17 de novembro de 2014

Resenha - O Que Eu Sei de Verdade

Cuidado, pode haver Spoilers!!!


Livro: "O Que Eu Sei de Verdade"
Autor: Oprah Winfrey
Editora: Sextante
ISBN: 
9788543101385
Ano: 2014
Páginas: 192
Skoob: Livro
Estrelas: 4


Sinopse: "Entre os talentos de Oprah Winfrey está sua capacidade de compreender a natureza humana como poucos e, ao mesmo tempo, colocar essa sabedoria em palavras. 
Desde que foi questionada sobre as coisas de que tinha certeza na vida, ela passou a escrever uma coluna mensal em sua revista com reflexões sobre relacionamentos amorosos, família, autoestima, medos, fracassos e superação.
Neste livro, você irá encontrar uma seleção, feita pela própria autora, das melhores crônicas lançadas ao longo dos 14 anos de existência da coluna. 
Em textos curtos, Oprah oferece mensagens profundas que vão ajudá-lo a fazer as pazes com seu corpo, a construir relacionamentos mais harmoniosos e a mudar sua maneira de encarar os problemas. 
Ao fim da leitura, você se sentirá inspirado a se tornar e extrair o máximo do que a vida tem a oferecer."

***

"Nada dura para sempre. Então, diga obrigado agora. Porque você sabe que o arco-íris esta por vir." ‪

No ar durante 25 anos – pois 25 é um numero bom – Oprah Winfrey é o exemplo de mulher batalhadora que cresceu, floresceu e hoje é um ícone para as gerações. Apresentadora, escritora, atriz, e empresária, Oprah Winfrey já ganhou diversos Emmy’s por seu famoso Talk Show, é a responsável pela revista The Oprah Magazine, formada em Pscicologia e dona de sua própria rede de TV, a OWN (The Oprah Winfrey Network). Oprah também é a autora do maravilhoso “O Que Eu Sei de Verdade”, e é dele que iremos falar agora!
Em seu primeiro livro – que nasceu a partir de algumas de suas publicações para uma coluna com o mesmo nome – Oprah nos presenteia com um material sensível e diferente. Não apenas um livro de “auto-ajuda” – acho horrível descrevê-lo assim, mas é o que mais se encaixa ao gênero -, Oprah decide dividir com o mundo, com seus fãs, um verdadeiro diário. Relatos breves e simples de seu dia a dia, e dos sentimentos que afloravam dentro de si. Dividido em 8 capítulos, todos com títulos simples e diretos – como Alegria, Gratidão, Deslumbramento e Possibilidade -, nos vemos envoltos em uma verdadeira visão de mundo a partir dos olhos de Oprah. Somos inseridos em situações cotidianas dela, como uma festa entre visinhos, o dia em que seu cachorro morreu, momentos de solidão, tristeza, até mesmo desespero. No fim, todos ganham a frase “O que eu sei de Verdade...” e somos agraciados com um pensamento maravilhoso.

"Estenda a mão do dialogo e da compreensão e ofereça duas das palavras mais importantes que qualquer um de nós pode receber: "Estou ouvindo". O que eu sei de verdade é que o seu relacionamento só sairá ganhando com isso."

Nunca fui um fã incondicional da Oprah, nem de seu programa até por que aqui no Brasil, ate onde eu sei, não passava o programa dela – me desculpem se eu estiver errado – e eu nem assistia. Mas é impossível se dizer que você não sabe quem ela é e o que ela conquistou. Me lembro até hoje daquele momento épico onde o Black Eyed Peas cantava no palco e um Flash Mob gigante começava e ela era a única que não sabia. Esse foi um dos momentos que mais me marcou.
Essa semana de leitura foi muito, muito tranquila. O livro passa uma tranquilidade tão boa que, no segundo dia de leitura eu já estava no fim do livro. São pensamentos tão bonitos, e verdadeiros, que juro, a maioria deles peguei para mim. Postei no Facebook, no Instagram, no Twitter. Eu acho que esse tipo de visão das coisas, do mundo – essa visão simples onde a escritora ensina você a ver felicidade e amor numa horta orgânica, ou em ler um livro no fim do dia, e até mesmo em comer as verduras que colheu – deveria ser dissipado. Tudo seria mais fácil se certas coisas se descomplicassem.
Amei ainda mais a leitura, pois, mesmo sem ser de fato uma biografia, vemos ser incluso ao livro, fatos de sua vida que pelo menos eu não conhecia. Eu descreveria como intimista e perfeccionista. Intimista pelo fato de nos contar coisas muito, muito pessoais a respeito da autora; E perfeccionista pela linda diagramação que foi empregada ao livro. Capítulos decorados, tudo muito bem separado, com até mesmo o nome dos capítulos no rodapé, folhas coloridas, cantos arredondados... Creio que a publicação deste livro foi uma ótima decisão em todos os sentidos.

O que sei de verdade? Sei que nem tudo nasceu para brilhar, ou reluzir, algumas coisas devem apenas existir. Nem todo sentimento é puro e verdadeiro. Não são todos que valem a pena o investimento, pois a dor no final é maior do que qualquer coisa boa que foi colhida. O que sei de verdade é que viver o agora é o melhor que se faz. Sem perder tempo, nem oportunidades... “ – R. S.Pereira.

Um livro simples, bonito e sem pretensão alguma, apenas uma mulher que passou por muitas coisas, dividindo sua experiência e sentimentos!!! Super indico e até peço que deixem sua opinião aqui sobre o livro. Me mostrem as frases que mais te agradaram, ou que mais te tocou. Gente, corre, compra e lê, um livro indispensável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)