9 de maio de 2016

Resenha - Espada de Vidro

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Espada de Vidro"
Autor: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765947
Ano: 2016
Páginas: 496
Skoob: Livro
Estrelas: Não existem estrelas o suficiente para classificá-lo.

Sinopse: "Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.”
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter".


***

“Parecemos fracos porque queremos”.

Para quem não conhece a autora, ela divide um pouco do seu tempo entre sua cidade natal, East Longmeadow, e as cidades de Massachusetts e Los Angeles. Após graduar-se em Screenwriting da Universidade do Sul da Califórnia , Victoria decidiu testar seus dotes literários e escrever um romance. “A Rainha Vermelha” saiu depois de um longo ano sem emprego – logo após acabar a faculdade. Entre suas maiores vontades está: Montar um cavalo nas montanhas de Montana e navegar de Londres a Edimburgo sem GPS... E esta semana finalmente comentaremos a respeito de um dos livros mais esperados do ano: Espada de Vidro. A única coisa que posso dizer é: Aprendam, todo mundo pode trair todo mundo.

“[...] temos uma aliança – instável, forjada em sangue e traição. Estamos conectados, unidos contra Maven, contra todos que nos enganaram, contra o mundo prestes a se despedaçar”.

Primeiramente, antes de começar meu pequeno resumo de opiniões sobre esse livro que me abalou psicologicamente e emocionalmente perturbado, é importante dizer que eu não vou conseguir expressar nem 30% do que eu realmente sinto.
Dito Isso: PUTA QUE PARIU! ‘MUNIQUE EU VO PASSAR MAL!” – BRASIL, Inês.
Depois de quase morrer na arena, Mare e Cal conseguem escapar por pouco. Maven agora é o rei de Norta e não há espaço para um príncipe que matou seu próprio pai e nem para a garota elétrica.
Junto com Farley e a Guarda Escarlate, os dois tentam fugir o mais rápido possível das garras do novo rei. Nenhum lugar do reino é seguro agora. Após enfrentar praticamente um exercito em Naercey, todo o grupo de sobreviventes é levado até um dos muitos centros de refúgio da Guarda. Por meio de um submarino, todos chegam até a ilha de Truck, mas logo o refúgio se torna uma prisão quando o Capitão, líder do lugar, acaba aprisionando Mare e Cal em uma prisão submersa repleta de pedras silenciosas. Ao que parece, não é só o reino que utiliza esse tipo de tática.
Mesmo sabendo do plano de Mare de correr atrás dos outros sanguenovos, já que Maven tem a lista nas mãos também e agora ficou claro que sua intenção é matar a todos, o Capitão não vê interesse em seguir o plano. Para ele, a garota elétrica é algo para se observar e manter presa. Mas as reviravoltas da história farão com que Mare, Cal, Shade, Kilorn e Farley partam da ilha atrás de cada um dos sanguenovos listados... Pelo menos aqueles da qual Maven já não matou.

“Alguns sabem o que sou, e esvreveram no cartaz para todos verem: “Rainha Vermelha”, “Garota Elétrica”, “Está viva”, “Vamos nos levantar,  vermelhos como a aurora”, “Levantar”, “Levantar”, “Levantar””.

Acho que no fundo eu não estava tão preparado para entrar de cabeça nesse livro, por que, de verdade, eu fiquei pasmo com a agilidade do livro. A autora não tem muita dó dos leitores, e recompensa cada parte tranquila e monótona com uma explosão de ação e sangues.
Logo de inicio já temos Mare derrubando um avião em cima de Maven e sua tropa e foi nesse momento que eu falei: “OMFG, não vou ter emocional para esse livro”. Foi dito e feito. A cada pagina, a cada sanguenovo encontrado e a cada mudança de lugar, vinha seguido de mais e mais ação.
Esse é o ritmo deste livro. Ele é bem mais lento que o primeiro. Tem muita coisa a se explicar, muitos lugares para descrever e muitos sentimentos agridoces para nos fazer sentir. Mas mesmo com páginas e páginas só dedicadas para os pensamentos de Mare, o livro ainda assim é incrível e viciante. O grupo de fugitivos de Truck começa a procurar os sanguenovos e a montar um plano, acham um ou outro, mas a maioria já havia sido executada por Maven, ele é mais rápido que ela. Mais rápido a ponto de prever os movimentos de Mare e espera-la. Mas isso não muda o fato de que ao final, ela conseguiu juntar um grupo significativo de vermelhos especiais.
Mare se vê rodeada de poderes incríveis e únicos. Mais fortes que o poder de qualquer prateado. Uns mexem com a gravidade, outros são pétreos e indestrutíveis. Outros são superinteligentes e uns podem matar e sugar a vida de qualquer coisa só com o toque. Mas ainda assim, Mare parece ser a mais forte de todos.
E é isso que se percebe durante toda a trama. Mare tem apenas 17 anos e age como uma mulher, uma guerreira. É imposta esta postura para ela, não tem outra saída. Não tem como não amá-la, mesmo depois de muita coisa errada que acontece, mas que ao meu ver, foi necessário.
Seu poder é como uma tempestade. E vocês verão que isso é incrível. Quando ela parece estar acabada... PUFF... Tudo explode e aumenta e ela fica indestrutível.
A escrita é pesada, cheia detalhes e pensamentos, já que é narrada por Mare, mas é fácil de seguir a linha de pensamento dela. Dá pra se perder um pouco nos lugares e tal, mas nada que um tempo e uma relida para se localizar.
O final é o que me deixou mais nervoso em relação aos caminhos que a história pode tomar. Fiquei indignado com esse final e não posso esperar tanto para saio o terceiro volume. Muita coisa pode acontecer e algo me diz que esse próximo livro vai ter umas 600 páginas, porque olha, o enredo tá bem cheio de coisas para se tratar.
Demorei um pouco mais do que eu queria para terminar esse livro e postar a resenha – faculdade acaba com a sua vida, vai por mim – mas aqui estamos. Sofrendo com esse final macabro que ninguém esperava. Mas uma coisa eu adianto: Nunca fiquei tão feliz por ver a Elara... HAHA’ Acreditem, amei esse final.
Ouvi muitas critica sobre esse enredo e sobre a criatividade da autora e posso dizer que não concordo com nenhuma delas. A história é muito rica e cheia de vertentes. Tem sim elementos que lembram GOT, A Seleção, Jogos Vorazes, Divergente e etc, mas Victoria escreve de uma forma tão única que até parece que todo os resto se baseou nas histórias dela. Aprendam haters, nada se cria, tudo se copia. Inspiração não é cópia. –emoticon kiss para vocês-
18/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)