15 de dezembro de 2014

Resenha - Sempre teremos o verão

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Livro: "Sempre teremos o Verão"
Autor: Jenny Han
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501094940
Ano: 2014
Páginas: 319
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Belly sempre esteve dividida entre os Fisher. Mas isso parecia ter ficado no passado. Assim como os incríveis dias de verão na casa de praia em Cousins Beach. Conrad, seu primeiro amor, se tornou apenas uma recordação. Agora, era Jeremiah quem ela amava, era com ele que Belly imaginava o futuro. Eles resolvem se casar e passar o resto da vida juntos, mesmo que para isso precisem enfrentar as famílias, que desde o início são contra essa decisão. Mas quando Belly retorna à casa de praia e reencontra Conrad, antigos sentimentos vêm à tona. Com o dia do casamento se aproximando, as incertezas só aumentam. Seria possível voltar atrás? Ou melhor, seria o certo a fazer? Mais uma vez ela está na casa de praia, dividida entre os dois únicos meninos que já amou. Neste último volume da série O verão que mudou minha vida, Belly está mais madura e se vê diante de uma importante decisão que mudará sua vida e a dos Fisher para sempre."

***

"Meus dois grandes amores. Acho que sempre soube que me tornaria Belly Fischer um dia. Só não fazia ideia de que seria dessa forma."

Hoje é dia da japa mais amada do mundo. Ou seja, Jenny Han. Natural de Richmond, Virginia, Han é formada em Escrita Criativa pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Ficou famosa nacionalmente por sua trilogia “Verão” – da qual vos trago o fim hoje – e também pela sua parceria com a escritora Vivian Siobhan no livro “Olho Por Olho”. Esse ano, nossa querida Han embarcou em uma turnê literária, com paradas programadas em Richmond, Chapel Hill, Nova Iorque, Washington, Raleigh, Carolina do Norte e Houston... Mas agora não é hora de passar o itinerário dela, e sim de sofrer com o final da minha trilogia preferida de drama...
Espero que entendam que essa não é uma resenha como qualquer outra. Quem acompanha o blog sabe o quão difícil foi encontrar essa serie no começo, e o quanto eu corri atrás. Sabe também o tamanho da minha paixão pelos livros, e o quanto eu sofri com o segundo volume.
Dessa vez Belly, ou melhor, Isabel – já que ela cresceu e amadureceu – está na Universidade, não mais em Cousins, terminando seu primeiro ano ao lado de Jere. Sim, eles começaram a namorar, e Belly meio que preferiu ir para a mesma universidade que ele – que já está no segundo ano. Jere era seu futuro.
Sabe aquele primeiro amor, que, por mais que você saiba que foi passado e infantil, ainda fica impregnado em você de alguma forma? Então, Conrad é esse amor. Mas Belly agora tem Jere, que a conhece melhor do que nenhum garoto um dia vai conhecê-la.
Mas – e convenhamos, sempre tem um “mas” infelizmente -, durante uma festa de fraternidade, Belly acaba descobrindo da pior forma possível que Jere a “Traiu” – não explicarei as aspas ok – com uma garota de outra fraternidade durante o Spring Break... Um segredo que ele escondeu dela... Assim como ela também tem um segredo que escondeu dele...
No natal passado, quando eles brigaram, e ela acabou sozinha em casa, e decidiu ir para a casa de veraneio em Cousins, e acabou encontrando Conrad lá... Não rolou nada, mas levando encontra que o peito de Belly quase pulou pela boca e que agora Jere a pediu em casamento, eu lhes pergunto: Que fim terá tudo isso?

"Não sabíamos o que o destino nos reservava. Éramos apenas dois adolescentes olhando para o céu numa noite fria de fevereiro. Não, ele não me deu flores nem bombons. Ele me deu a lua e as estrelas. O infinito."

O que eu posso dizer sobre esse fim?
Nada na verdade! Não vou contar que a Belly larga o Jere.... Oooops, tá, esse foi o ultimo spoiler.
Sabe o que me encanta na escrita da Jenny Han? A simplicidade. Somos transportados a momentos do passado de uma forma tão convincente, e tranquila. Sem delongas, ou paradoxos. Han sabe introduzir os assuntos, em capítulos curtos, mas perfeitos ao mesmo tempo.
Nem preciso dizer o quanto sofri lendo esse livro não é? Já sofri horrores com o segundo volume, que eu lia um parágrafo, parava, olhava para o céu pra não chorar e continuava. Esse foi do mesmo jeito.
O começo é meio parado, como de praxe, mas o fim, Jesus segura a minha mão e impeça que esse forninho caia.
O final todos nós já sabíamos. Belly até diz no começo, que o primeiro amor é o que perdura por toda a vida, e isso é verdade – ou foi no caso dela. Jenny Han acertou em cheio com a conclusão deste triangulo amoroso. Vimos a evolução e o caos que foi os dois primeiros livros se transformarem em um agrupamento de sentimentos monumental.
Muito mais amadurecido, esse romance em si se destaca pelo clima pesado – que já era visto no segundo – de perda e de crescimento. Isso acaba agregando á leitura uma tristeza um pouco diferente das outras.
Creio que eu não poderia terminar o meu ano com uma leitura melhor. É o que sempre digo, já que a nossa vida amorosa não da certo, é melhor focar na vida amorosa dos nossos personagens preferidos, que sempre acabam bem de alguma forma. Se você está enrolando para ler esse livro, pare já com isso e comece a ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)