10 de junho de 2013

Resenha - Nada é Para Sempre

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Nada é Para Sempre
Autor: Ali Cronin
Editora: Seguinte
Ano: 2012
ISBN: 9788565765053
Skoob: Livro

Sinopse: "Cass é a namorada fiel. Ashley não leva nada a sério. Donna é festeira. Ollie é mulherengo. Jack é esportista. Rich talvez seja gay. Mas e Sarah? Os amigos sempre tiram sarro dela por ser certinha demais, mas ela só está esperando pelo cara certo e agora tem certeza de que o encontrou. Será que ele sente a mesma coisa? Ou tudo não passa de uma paixão de verão? Acompanhe o emocionante último ano de escola de quatro garotas e três garotos de dezoito anos."

***

“Com os olhos em minha boca, Joe moveu o rosto em direção ao meu. Gostaria de dizer que nossas bocas se encontraram em um beijo ardente enquanto as ondas rompiam diante de nós. Mais na verdade eu engasguei com a coca.”

Ah, o amor adolescente. Em férias na Espanha, Sarita Cabrita, ou Sarah para os não íntimos, acabou encontrando Joe, universitário e três anos mais velho que ela. Eis que o amor brota por entre os peitos dela. Ele de alguma forma, a enfeitiçou. E então a antiga Sarah, aquela feminista, defensora da causa e odiadora de homens, se derrete.
Mais Sarah acaba descobrindo que nem tudo na vida de uma adolescente apaixonada são rosas, sexo gostoso e chocolates. Brighton, onde ela mora é bem longe de Londres, onde Joe cursa Ciências Sociais. Ou seja, as coisas ficaram meio difícil. É como eu sempre digo, romance á distancia é um porre.
Com o passar do tempo fica cada vez mais difícil conversar com Joe, e se encontrar com ele também. De inicio Sarita até acha que ele nem ia mais ligar para ela, assim como acontece em todos os romances de verão, mais eis que no ultimo dia do prazo que ela impôs para ele dar um sinal - de fumaça que seja – para provar a sua existência, Joe manda uma mensagem.
E então as coisas vão só piorando.
Fica cada dia mais difícil falar com ele. Joe demora quase uma semana para responder uma única mensagem, e Sarah se vê perdidamente apaixonada por um cara que, na teoria, não está nem ai pra ela. Só quer saber de sexo e sexo e mais sexo! Suas desculpas são o trabalho, recém-ingressado, e a faculdade. Eles marcam encontros, e de ultima hora ele desmarca. Sarah vira um zumbi, só pensando e falando dele e nele. Seus amigos acabam se afastando, pois Sarah se resumia a Joe, sempre, nada mais importava apenas ele, Joe, Joe, Joe, Joe... E então ela se vê só.

"E se os meus sonhs forem reais e a minha vida real, for apenas um sonho?!"

São sete amigos. Sarah (protagonista do primeiro livro), Ashley (que protagonizará o segundo), Cass (que será protagonista do terceiro), Donna, Rich, Jack e Ollie. E gostei disso, por que no decorrer da história, realmente tem certas coisas que eu gostaria de saber.
Tipo, por que Ash é tão fria. Ou, será que Rich realmente é Gay, ou Bissexual. E Ollie, ah o Ollie - me surpreendeu hein menino - quem diria! E curti isso. Cada livro da série vai falar de um personagem, de um amigo em especial. Ao que tudo indica os livros serão lançados de 4 em 4 meses, sendo que o 3º da série sai esse mês.
Ok, verdade seja dita. Essa Sarah é um porre até o ultimo capitulo do livro. Fala e fala da forma como Cass e Adam são, mais acaba se saindo pior. Essa obcessão dela por Joe é asquerosa. De longe se via que o cara só queria transar com ela. Mais ainda assim aquele pensamento de menininha esperando o príncipe encantado e o final feliz predominava. Joe isso. Joe aquilo, Joe ali. Joe acolá. Deus, castiga, por favor, essa menina.
No fim, nem descobri se ele trabalhava mesmo, ou se só enrolava ela. Tá na cara que a vaca da Mimi já tava transando com ele há muito tempo. E o pior de tudo era ver a forma como Sarah o idolatrava. Ligava todos os dias, mandava mensagens a toda hora, mesmo sabendo que ele nunca respondia. Nossa, fiquei com ódio dela de tal forma que a cada palavra que ela dizia a respeito do possível amor e final feliz deles, eu tinha uma ânsia!
Mais se você olhar de outra forma, é bem compreensível - em parte por favor!!!
Foi o primeiro homem da vida dela, se é que podemos considerar Joe e sua “lesma” como homem!

