10 de novembro de 2014

Resenha - Amaldiçoadas

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Livro: "Amaldiçoadas"
Autor: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
ISBN: 
9788580413373
Ano: 2014
Páginas: 288
Skoob: Livro
Estrelas: 4


Sinopse: "Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente. 
Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais, como a distância de seu grande amor e os conflitos que envolvem suas irmãs Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções. 
Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo? 
Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill."

***

“Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas as bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror."

Essa semana, depois de muita espera, eu tive a oportunidade de finalmente ler Amaldiçoadas. Para quem não conhece, Jessica Spotswood cresceu em uma cidade no interior da Pensilvânia, nadando, tocando clarineta, ensaiando para as peças da escola, e principalmente, enfiando o nariz nos livros. Spotswood escreve desde pequena. É formada em artes cênicas, e hoje em dia mora em Washington com o marido dramaturgo e um gato chamado Monkey. E é graças á ela que a continuação de Enfeitiçadas está aqui, comigo.
Cate agora faz parte da Irmandade – essa foi sua única saída para salvar a vida de suas irmãs, e a vida de Finn e sua família - e pode ver de perto os horrores praticados pelos irmãos. Os pecados cometidos em nome de Deus pelo irmão Ishida não são nada comparados ao que acontece na cidade grande.
Seu ingresso á irmandade não tem sido muito fácil. Constantemente perdida em pensamentos a respeito de Finn, e principalmente sobre a profecia, Cate não conseguiu se entrosar com as outras freiras/bruxas, e os boatos de que ela seria a bruxa da profecia tem, ao mesmo tempo, ganhado força e perdido força. Já passou da hora de Cate começar a ter visões. Segundo a profecia, a bruxa que trará um novo tempo para as bruxas filhas de Perséfone teria, entre os seus dons, o de prever o futuro – a primeira vez que um oráculo se apresenta no corpo de uma bruxa.
Mas Cate ainda não teve nenhuma visão. E isso passa a se tornar um problema a partir do momento em que fica decidido que para a segurança de Maura e Tess, todas viverão juntas na Irmandade, e quando Brenna, a bruxa louca de Chatham, é presa e levada para o hospício de Harwood, as coisas parecem ficar piores. Tudo está por um fio

"- A primeira medida, que tem validade imediata, proíbe as mulheres de trabalhar fora. [...] A segunda medida, que também entra em vigor imediatamente proíbe que meninas sejam ensinadas a ler."

A autora explicita de forma veemente e um tanto quanto forte a crueldade que reinava naquela época. A falta de cuidado para com as “doentes” que ficavam em Harwood, sem falar na crueldade cometida com as mulheres por vários motivos. Mostra com mais clareza a forma como os irmãos se aproveitavam de seu cargo e posição na sociedade, além de retratar uma época onde a mulher não tinha direito algum. Não podia sair sozinha, nem trabalhar fora de casa, estudar... E isso fica muito claro na parte em que os Irmãos incitam a criação de novas leis, proibindo que mulheres aprendessem a ler e que elas trabalhassem. Segundo eles, era assim que as bruxas queriam, pois dessa forma a mulher teria mais liberdade e acabaria tendo incentivo para ir contra as ordens do “senhor”.
Acho muito interessante a inserção deste tipo de temática em livros juvenis. Creio que acima de tudo, é importante que todos saibam o longo caminho que foi para chegarmos ao que temos hoje – não só por eu ser homem, que eu não possa admitir esse tipo de coisa. Sejamos Feministas acima de tudo, afinal, Igualdade Social, Política e Econômica entre os sexos é um direito universal. A autora acerta em cheio, sabendo onde encaixar um pouco de magia e um pouco de visão – retrograda – do mundo.
Acho que vale a pena comentar sobre a chegada de Tess e Maura na Irmandade. Cate não tinha feito muitas afinidades, e com o decorrer das coisas, isso só piora, já que Maura já chega chegando. Maura – aquela de sempre, difícil, egoísta, mimada, esquentadinha, com uma sede gigante de liberdade e poder - fica ainda mais amarga por conta dos fatos acontecidos no ultimo volume (Elena! Coff, Coff) e parece ter um ódio por Cate de outro mundo. Tornando uma vida possivelmente pacifica na Irmandade em uma eterna competição. No fundo, nós sabemos que Maura quer ser a Irmã da profecia, nem que isso signifique ter que matar uma de suas irmãs! Trazendo desgraça e infelicidade, Maura acredita que sim, baixas são necessárias para que seus objetivos sejam alcançados!
Quanto á Tess, ela ainda é um Doce, onde sua única Sede é de ter uma vida saudável com suas irmãs, e livros, muitos livros! As escolhas tem que ser feitas com cuidado, qualquer erro pode acarretar um segundo Terror. Cate continua fazendo de tudo para proteger suas irmãs e aqueles que ama, mas ela não pode proteger a todos.
Uma trama ainda melhor que a primeira. Muito mais ação, conflitos e pontos de vista. A autora soube exatamente como montar uma sequencia que prendesse a atenção dos leitores. As perguntas que ficam são: Cora está morrendo, Cate cuidará da Irmandade? Será que Kate é Realmente a bruxa da Profecia? Será que teremos mortes ainda nesse livro? Tess? Maura? Ou até mesmo Cate?
Posso dar uma dica? Leiam e se apaixonem ainda mais pela trama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)