3 de fevereiro de 2014

Resenha - Enfeitiçadas

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Enfeitiçadas
Autor: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
ISBN: 9788580412307
Skoob: Livro

Sinopse: "Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas."

***

"Nossa Mãe também era uma bruxa, mas ela sabia se esconder melhor que nós."

Cate Cahill havia perdido sua mãe a pouco tempo. Ela e suas duas irmãs, Tess e Maura, agora viviam apenas com o Pai, que ainda assim não vivia com elas,pois depois da morte de sua mulher, ele havia se fechado mais ainda, ele é professor de Latim, e vive viajando para estudar mais e mais. O que de certo modo não é tão ruim para elas, já que, com a morte de sua mãe, Cate ficou encarregada de cuidar de suas irmãs, e o principal, as ensinar a controlar seus poderes. Assim como sua mãe era, Cate, Maura e Tess também são bruxas, e quanto mais tempo o Pai estiver longe, mais fácil fica esconder esse segredo. Tess é a mais nova, e sente falta do Pai, de suas lições, de longe é a mais esperta das três. Maura é a do meio, vive com a cara nos livros, lendo literatura proibida pelos Irmãos. e Cate é a mais recatada delas, uma garota apaixonada por seu jardim. Quando a Mãe morreu, seu ultimo pedido foi que cuidasse de suas irmãs, pois se alguém descobrisse o que elas são, não teria outra escapatória, eles fariam o mesmo que fizeram a 170 anos atrás, quando limparam a Nova Inglaterra das bruxas, queimando todas que viam. Por isso, a magia só era permitida de ser usada dentro do roseiral, mas Maura e Tess não ligam para isso. Para elas era normal, usar magia aqui e ali. Mas mal sabiam elas do perigo que correm.
O grande problema é que, Cate já está quase completando 18, e isso significa que ela tem que escolher entre se juntar á Fraternidade ou se casar e formar uma família. Nesse um ano de luto, Cate e suas irmãs se distanciaram muito da sociedade, e pelas ruas da cidade corre o boato de que elas são intelectuais demais, o que não é bom. E é levado por isso, e pela senhora Sra. Corbett, uma fofoqueirazinha que teima em se intrometer em tudo, que Cate recebe a noticia de que seu Pai havia contratado uma Governanta, uma moça para ajudar Cate e suas irmãs a se "enturmarem" um pouco mais, já que naquela época uma mulher não podia ser intelectual, tinha que ser educada e recatada, não inteligente.  Mas com a chegada da Governanta, também, também chega uma carta, direcionada a Cate... Carta essa que resumindo, diz que elas correm perigo.

"... - Para sua própria segurança. Posso ajudá-las.
- A nos transformar em bonequinhas bonitas?
- A se transformar em mulheres que sabem quando ficar de boca fechada."

Tenho sempre muito receio em ler livros que se passam em épocas passadas. Mas sempre gosto muito deles. Diferentemente de alguns, esse livro tem uma linguagem simples, normal, nada muito coloquial ou requintada das colonias. Sem dizer que as coisas fluem perfeitamente no enredo. Depois que Cate descobre a carta, ela fica igual á uma louca procurando o diário de sua mãe, assim como a tal de Z. R., no caso a Zara havia dito. E quando ela encontra a história ganha mais vida ainda, pois com os relatos do diário, as coisas vão ganhando forma e explicação, o que eu simplesmente, adoro. Gosto quando as coisas vão se encaixando sem muita enrolação. E nesse livro é assim. Ele te prende, e vai soltando as informações rapidamente.  Um romance, que vira um triangulo incrível. Para quem não tinha nem certeza se queria se casar, Cate acaba bem saidinha, tendo que escolher entre Paul e Finn. Paul era como um irmão para ela, eles se conhecem desde pequenos, e estava quase na cara que estavam meio que prometidos, por assim se dizer. Ele acaba indo fazer faculdade na Nova Londres e fica um tempo sem dar noticias, nem mesmo quando sua mãe morre, ele entra em contato, manda apenas uma carta fria, desejando seus pêsames. Mas ele volta, decidido a se casar com ela, a pedir sua mão e voltar para Londres, onde conseguiu um oportunidade ótima de emprego. O que de fato deixa Cate indecisa, pois, cuidar de suas irmãs é a meta de sua vida. Já Finn, o novo jardineiro, desperta algo novo nela, ele tira o seu folego, sabe quando se sente aquela ânsia, aquele pensamento diferenciado na escrita, e dai você saca que aquele personagem é especial? Então,é isso que acontece, ela acaba percebendo que está apaixonada por ele quando não consegue controlar sua magia ao estar ao seu lado. E que magia ein?!  Cate vive falando que das três ela é a mais fraca, mas seus poderes mentais - os mais temidos -  são tipo, fodas sabe.
Enfeitiçadas trata não só da história de três bruxas. Mas de três irmãs, diferentes uma da outra, sendo que a unica coisa que ambas tem em comum é o sangue, porque suas personalidades não poderiam ser mais diferentes. Uma história épica, narrando um período que muito se parece com a Inquisição, em que as mulheres se veem submissas e devotadas á deus e a seu marido, em uma sociedade onde a religião é tida como algo mais do que essencial em todas as famílias consideradas honestas. Onde tudo se justifica pela mesma coisa.  Uma sociedade digamos "pós-bruxas" já que os irmãos junto com a Fraternidade fizeram o favor de extinguir quase que por completo as filhas de Perséfone, ou seja, Bruxas, que antigamente comandavam uma sociedade onde não havia repressão nem submissão, onde todos eram semelhantes, com ou sem poder. 

Uma trama maravilhosa, um livro lindo - de verdade, a entrada dos capítulos são incríveis gente, adoro livros com detalhes tanto na capa, quanto nas folhas! - e uma serie de tirar o ar. Eu mega indico o livro pra quem quiser ler e curtir esse tema de bruxas. Para mim foi muito bom ler esse livro, já que estou saindo da Rehab... AHS Coven acabou, não consigo mais viver meu! Jessica Spotswood arrasou na história, e não vejo a hora de ter o segundo em minhas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)