23 de setembro de 2013

Resenha - A Desconstrução de Mara Dyer

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: A Desconstrução de Mara Dyer
Autor: Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Ano: 2013
ISBN: 9788501098580
Skoob: Livro

Sinopse: "Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpos e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la...."

"- Meu nome não é Mara Dyer, mas meu advogado disse que eu precisava escolher um nome."

Muitos não acreditam no poder da TÁBUA OUIJA. E eu posso te dar uma dica: Não brinque com ela no dia do aniversário da sua melhor amiga, e nunca pergunte como você vai morrer. Rachel fez isso.
Hoje? Hoje ela está morta.
“- Como vou morrer?“ Foi à pergunta de Rachel á Tábua. A resposta? A peça andou até o M, depois ao A, logo após foi para o R e voltou ao A;
M-A-R-A.
Mara Dyer (que se diz Daier, mais não passa de um nome fictício), sua melhor amiga, não queria brincar com isso, assim como não queria ir até aquele lugar ás duas da manha, assim como não queria que acontecesse o que aconteceu.
Mara então acorda em um hospital, com agulhas por todos os lados, entra em histeria, começa a gritar, a tirar as agulhas e é exatamente neste momento que ela vê que sua vida havia mudado. De alguma forma – e por algum motivo – Rachel, Claire, Jude e Mara foram até um antigo sanatório passar a noite á procura de “Atividades Paranormais” mais algo aconteceu e o prédio rui, soterrando os quatro. Mas apenas Mara sobrevive, sem qualquer machucado. Sem qualquer lembrança. E com algo que nem ela mesma sabia o que era.
Mudar de cidade foi o que impediu que ela fosse parar em um hospital psiquiátrico. Ah, a Florida, todos amam a Florida não é?!
Mara e sua família se mudam para a Florida. Ela e seus dois irmãos, Daniel e Joseph, entram para um colégio particular, e tudo parece calmo.  Mara parece bem, ou finge muito bem tentando não chamar a atenção de sua mãe, que também é Psicóloga. Mas na verdade Mara não estava bem. Ela se olhava no espelho e não via seu próprio reflexo, e sim o reflexo de Jude, de Claire e de Rachel. Ela tinha alucinações com frequência, perdia grandes espaços de tempo sem nem perceber. Ela parava, se sentava e olhava a janela, quando dava por si, já haviam passado quase três horas. Ela estava ruindo, aos poucos. E isso se intensificou quando Noah entrou em seu caminho.
A culpa, a dor, o medo, corroíam Mara por dentro. Não lembrar o que havia acontecido era desanimador. Mas Mara estava tentando, se lembrar, estava tentando viver de novo. A escola era um saco, e sua cota de amigos não era tão grande assim, mas grandes coisas estavam por vir.
Treinem suas mentes, pois podem acabar se perdendo em meio á tantas alucinações. O que é real? O que não é real?
Eis a questão.

“-Meu Deus – Disse Noah.
- O que? Minha voz ainda não era mais do que um sussurro de voz trêmula.
- Estão todos mortos.
- As sanguessugas? [...]
- Tudo – Disse ele. – Tudo está morto!”

