30 de setembro de 2013

Resenha - Olho Por Olho



Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Olho Por Olho
Autor: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
ISBN: 9788581632780
Skoob: Livro

Sinopse: "Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!"

***

"- Fomos nós três - e dou outra tragada. deixo a fumaça encher meu corpo. - Só espero que não nos peguem por causa disso."

Mary procura vingança contra Reeve, que á quatro anos atrás, a infernizou tanto – não vou dizer o fato em si, quase morri com isso, quero que vocês quase morram também – que a pobre quase... O mais triste é que querendo ou não, desde que Reeve foi para a escola dela, fora da ilha Jar, ela perdeu todos os amigos, afinal, quem iria querer ser amigo da Big Easy, e nisso tudo, ele acabou virando seu único e secreto amigo, até aquele dia, na balsa...
Lillia queria mais que tudo se vingar de Alex, que havia feito sua irmã mais nova, de 14 anos, beber álcool, e também havia dormido com ela no mesmo dia, sem dizer na fuga á altas horas da noite, para se pegaram dentro da sua SUV. Ela precisava se vingar dele, pela falsidade, e para por ele em seu próprio lugar.
Kat, a idealizadora de todo esse plano de acerto de contas, queria mais do que tudo acabar com a vida de Rennie, que durante anos estava inventando histórias a seu respeito e tornando sua vida um inferno – aquela cusparada foi incrível, li umas três vezes de tanta alegria -, mais a história das duas é antiga. Abreviando, Lillia não era da ilha, ia apenas passar as férias. Rennie não gostava dela, mais ainda assim dava uma chance, pois Kat gostava dela, e as duas eram grandes amigas, eis que certo dia Rennie percebeu que ser amiga de Lillia seria o ingresso de entrada para uma vida boa, ao lado de uma amiga que tem muito dinheiro, e então a cada dia mais Kat era excluída e Lillia ganhava espaço, até que por causa de uma briga, as três se separaram.
Eis então que o útil se une ao agradável, as três se juntam, e então começam a fazer justiça com as próprias mãos.

“Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça.”

Sinceramente, comprei o livro por dois motivos, primeiro, tem a Jenny Han no meio, então a bragazza sem duvidas vai ser perfeita, e segundo, essa capa é muito Geek/Vintage pra ficar fora da minha estante. A estrutura do texto é simples e perfeita. Cada capítulo é contado por uma das personagens, e fica claro em todos eles que não são escritos pela mesma pessoa, e isso é muito legal. Eu particularmente gostei mais dos capítulos da Kat e da Lillia, os da Mary são bons,ótimos – inclusive quando falam do passado sombrio e obeso com Reeve – mas entendam, acabei de sair de um “A desconstrução de Mara Dyer”, vivo em estado de alucinações e depressão, então... kkkk’
Não esperava uma história tão bem montada, que não deixa você sair da frente das páginas por um só momento. Uma trama bem feita em todos os sentidos, com um final de dar água na boca, e um ataque cardíaco junto com breves momentos de convulsão. Tipo, você não espera um fim desses nunca na vida.
Se você olhar friamente, o plano foi feito com perfeição, Rennie estava acabada e desolada e Reeve, há, esse nunca mais faria as atrocidades que ele fez de novo, ou seja, as vinganças estavam completas. Mais como sempre, o drama é maior, e como é de praxe, depois de vencer vem a culpa e o peso – trocadilho bobo com a Mary, desculpem, não aguentei!
Eu posso estar completamente errado a respeito disso, mas, desde a primeira vez em que Mary deu sinais de poderes sobrenaturais, eu meio que saquei o esquema do livro. Assim que ela fez todas as portas dos armários se fecharem sonzinhas eu saquei. Já estava esperando que algo bem fodástico acontecesse no final, algo catastrófico. E foi tiro e queda. No momento em que... SPOILER ... Reeve disse “Big Easy” eu previ os mares se levantando e engolindo a ilha por completo e depois uma labareda de fogo azul se encarregaria de extinguir qualquer rastro de vida dela ainda por debaixo da água...
Ok, não foi assim, mas eu tive um breve insight, que me disse “Putz, será que esse é um remake século 21 de Carrie, a estranha?”. O que realmente tem tudo a ver.

"O bulling gera a vingança!"

Essa é a regra da vida. E no livro, é isso que acontece. De todas as três, Mary é a que realmente mais sofreu com o Bulling. Com Alex a vingança é completada e tudo, mais é bem leve, apenas uma lição, para endireitar as coisas, e no fim, a verdade aparece e a culpa recai.
Já com Reenie a intenção era fazer ela perder o que mais queria, o que ela achava que já estava em suas mãos – que sinceramente eu achei fraco, Rennie é uma vaca com V maiúsculo e tetas, se vingar apenas com isso era o mesmo que cuspir na cara dela como a Kat fez no inicio, era insignificante perante ao que ela merecia!.
Já Reeve até então o plano era bom, digamos que dependendo do que rolasse, ele se veria preso á Ilha Jar por toda a vida, e como era de se esperar, o fim dele foi foda, foi inesperado.
Com três personagens principais muito bem montadas, um trio de dar lágrimas nos olhos de tanta perfeição.- cada uma diferente da outra, com personalidades distintas, Lil a mais certinha e princesinha, Kat a mais rockeira e jogada e Mary a mais introvertida e sofrida, tímida também, ah e sensível -  e uma trama de deixar qualquer leitor com água na boca por um quero mais, Olho por Olho sem duvida subiu nenhuma subiu na minha lista.
E como vocês já sabem, Jenny Han esta "always" na minha cabeceira. E esse é mais um! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)