chamando de Monstro e exigindo que ela dissesse o que haviam feito com Michael, o até então verdadeiro filho de Kim. Resultado: Matt, "irmão" mais velho de Wendy, evitou que algo pior que um corte na barriga acontecesse com Wendy, e então sua mãe foi internada, afirmando problemas mentais.
A questão de tudo era que, depois de alguns anos, Wendy notou que realmente ela era diferente mesmo, tanto na aparência, bem diferente da de Matt, quanto em seu comportamento. Além de ter cabelos e olhos em tons de terra, diferentemente de Matt, que tinha cabelos loiros cor de areia e olhos claros, Wendy só comia coisas naturais, odiava sapatos, não conseguia se enturmar com os outros adolescentes e tinha um dom... A Persuasão.
Ao se mudar pela centésima vez, Wendy parecia estar indo bem, pelo menos não foi expulsa novamente da escola, pelo menos não ainda. E nisso tudo ainda havia encontrado um possível amigo. Finn, um garoto até então estranho que vivia a encarando nas aulas. Mais Finn era mais que apenas um observador!
Wendy se encantou por ele, pelo seu jeito... Ela começou a sentir uma atração bem diferenciada por ele. No baile da escola, o primeiro que Wendy havia decidido ir, como uma suplica para se enturmar, ela novamente o encontrou, ainda mais bonito do que nunca, eles dançaram juntos, mais Finn tinha sempre um jeito “ogro” de ser,e acabou magoando a coitada, que por sua vez usou a Persuasão para forçar um garoto a leva-la embora, o que intrigou Finn, que pode perceber o poder da garota. Eis que tudo toma forma.
Finn foi em encontro á Wendy, para pedir desculpa e revelar quem realmente Wendy é... Uma Trylle, uma Changeling... Uma Princesa!

"- Li livro apos livro procurando uma explicação. Num livro antigo de contos de fada, descobri exatamente que tipo de parasita você é: Uma Changeling. [...] - Você foi trocada por outra criança. Meu filho foi levado e colocaram você no lugar dele! [...] - Você sempre foi má, soube desde o momento em que a segurei nos braços. Dava para ver em seus olhos. Eles não eram humanos. Não eram meigos nem bons!"

Eu realmente achei o livro INCRIVEL. Hipnotizante, fixante e de fazer você roer as unhas, os dedos, as mãos e o inicio dos braços. Demorei 5 dias para ler e me arrependi de ler tão depressa, pois nem sei quando o segundo será lançado!
Esperava que, ao sair do mundo humano, Wendy pudesse se sentir realmente em casa, como Finn prometeu que seria em Forening, mais não, é tudo bem pior! Elora, sua mãe é uma vaca, fria e sem sentimentos, que só pensa em “Uma princesa tem que ser assim, uma princesa tem ser assado, uma princesa tem que ser blá blá blá!”, ela não demonstra em momento algum amor pela garota que ela largou nas mãos de uma mulher que quase a matou num surto de realidade (que não passava de uma mãe querendo respostas sobre onde estava seu verdadeiro filho), e que passou a vida inteira se achando alocada. Ao invés de mostrar carinho e afeto Elora trata Wendy como apenas um pedaço de carne real. E Rhys então? E a forma como ela trata ele? O garoto que foi tirado de sua família de verdade para dar lugar a prole de outra família para que no futuro essa menina voltasse trazendo consigo todo o dinheiro de sua família. Ela nem mesmo dirigia a palavra a ele, o tratando como um nada. Como se a boa vida que ele teve recompensasse todos esses anos sem nenhum tipo de carinho maternal.
O mais incrível é como a autora consegue mostrar o preconceito da sociedade Trylle para com os Mansklig, os bebes humanos que foram trocados pelos Changeling. Mostra uma sociedade totalmente preconceituosa e sem coração, pelo menos a grande maioria. Tratam os Manks como se fossem nada, como se não servissem para nada.
Eu sinceramente não entendi como a Wendy, sendo da forma que ela é não mandou todas essas coisas de reinado, de princesa e trono para o espaço e voltou para casa logo. Ninguém contava nada para ela, sua mãe a tratava com um desprezo incrível, com uma frieza horripilante de se pensar! Se fosse eu já tinha mandado todo mundo ir pra aquele lugar e voltado para minha casa. Finn prometeu a ela um lugar onde ela se encaixasse, mais o que vi foi apenas um lugar onde Wendy se sentiu mais triste do que nunca.
Os personagens se desenvolvem de uma forma tão apaixonante e incrível que faz seu estomago se enche de borboletas, tanto Finn, quando Rhys, Willa e Tove... Personagens que no inicio você não aposta muito, mais no fim te surpreendem de tal forma que te deixam sem fôlego. Mais achei muito chato a Wendy não conseguir desencadear nenhum tipo de poder para se auto defender, ou até mesmo mostrar para todo o reino Trylle que estava no Baile o quão poderosa ela era de verdade, ela acaba fugindo sem realmente saber do que ela era capaz de fazer.
Sem dizer que Tove, Willa e Elora mandando ver no poderes foi P-H-O-D-A-S-T-I-C-O!!! Gostei muito de ver eles em ação, em ver o como eles, os personagens, mudaram com a chegada do perigo.
Fiquei boquiaberto com a história, não esperava, nunca, isso do livro. Me apaixonei de tal forma pela história que realmente senti uma vazio quando ela terminou! A forma como tudo é descrito e o jeito simples e realista das coisas me deixou fascinado. Uma escrita impecável, não vi um errinho sequer.
Talvez a grande mensagem desse primeiro livro esteja exatamente no que Tove e também Elora disseram no final, que os Trylle acabaram desistindo de treinar suas habilidades, mesmo que fossem pequenas ou sem muito sentido, para viver de aparência e Status. E me pergunto, será que nós mesmos não estejamos fazendo isso?!
Largue tudo o que você está fazendo, e corra para uma livraria, compre esse livro e o devore. Mais um dica, vá de vagar, pois pelo visto vai demorar pra sair o segundo!

Um comentário:

  1. Muito boa sua resenha cara, parabéns! =D
    Quando eu vi a capa desse livro não me chamou muita atenção (ela até é bonita, mas não sei explicar, não tive vontade em saber sobre o livro) kk. Mas agora lendo aqui sua resenha, eu até que fiquei interessado pela história ^^
    Gosto dessa coisa de outros mundos, poderes e tudo isso *-* kkk Assim que der, lerei (com calma né kkk) esse livro!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)