29 de outubro de 2012

Resenha - Mannequim

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Mannequim
Autor: Marcelo Lima
Editora: Modo Editora
Ano: 2012
ISBN: 9788565588201
Skoob: Livro

Sinopse: "Tudo parecia perfeito na vida de Anne Sophie Wood após ser selecionada para o concurso mais famoso de Nova Iorque: A garota Mannequim. Porém a garota nem imagina que sua ex melhor amiga Stacy Donavan é uma de suas concorrentes, além de ter a difícil decisão de escolher quem será o seu verdadeiro amor: seu melhor amigo, um modelo perigoso ou um fotógrafo que a deixa de pernas bambas?Com um enredo romântico, cheio de humor, pitadas de mistério e uma vasta invasão ao mundo da moda. Mannequim promete apaixonar os leitores, com seus personagens irresistíveis."

"... Ou pior ainda, descobrir no dia de sua formatura que o seu suposto namorado perfeito está transando loucamente com a capitã das lideres de torcida (Stacy Donavan)..."

Anne Sophie Wood, até então não tinha sonhos, na verdade não grandes sonhos, como ser médica, astronauta, salvar o mundo das guerras ou trazer a paz mundial. Sua mãe estava "vivendo la vida loka" em algum lugar do México, seu pai estava em Miami com seu marido (sim, marido) e Anne, começava a descobrir que o Concurso "Garota Mannequim" seria seu sonho (ou pesadelo). Em meio ao concurso, Anne conhece Noah, um dos modelos mais badalados do momento (e que tem o instrumento pequeno, só de passagem), e também descobre que sua pior inimiga, que já foi sua amiga, também está participando, e que seu pai é nada mais nada menos que o dono da agencia Mannequim. Perdida em montanhas de vestidos e bolsas Prada Anne se vê em um triangulo amoroso. Tentar algo com o Modelet, ou tentar algo mais sério com seu melhor/melhor amigo, Jim, cantor da banda The Machine? 
Em meio á aulas de passarelas e entrevistas (Good Morning America e Oprah) Anne decide dar uma chance ao seu então melhor amigo, Jim, deixando Noah para trás. Mais nem tudo dá certo, além de Stacy a tentar sabotar sempre que pode, Jim se mostra diferente e um tanto quanto ciumento.
Anne mesmo sem querer, era encantadora, linda, talvez majestosa descreva melhor. Não importa onde esteja, os holofotes sempre miravam para ela. Stacy (aquela vaca demoníaca)  de certa forma, por assim se dizer, saca esse brilho de Anne  e decide retomar os laços de amizade com ela (uma amizade que se perdura desde o passado escolar, onde Stacy (garota mal caráter do olho junto, nossa, com o passar das páginas você acaba tendo repulsa dessa garota, de tão nojenta e perversa que ela consegue ser! Vou levar um gardenal pra ela no hospício!!!) era apenas mais um gordinha bullynada no colégio  e Anne, sua inseparável amiga magra), mais com isso só acontece desgraça!
Anne é drogada e quase morre queimada em uma boate chamada Saint's and Evil's, a mais badalada casa noturna de Nova Iorque. Mais eu disse quase, pois Uriel Pirre (fotografo/filho de Stella a modelo mais famosa do pais que era casada com o pai de Stacy que supostamente se suicidou),a salva e então tudo vira bagunça, mesmo sem querer, Anne estava namorando com Jim, tinha uma quedinha pelo mal dotado do Noah e agora não tirava Uriel, seu Super-Heroi, da cabeça (isso pode ser chamado de quadrado amoroso?), e agora, graças á sua nova/antiga amizade, Stacy, estavam tentando a assassinar...

"Se o passado é o problema, meu futuro poderia resolver todos eles. Eu poderia te dar vida se você deixasse eu entrar no seu coração." - Katy Perry - Mannequin

O livro é envolvente, engraçado, bem pensado e o mais legal, muitíssimo bem ilustrado/diagramado (Josi Raquel Echeverria é a responsável! Parabéns), desde de ilustrações lindíssimas no inicio e no fim do livro, á ilustrações no inicio de cada capítulo (Holofotes iluminando o titulo dos capítulos), nos numeros de página (pares de sapatos) e também no meio do livro (pequenos manequins). É um livro com uma linguagem bem simples, gostosa de se ler, com bastante citações de autores, cantores e personagens que eu, em especial, gosto muito (Como, Meg Cabot, Avril Lavigne, Blair, Lady Gaga, One Republic e etc).
Nos últimos capítulos,fica aquela coisa de "Quem Matou o Max?!" sabe, você analisa cada frase de cada personagem, e tenta descobrir quem é que está por trás de tudo isso. Eu achava que era um, e no fim, rolou uma reviravolta gigantesca e me deixou boquiaberto e com vontade de socar alguns personagens. Mas eu gostei mais foi do desenvolver das coisas, em certos momentos você acaba se perdendo, volta e diz "Porrã! Num credito" dai você continua a ler e se surpreende.
A história é cativante, um tanto quanto romântica e acima de tudo com muito suspense. Mais eu tenho apenas uma critica a fazer, assim, eu sou apaixonado por New York e isso não é segredo pra ninguém, acho que, na minha humilde opinião, o local de acontecimento dos fatos, ou seja, a minha cidade Luz, poderia ter sido mais aproveitado. Meu NY é um lugar magico, é onde tudo acontece, é a selva de pedra das grandes estrelas, é  berço do Folk que eu tanto gosto... Ok to exagerando, mais do fundo do coração, acho que podia ter sido mais explorado.