Mesmo os livros sendo caros – e acreditem, eles vão aumentar mais ainda pelo que ouvi dizer – a Galera Record é incrível. Além de ser uma das únicas editoras que realmente respondem seus leitores sem demora – e eu nem sou parceiro da editora ein! - e sem enrolação, é uma editora que traz para a nós, brasileiros sedentos por livros que suguem nossa alma e desaparecem com nossos problemas, livros incríveis com uma qualidade gráfica maravilhosa. Mara Dyer é o mais puro exemplo disso.
Sabe aquela escrita, que faz seus olhos grudarem, e a aflição faz você pular de uma frase ou de uma conversa para a próxima, só pra não sofrer muito, e depois voltar para ler direito, sem ter medo dos próximos acontecimentos? Então, é essa.
Até ouso chamar esse livro de Triller mesmo sem saber se ele se encaixa nessa descrição. São cenas que tiram o seu ar, você prende a respiração, lê tudo, e depois é que você se lembra de respirar.
Comigo é o famoso caso de amor e ódio. Amo e odeio ao mesmo tempo livros que deixam coisas no ar. E ai, isso foi real ou foi uma alucinação? Você passa o livro todo assim, além de esperar gulosamente para saber o que aconteceu no sanatório - que me perdoem, no inicio eu até gostava do Jude, mais quando li o que havia acontecido, eu quis que ele morresse tanto quanto Mara, então se ele não morrer por ela, morrerá por mim – você também surta, e fica pensando a todo momento, em como você agiria se fosse com você.
O que eu imaginei sobre tudo isso que acontecia com Mara? Eu imaginava que depois da noite onde tudo ruiu, alguma força maligna havia se aconchegado nela, por isso todas as alucinações e mortes á sua volta. Lógico que descobrir o real motivo de tudo – mesmo que isso tenha ficado meio vago e sem explicação, por ser apenas o primeiro livro da saga – mudou toda minha visão da história. Noah, que para mim, não passava de mais um personagem dispensável, ganhou novos ares. Eu imaginava que de alguma forma Jude voltava, mais deixei de crer e querer isso no meio do livro.
Com ótimos personagens, Michelle descreve com perfeição os pensamentos de uma garota que, após um evento traumático, passou a ver coisas, ouvir coisas. Nem mesmo Mara sabia dizer o que era real ou não. E por ter uma mãe Psicóloga ela acabava sempre disfarçando ou mentindo, com medo de ser internada. Normalmente não dou muito valor aos outros personagens não, tenho sempre meus preferidos, mas é completamente impossível você não amar de certa forma Daniel, Joseph e Jamie.
Daniel o irmão mais velho, inteligente e responsável, que além de preocupado com a irmã, também ajuda a encobrir as coisas e facilitar a barra pra ela, já que sua mãe sempre o ouvia. Gosto de imaginar ele com um estilo mais Geek, já que pelo que transparece no livro ele é até que popular, sem dizer que é engraçado, assim como Joseph, o irmão mais novo e também muito inteligente, viciado na bolsa de valores. Já Jamie é o primeiro amigo de Mara na escola, e tipo, fui só eu quem odiou o fim que ele teve? E também Noah. Ah o Noah! Até então parecia não dar em nada, apenas mais um garanhão procurando por sangue novo em um seleiro que já era dele. E então o jogo muda, sua obcessão por Mara ganha um tom engraçado e ao mesmo tempo amável. E no momento em que ele a consola, a ajuda, a faz perceber que sim, ela não era normal, mas que sim, ele também não era, eu me encantei por ele.
Mara é cabeça dura, e em certos momentos fez com que eu quisesse tirar minhas novas Havaianas e batesse na cara dela. Típico de todo personagem que tem problemas “mentais”, querer afastar as pessoas que podem ajudar – também tentam se cortar, mais daí já não vem ao caso!
Ela tenta afastar Noah de qualquer forma, e até mesmo quando ela descobre que Noah também tem os mesmos problemas, ela ainda assim tenta afastá-lo, para que ele não sofresse.
Eu acredito que esse livro, com toda a certeza entrou na lista dos melhores livros do ano. Talvez o mais esperado entre todos e também o mais desejado. Capa linda, divina, escrita impecável, em certos momentos engraçada, em outros triste, confusa. Uma mistura perfeita de romance com suspense e uma pitada de alucinações. Você para e se pergunta, e se fosse comigo? Como deve ser "pirar" dessa forma? Ver coisas onde não tem, portas do lado errado, brincos de esmeralda que estão na sua orelha que do nada aparecem no funda de uma banheira com água pelando de quente, ver gente que esta morta e até mesmo esquecer de uma parte muito importante do seu passado. Como deve ser descobrir que você não é normal, que você não é como os outros, e que não vão ser os anti-psicóticos que vão te ajudar?

Mara Dyer, é um dos sucessos do ano!
Leiam, não vão se arrepender!

2 comentários:

  1. Aaaah mais uma resenha perfeita! Hahaha
    Acredita que peguei ontem esse livro na mão e acabei não comprando? Se eu tivesse visto seu blog antes, teria levado para casa com certeza :(

    Beijos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  2. okay, eu já li esse livro e sua resenha passou exatamente TUDO que eu pensei sobre ele, porque também vivo uma séria relação de amor e ódio com ele. O final de Jaime, estou revoltada com isso ainda, meu deus. Mas o livro é perfeito, e sua resenha também alkslaks
    Mal posso esperar pelo segundo, ah

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)