26 de setembro de 2016

Resenha - Neve e Cinzas

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Neve e Cinzas"
Autor: Sara Raasch
Editora: Harper Collins
ISBN:  9788569809852
Ano: 2016
Páginas: 320
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Dezesseis anos atrás o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadãos, escravizados, sem família real e sem magia. A única esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma órfã desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. Finalmente ela está escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missão não sai como planejado, e logo Meira se vê mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino não está, e nunca esteve, em suas mãos. A estreia de Sara Raasch é uma fantasia cheia de ação sobre lealdade, amor e a capacidade de determinar o próprio destino".


***

“Será que sempre fracassaremos, mesmo quando formos bem-sucedidos? Conseguir a metade do medalhão, conseguir a metade seguinte, formar um condutor inteiro, ganhar aliados para libertar Inverno – quando parecerá suficiente?” – Pag. 59.

E é o tipo de livros que você encontra facilmente em várias listas de leituras, fotos no Instagram e indicações de revistas, sites e afins. “Neve e Cinzas” (versão brasileira de “Snow like Ashes”) é escrito por Sara Raasch e seu lançamento foi feito em 2014 lá nos Estados Unidos. Demorou um tempinho para chegar aqui em terras brasileiras, mas finalmente neste ano, 2016, a editora Harper Collins decidiu presentear seus leitores com essa fantasia maravilhosa.

“-Você pode ter me prendido nisto. – Dou um puxão e me desvencilho de Noam. – Mas não é o primeiro homem a me subestimar, então, vou aconselhá-lo a começar a me tratar com um pouco mais de respeito, Rei Noam” – Pag. 114.

Sobre a autora
Raasch desde seus cinco anos de idade sabia que sua vida giraria em torno da literatura. Enquanto seus amigos de infância faziam barraquinha para vender limonada, Raasch montava a sua para vender seus livrinhos de ilustrações. As coisas não mudaram muito com o tempo: seus amigos ainda olhavam com desconfiança para todo o seu entusiasmo com as ilustrações e com a escrita. Mas em 2014 finalmente sua estreia e sucesso vieram com o primeiro volume da trilogia intitulada “Snow like Ashes”, que se tornou facilmente um best-seller do The New York Times, encantando e “viciando” leitores por todo o mundo.

“- Sua presença é a prova de que há vida fora das paredes de Angra. – Ela sorri para a multidão. – Mesmo a nevasca mais forte, começa com um único floco de neve” – Pag. 243.

Sobre o livro
De todo um reino lindo e branco restaram apenas 25 remanescentes. Inverno era um reino forte mas não aguentou o poder de Primavera. O reino foi destruído, a rainha foi morta – assim como quase todos os cidadãos – e os que sobreviveram foram escravizados por Angra – o rei de Primavera – e agora, 16 anos depois da queda de Inverno, ainda trabalham braçalmente nas entranhas do reino primaveril.
Mas a esperança foi algo que nunca morreu para os invernianos. Entre os 25 remanescentes estavam o jovem e recém nascido príncipe Mather, o futuro de Inverno. Hoje, poucos são aqueles que sobreviveram, menos de dez remanescentes correm contra o tempo e contra seus inimigos para recuperar algo que foi quebrado e roubado da rainha Hannah antes dela morrer: O condutor real. Fonte de magia que mantinha o reino forte, próspero e seguro. Angra não se contentou em apenas matar a rainha e destruir o reino todo, ele também quebrou a fonte de magia que sustentava Inverno e manteve os dois fragmentos do colar em constante movimento, para que nunca ninguém os recuperasse e usasse seu poder novamente. Só que o Rei de Primavera nunca imaginou que uma garota de 16 anos, órfã e remanescente, invadiria seu reino e roubaria um dos pedaços do colar de seu general mais temido,  Herod. Meira, querendo provar seu valor como soldada de Inverno, anseia por conseguir resolver tudo aquilo que seu grupo de remanescente vem tentando ajeitar a mais de 16 anos. Ela quer sua terra de novo, seu povo livre, quer uma vida que seja mais do que simplesmente treinar, fazer missões para conseguir comida e correr atrás dos fragmentos mágicos do que um dia foi o poder de seu povo. Ela quer ter tudo aquilo que nunca teve: uma vida.
E é nesse momento que Meira descobre que é mais forte do que imagina.

“- Dói demais – Responde Mather. Simples assim.
Isso me faz parar. Eu o encaro com um olhar longo e cauteloso.
- Algum dia não doerá.
A promessa que nós refugiados sempre fazemos uns aos outros, antes de sairmos em missões, sempre que as pessoas voltam sangrnado e feridas, sempre que as coisas dão errado e nos recolhemos, aterrorizados. Nós ficaremos Bem... Algum dia” – Pag. 13.

O que esperar?
Se fantasia for aquilo que te tira da realidade, parabéns. Eis a leitura que vai te encantar. Sara Raasch nos apresenta um cenário complexo, intrigante e repleto de poder, magia e ganancia. Somos inseridos em dois reinos: o Ritmo e o Estação. A trama inicialmente se passa nos reinos Estação – Primavera, Verão, Outono e Inverno -, vemos então a corrida de Meira, Sir, Mather e cia em busca de reaver o poder de seu reino e libertar seu povo da escravidão imposta por Angra de o reino de Primavera.
Intrincado nisso tudo temos um amor um tanto quando impossível – Meira só pra variar tem uma quedinha pelo futuro rei de Inverno, Mather -, um jogo de poder de matar qualquer um de nervoso e uma corrida contra o tempo para descobrir, juntamente com Meira, como a magia funciona.
A escrita é rápida, intrincada e cheia de informações, mas rápida. Tem ritmo, é bem mais acelerada do que o normal. A história toda acontece em coisa de dois ou três meses. Acho que até menos. Ação e reviravoltas? Sim, tem para dar e vender. Triangulo amoroso? Olha, tem sim, e até eu ficaria em duvida sobre qual lado escolher. E magia? Gente, se tem uma coisa que essa história tem, essa coisa é magia.
Acima de tudo, claro, tem crescimento e superação. Tem força também. Uma garota inverniana que nunca viu seu reino, mas que sente como se soubesse tudo sobre ele. Meira tem aquela faísca de força que todo bom protagonista tem que ter. Ela não quer um final feliz para ela, ela quer um final feliz para seu povo, ela daria uma boa miss com todo esse papo de paz mundial e tal. Ver sua força crescer, seu poder, literalmente, sua garra... É de fazer qualquer um se orgulhar.
Uma ótima aventura fantástica para você que se cansou da realidade.
38/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)