15 de março de 2012

ZaaKar.com Entrevista...



Bom dia pessoas (já são onze da manha, mais como eu acabei de acordar, para mim é Bom dia mesmo!). Bom, antes de anunciar a nossa entrevistada, queria pedir desculpas pelo quadro não ter ido ao ar semana que vem! Sabe como é né, acontecem imprevistos e tals....
MAS ESSA SEMANA... Bati um mega papo com a nossa nova parceira, a Laísa, autora da Série virtual “Logoena”. Vamos dar uma bisóiada?

Rafael: Como você se descreveria? Quais são seus medos, seus sonhos, o que você gosta de ouvir, de ler... Fala pra gente um pouco mais sobre você!

Laísa: A parte mais difícil é falar de nós mesmos, sou uma pessoa muito introspectiva e observadora, além de perfeccionista com o que me empenho a fazer, coisa de virginiana. Os sonhos são muitos e os medos também, não gostaria de enumerá-los aqui, daria uma lista imensa... Meu gosto musical varia com o momento, por exemplo, ultimamente estou ouvindo Florence ande the Machine, sendo que opto por gêneros mais leves como o folk, pop rock romântico ou indie, new age, clássicos, instrumentais... Minha estante é composta por clássicos de fantasia como Tolkien, C.S.Lewis, Charles Dickens, Mark Twain, Irmãos Grimm, além de Machado de Assis, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Florbela Espanca e Lígia Fagundes Telles, entre outros...

Rafael: Da onde surgiu a ideia de fazer uma serie virtual do seu livro?

Laísa: Quanto conheci o formato de publicação do site BookSérie fiquei curiosa e interessada, naquele momento achei a ideia perfeita, assim poderia “testar” a capacidade do livro e interagir com os leitores de alguma forma. Na época não conhecia esse tipo de publicação, resolvi me aventurar e conhecer o processo, comecei a ler a série Heróis Meninos e acabei gostando do nível desse trabalho exposto lá, entendi como uma preocupação do site em mostrar boas obras.

Rafael: Fala pra gente um pouco mais sobre o "Lagoena". De onde veio a inspiração para escrevê-lo?

Laísa: Eu nunca sonhei em escrever um livro, achava tal feito impossível, um trabalho muito custoso que nunca me atrairia. O fato foi que entrei na literatura por experimentação e acabei gostando, terminando meu primeiro romance depois de 5 anos de dedicação. Lagoena é um resultado de um longo processo de criação, tive várias referencias que me motivaram a aprimorar o enredo do livro. Elas podem ser lembranças da infância, fatos do cotidiano, nosso folclore, contos bíblicos. Gosto em especial das Crônicas de Nárnia e de como C.S. Lewis me ensinou o limiar entre a realidade e fantasia.
Este livro foi concebido para trazer muitas surpresas e descobertas ao leitor, além de um encontro com a real fantasia escondida dentro dos mistérios de Lagoena. Lá convido o leitor a participar de uma busca incessante, por um caminho que não há volta. Pode ser que roam as unhas, que riem, se alegrem ou chorem, cada um terá uma experiência singular que talvez um dia possam compartilhar com seus amigos ou no futuro com filhos e netos... 

Rafael: Esse mercado de séries virtuais é bom? Dá uma visualidade boa ao seu trabalho ou o tradicional "Livro Impresso" é melhor em certos casos?

Laísa: As séries virtuais ainda não constituem um mercado se a gente for levar em conta um capital de giro. A proposta do BookSérie é uma publicação gratuita, nem o site, nem o autor ganham por isso. Além de ser uma forma diferenciada de publicação, uma série virtual não ganha em vantagem em relação  a uma publicação tradicional feita por uma editora comercial, leva-se em conta muitos fatores, tantos os profissionais por trás do processo de edição quanto a publicidade e distribuição.
Os meios que os novos autores tomam para divulgar sua obra é resultado da versatilidade no meio editorial, nesse “boom” surgem os talentos que se sobressaem a grande leva e que posteriormente ganham respeito no plano literário.
De qualquer modo, outros processos de publicação contrários ao tradicional tem um curto tempo de vida, a grande parte serve para promover o trabalho do autor até certo nível, depois desse patamar conquistado ele se profissionaliza e é publicado pelo mercado como um autor comercial. Essa é a regra, ou se profissionaliza, ou fica para trás (digo isso para quem almeja o grande mercado, seja nacional ou internacional).
  
Rafael: Conta pra gente, se você puder, quais são seus novos projetos. É verdade que Lagoena vai virar Livro?

Laísa: Além de Lagoena tenho outros projetos em mente, mas ainda não pretendo adiantar nada sobre ele, pois ainda está em fase de estudo. E Lagoena tem grandes chances de ser publicada de forma tradicional, isso também está em estudo, quem sabe até o final do ano  esse processo seja concluído.

Rafael: E pra finalizar com chave de ouro, diz pra gente uma Frase/Palavra que não sai da sua cabeça, que te acompanha em todos os lugares, e que tem um significado especial para você! 

Laísa: Vou citar uma frase que retirei do livro O Diário da Sibila Rubra – O retorno das Bruxas de de Kizzy Isatiz. É uma passagem simples, mas que me chamou atenção e tomei nota no meu caderninho um tempo atrás: “Os disciplinados alcançam tudo que os outros apenas almejam”.
E escrever é resultado de disciplina e dedicação, fora isso é melhor procurar outro ofício.
Deixo aqui meu agradecimento ao Blog ZaaKar.com, em especial ao R. S. Pereira pela disponibilidade e atenção. E convido a todos para conhecerem Lagoena, acompanhem essa aventura! 

E ai macacada? Gostaram?
Fala sério né, essa foi uma entrevista e tanto! E Laísa sou eu que agradeço!! Vocês podem encontrar mais coisas sobre a autora e sobre a serie no Site BookSeries ou na Fã Page no Facebook!
Mais olha, semana que vem tem muito mais ein!!! 
Fuiii...

2 comentários:

  1. Muito boa entrevista, eu já conhecia o trabalho da Laísa, e tenho que dizer, ele é fabuloso. A maneira como ela escreve é empolgante!
    Gostei das argumentações dela, apresentam clareza e determinação.
    Os melhores ventos para a Laísa e também para o seu blog!

    Mateus Lins,
    http://reinodemira.blogspot.com/
    http://curiosoinovador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi R.S. Pereira,

    Foi uma grande honra participar desse delicioso bate-papo.
    Obrigada pelo apoio!

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)