“Acordei e vi Joe recém-saído do banho, nu, secando o cabelo. Foi a primeira vez que vi o pênis dele não excitado. Parecia uma lesma.”

Ela esperava que o romance continuasse, afinal, ela perdeu a virgindade com ele, e poxa, ele havia mesmo que demorado muito, entrado em contato com ela. Mais a coisa passa do amor bonito de novela e vira obcessão. Joe realmente, desde o inicio dá sinais de que não ama ela de verdade, e quando ele diz:

“Você é linda, e muito boa de cama, mas não quero que tenha um impressão errada... Pensando que isso é algo que não é.” [...] “Diversão... Você ainda está na escola, eu tenho a faculdade e tudo mais... Não é como se estivéssemos querendo um relacionamento.”

É o ponto final que todos precisavam. Ele não ama ela e acabou.
Mais ela não percebe isso. De certo modo ele também deixa a desejar, pois, mesmo sabendo que ela estava se apaixonando, se envolvendo demais, ele ainda continuou saindo com ela, mais poxa, gente, se um cara chega em você, e diz que não quer nada a sério, a não ser fazer você ter 3 orgasmos em uma única manha, o que vocês diriam?
Ok, péssimo exemplo de situação!
Mais se alguém que você tá apaixonado, chega em você e diz que não quer nada sério, mais quer transar com você loucamente no chão do quarto, o que você faria?
Ok, esses exemplos não tão legais! Mais vocês entenderam! 
Resultado da bragázza, Sarah fica perdidamente apaixonada e hipnotizada, chegando a um ponto onde seu único assunto é Joe. Isso começa a irritar suas amigas, e elas acabam se distanciando de Sarah, mais ainda assim ela acredita que tem a razão. Mais tipo, até você lendo, dá certa vontade de vomitar na cara dela. É muito Joe, pra pouca página de livro gente. Fica chato isso, e você acaba entendendo o lado de Cass, Donna e Ash. Pra que viver se tem o Joe né Sarah!
No meio de tudo isso, de todo esse furacão de Joe, acaba que Sarah descobre o verdadeiro amigo que Ollie é. Que quando todas estavam meio que esnobando Sarah, ele era o único que estava ali, ouvindo ela, e ajudando (creditos também para Rich e Jack, mais não muitos, eles não ajudaram tanto quanto Ollie).
Mais graças á Deus, á Iemanjá, Sarah decide ir de surpresa na casa de Joe, e finalmente cai na real.
O livro não chega a ser um “50 Tons de Orgasmos múltiplos femininos” não. Mais a linguagem é bem jovem, sem censura.  Quebrando alguns tabus, e falando de coisas que normalmente, pelo menos antes dessa febre de erotismo entrar com tudo, não se falavam. Ou seja, Sexo. Querendo ou não, sexo ainda é um grande tabu, e as pessoas tem vergonha de falar sobre isso, ou se sentem constrangidas. Com conversas do tipo como essas a seguir,  o livro, que pra mim, pode se classificar como “New Adult” (que na mais pura sinceridade eu não faço a vaga ideia de que shit seja essa classificação), dá um pequeno tapa na cara da sociedade conservadora dos bons costumes:

“[...] - Tudo bem. O pau dele é grande?”
“- Não sei” [...] “- Não tenho com o que comparar - Apesar de que para ser sincera, me pareceu assustadoramente grande. Definitivamente era maior que qualquer absorvente interno!”.

“- E o Romance?”
“- Não tenho um pingo disso em mim – ela disse, balançando o dedo – Mais tenho fogo no rabo!”.

Acho que não é um livro que você vá se arrepender de começar a ler. Tirando as conversas que ao invés de travessão, são feitas com aspas, o resto é muito bom, e é muito legal sentir nojo desse amor doentio da Sarah-que-não-gosta-de-cerveja tem pelo trouxa do Joe.
O final é simples e bom, muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)