Mais acima de tudo isso, o Autor, Marcelo, está de parabéns, o livro é gostozissimo de se ler, amei devorá-lo em menos de uma semana e tenho certeza que as pessoas que sentaram do meu lado no ônibus e leram junto comigo também amaram. (Kkkk')
Marcelo Lima e Modo editora estão de parabéns pelo belo (em todos os aspectos) livro!!!

E fiquem ligados que ainda essa semana tem sorteio em parceria com a Modo aqui no blog ein gente!

11 comentários:

  1. OMG! ESTOU COM OS OLHOS MAREJADOS AQUI ! QUE RESENHA MARAVILHOSA !!!! <3 Você não sabe o quanto isso me dá esperanças e pode deixar que no próximo livro vou explorar melhor NY :) Quero muito que você leia os próximos livros que se Deus quiser vou conseguir terminar kkk Muito obrigado pelas palavras e por odiar a vaca da Stacy ! Achei um máximo! kkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha.Livros que deixam a gente em suspense são ótimos a gente lê um capitulo pensando no outro(rsrs).Livros com citações de famosos é legal; sentir vontade de ler esse livro, os detalhes que você contou despertou a minha curiosidade.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha...
    Apesar de um pouco diferente dos livros que eu costumo ler, me interessei pela sinopse do livro... Diferente e original, e a parte onde a citações é ótimo... adoro livros em que isso acontece...

    Beijos, Giovana

    ResponderExcluir
  4. Confesso que quando li "Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!" eu quase paro de ler... Detesto spoilers.
    Comecei a ler a sinopse e pensei "bom, esse não é o tipo de livro que me atrai então, como eu não vou ler mesmo, que mal tem em ler spoilers?"... Daí comecei a leitura da sua resenha. Apesar dos spoilers (ou talvez por causa deles)agora esse livro entrou pra minha lista de "desejados". Adorei a forma como vc descreve a história. Só tenho que dar-lhe os parabéns pela resenha ;)

    P.S.: E gente, que capa linda é essa!?!


    Valéria Teixeira de Melo
    vmello_niksa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Não só estou vendo um belo livro (que estará indo para minha lista de desejados) mas como um bom filme,só pelas partes que vc contou,imaginei nas telonas.
    A capa pareceu muito o estilo dos livros de Alisson Noel e a estória ficou semelhante as de Meg Cabot,garota infernal (ñ sei o nome da escritora) , e também achei um pouco parecido com o filme de líderes de torcida que adoro (e não lembro onome kk') que eles concorrem com outras turmas e as existem meninas dormindo com todo o tipo de garoto :O.
    Adorei a capa e ja esta no desejados com certexa

    Ingrid Joyce Laurindo Dos Santos
    di._lua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente gostaria de te parabenizar pela belíssima resenha, sério, está perfeita! Bem elaborada, bem explicada e o mais importante, não conta o final!

    Quando bati o olho na capa deste livro pensei: "Poxa, que lindo!" e quando li a sinopse achei que ele não seria tão interessante mas então li sua resenha (que por sinal, está maravilhosamente engraçada) e me surpreendi comigo mesma quase que comendo as linhas dela, me parece uma história incrível que enfatiza qualquer um, mesmo sendo um pouco romantice (como você diz) contém suspense (o que para mim é a+) e isso me deixou realmente apaixonada pela história, mais uma vez, parabéns pela linda resenha e pelo blog que está muito melhor desde a ultima vez que passei por aqui, parabéns Rafa!

    Beatriz Cruz,
    beatriz.s0904@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha, dei muitas risadas com seus insights perfeitos rsrs. Achei a história muito cativante e com certeza entrou na minha gigantesca lista de leituras. A capa me atraiu muito, que coisa mais linda :). Esse enredo "tudo junto e misturado" me atraiu bastante, fiquei morrendo de curiosidade de saber o restante.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Elder: essa coisa de ser brasileiro, ser de um país com tantos lugares, mas americanizar o próprio livro pode, às vezes, ir pro lado apelativo. Mas eu gostei de sua resenha, me deixou curiosa. Além disso, livros que misturam vários fatos possuem mais dinamicidade o que é um ponto positivo pra mim ;) Deve ser bem legal uma história com moda, suspense, romance...
    Também acho chato e nada conveniente o autor deixar mal explorado o ambiente de sua história. Fica difícil até para formular as cenas em nossa mente. Enfim, quero ler e me surpreender também!
    Bjss

    Monique Químbely R. dos Reis
    monique.q28@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da ideia do autor, apesar de aparentar aqueles filmes teen americanos, mas enfim, o enredo me parece muito bom a narrativa também aparenta ser envolvente. Só achei a capa meio estranha.

    Jessica Lisboa
    jessikalisboa_@homail.com
    @jessikalisboa_

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)