30 de maio de 2016

Resenha - Terrível Encanto

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Terrível Encanto"
Autor: Melissa Marr
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800832
Ano: 2011
Páginas: 360
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Desde pequena, Aislinn possui um dom especial – a Visão, que permite que ela perceba os seres encantados que circulam entre os humanos, invisíveis para a maioria dos mortais. Mas, ao contrário do que as histórias infantis sugerem, as fadas podem ser extremamente perversas e egoístas, a ponto de machucarem as pessoas de propósito. Aislinn mora na decadente cidade de Huntsdale, nos Estados Unidos e sempre viveu pautada por três normas básicas. Regra número 3: não encare as criaturas invisíveis. Regra número 2: não responda a criaturas mágicas invisíveis. Rega número 1: nunca desperte a atenção dos seres mágicos. Mas, mesmo com todos os seus cuidados, Ash, como a jovem também é conhecida, quebra todas as regras num mesmo dia ao ser descoberta por Keenan, o Rei do Verão. Há nove séculos, o deslumbrante rei procura por aquela que será a sua rainha, a Rainha do Verão. Apesar de todo seu horror ao mundo das fadas, Aislinn sente-se cada vez mais atraída pelo universo fantástico a sua volta, ainda que isso coloque sua vida em risco. No meio desses seres encantados e poderosos, Aislinn quer apenas ter uma vida normal, mas será que ela conseguirá fugir de um destino para o qual parece não haver escapatória? E se falhar... o que virá depois". 

***

Essa semana nós resenharemos um livro que eu ganhei de presente de uma amiga minha – Brubs, ahazou!
O livro nada mais é que o primeiro volume de uma série bastante conhecida, a “Wicked Lovely”, escrita pela americana Melissa Marr. Marr, é ex-professora universitária de Inglês e atualmente mora  em Virginia. Seu primeiro romance foi publicado em 2007, o best seller pelo qual nós falaremos aqui hoje, “Terrível Encanto”. Juntamente com mais quatro livros que compõem a série, ela também escreveu um romance adulto, “Graveminder”, e começou uma nova série Young Adult, em 2012, chamada “Carnival of Souls”. Ela também é colaboradora frequentemente em ficções e editou também uma antologia com Kelley Armstrong, com quem também escreve a série “Lobos de Loki”, publicados sob o nome M.A. Marr.
Agora que ambas as partes estão apresentadas, vamos falar um pouco sobre esse livro maravilhoso que me encheu de vontade de ler o próximo?

“O conhecimento popular diz que a única forma de evitar a fúria deles é encontrar um ramo de verbena e atá-lo a um trevo de cinco folhas. É mágica contra todos os desastres”.

Aislinn herdou de suas ancestrais o poder da visão. Assim como sua avó e sua mãe – falecida ao dar a luz – ela consegue ver os seres encantados, as criaturas, as fadas. Seres estes que são invisíveis aos nossos olhos. Desde pequena sua avó lhe ensinara as regras básicas para se conviver com as criaturas. Elas não sabiam do poder de Aislinn, da sua Visão, como era chamada, e se soubessem a garota correria grandes riscos, já que este tipo de coisa não é bem vista na Corte encantada. Nos melhores dos casos, Aislinn e sua avó perderiam seus olhos. Mas tudo parece mudar quando a garota nota que vem sendo seguida por dois seres encantados. Uma mulher, branca e fria como a neve e um rapaz, lindo e dourado como o sol. Nem em sonhos ela poderia contar a sua avó isso, se não acabaria trancada em casa, estudando por conta própria.
Seres encantados fazem isso, é normal. Eles seguem, apertam, cutucam, passam a mão nas pessoas. Nada que os humanos possam ver e sentir. Normalmente eles seguem uns e outros, mas nunca por tanto tempo. Seu único refúgio é com Seth, em sua casa, que é basicamente um trem abandonado, feito totalmente por ferro – algo que machuca e enfraquece muito as criaturas. Aislinn não sabe dizer se está sempre por lá por causa da quantidade de ferro ou se é por Seth... No fundo nós sabemos que é por causa dos dois.
Certo dia, fugindo dos dois que seguiam em seu encalço, Aislinn entrou em uma loja de gibis, achou que lá dentro, na segurança de um estabelecimento humano com outras pessoas por perto eles a deixariam em paz, mas se assustou ao ver que, além de pararem na porta do lugar e esperarem, o ser encantado dourado se enfeitiçou, passando por humano, e entrou na loja a sua procura. Relamente, as coisas não estavam nem um pouco boas. O rapaz a achou e como se já se conhecessem, a chamou para sair. Para conversarem. Aislinn foi metódica, negou o convite com todas as forças e correu para a casa de Seth. Mal sabia ela que a partir de agora, sua vida, quase normal, nunca mais seria a mesma. Ela havia sido a nova escolhida do Rei do Verão.

"Não corra. Se corresse, eles a perseguiriam: os seres encantados sempre perseguiam.”

É estranho saber que eu deixei uma série tão boa passar e nunca me atentei a isso. Até me lembro de acompanhar os lançamentos e ver as capas lindas e bem feitas, mas nunca me atentei a realmente comprar e ler... Até que eu ganhei, e meu deus do céu, que história rica.
Melissa Marr começa sua trama de forma simples, sem dar muitas pistas de nada. Sabemos que tem a Donia, coitada, a única que provou amar verdadeiramente Keenan e acabou recebendo o Frio de Beira em troca e acabou se tornando a Garota do Inverno... Mas e ai? Vai ser assim a história de Aislinn também? Ela vai acreditar em Keenan, se entregar, segurar o cajado do Inverno e fim? Acreditem, não.
Marr sabe tecer primorosamente sua trama, fazendo com que nada do que você pensa que vá acontecer, realmente aconteça. Keenan acha que todo o seu charme será o necessário para encantar Ash, mas se engana feio quando seus planos são virados de cabeça para baixo por uma garota de 17 anos que sabe o que quer.
Ash cresceu aprendendo que os seres encantados eram cruéis e mentirosos. Perigosos mais do que tudo. Quando percebe que alguém da Corte Encantada está no seu encalço, a coisa realmente fica pesada. O medo ganha espaço de uma forma tão grande que só Seth, seu amigo/crush, é capaz de sanar isso. E é nesse ponto que a história ganha caminhos que não dava para se esperar, afinal, a principal deveria se apaixonar pelo principal, não é? NÃO! E foi isso que eu amei no enredo.
Rico, repleto de informação sobre um novo mundo, um mundo longe do nosso olhar. Cruel e doce de formas iguais. Bom e mau de uma forma que vai te encantar. Não é nenhum conto de fadas e está longe de ter um final feliz, mas sem dúvidas é um livro que você deveria dar a oportunidade de conhecer.
Apesar de ter amado, eu preciso comentar que achei o final meio parado. Levando em conta todo o clímax que acontece durante o livro todo, eu achei que o final seria mega louco e cheio de ação, e que quando a Ash tocasse no cajado (SPOILER) algo gigantesco acontecesse... Mas foi tão simplório, básico... Mudaria um pouco isso, mas ainda assim, amei o fim de Donia. Foi, na minha opinião o mais criativo e inesperado possível. Ganhei minha leitura só de ler o que aconteceu com Donia.
Se tiverem a oportunidade de ler, esse é o livro perfeito para você perder um dia todo lendo!
21/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)