2 de setembro de 2014

23ª Bienal do Livro de São Paulo \0/

Como acontece todos os anos, eu achei que não conseguiria ir. Até tentamos montar uma excursão com a Universidade, mas não rolou... Porém, a vontade era maior, então agrupamos 19 loucos, alugamos uma van, e sim meus queridos, passamos o dia 31 inteiro naquele lugar maravilhoso, repleto de sonhos e livros muito, muito caros!
Chegamos ás nove e pouquinho lá, não rolou uma fila exorbitante para comprar as entradas nem nada parecido, foi até muito rápido. De manhã foi até que bem tranquilo, estava cheio, mas não chegava ao caos que foi na parte da tarde. Graças á Bruna Vieira, Thalita Rebouças e Mauricio de Souza, o centro do lugar ficou intransitável. Era impossível passar por ali, o que também foi meio que uma falta de organização do layout. O que se viu foi muita editora grande, como Galera Record, Intrínseca, Seguinte, Arqueiro, Leya, Universo dos Livros, Novo Conceito, Novo Século, todas ali, no centro da feira, uma do lado das outras. Resultado: uma aglomeração gigantesca no centro e nos arredores, que estava repleto de Editora Pequenas, um clima desértico.
Sem falar que, o local, Espaço Anhembi, estava um completo forno, nem respirar dava, mas da na parte da tarde tudo se normalizou, pois ligaram os ventiladores com água – nem sei o nome certo disso.
Ah, gente, foi incrível. Vi vários autores famosos, além de muitos parceiros do blog também. E quando dizem: “Vá com uma mala de rodinhas!” acreditem. Carregar livros na mão, ou na mochila, com 8475847545654 pessoas ocupando as ruas é difícil, estou dolorido ainda. Outra dica que também guardei para mim foi a de levar lanche.  Tudo bem que uma água, ou refrigerante geladinho, você não vai aguentar e acaba comprando por lá, mas a comida, meu deus, é um roubo. Muito, muito caro mesmo. Um salgado estava custando 6 reais, uma lata de coca, 5 reais, além de um lanche bem simples do Bob’s estar saindo por 26 reais. Acredite, com todo esse dinheiro dava pra comprar um livro do Harry – que pasmem, estava custando 58 reais.
De todas as editoras, a que se destacava pelo absurdo de cara era a Rocco. Nunca imaginei que sairia de lá sem nenhum livro deles, mas sai. Cada Harry Potter estava custando 58 reais. Estava louco para comprar o livro "Luva Vermelha", da Holly Black, mas gente, eles estavam cobrando 39 reais de um livro que custa 27 nas livrarias. Tudo bem que por ser Bienal, aumenta um pouco por causa do espaço, do aluguel, das pessoas trabalhando lá, do estande e tal... Mas, de verdade, a Rocco estava MUITO CARA!!!
Totalmente ao contrario da Intrínseca e da Galera Record. Na intrínseca eu comprei 5 livros e paguei 25 reais. As promoções estavam ótimas – tudo bem que me enrolaram lá, dizendo que a autora do “Pó de Lua” ia autografar o meu livro, e nem autografou – mas os preços estavam maravilhosos, prova disso foi que a partir das 3 da tarde ficou impossível entrar no estande deles, de tão lotado que estava. Já a Galera Record arrasou nos descontos. Os preços eram os mesmos da livraria, mas no caixa estavam dando descontos progressivos de 30 e 40%, sem falar que um amor de pessoa chamada Maiara, fez a minha felicidade e meu deus Bottons do “O livro dos Vilões” e vários marca páginas fodas! Te amo Maiara, sua lindja!!! A Leya em si, foi a minha maior e única decepção da Bienal. Eles estavam vendendo uns livros que eu queria muito – uma série, acho que de cinco volumes, com o nome de “A Vidente”, “O Escolhido” e etc. – por 9,90 cada, e eu acabei não pegando. Devia ter pegado todos. Me arrependo profundamente.
Mas de longe, o que mais valeu a pena, foi ter conhecido vários autores pessoalmente. Vi a Luiza Trigo (Meus 15  anos), a Renata Ventura (Arma Escarlate), Vi o Bento de Luca, mas acabei não indo lá falar com eles, pois tava muito cheio – e me arrependo disso! -, vi a linda e maravilhosa da Vanessa de Cássia, minha ruiva preferida, encontrei com o Paul Fabien lá também. Consegui um autografo no meu último volume do “Sábado a noite”, e quase morri, por que gente, a Babi Dewet é um sonho de pessoa! Amei! Ela ainda fuçou na bolsa dela e me deu um marca página e um bottom... To apaixonado, de verdade, que abraço foi aquele!!! Mauricio Gomyde estava lá também, tinha Ziraldo, Mauricio de Souza, e a coitada da Bruna Vieira, mais de 400 pessoas para autografar e tirar foto... Tava vendo a hora que a mão dela ia cair, ou ela ia pegar um livro e falar: ''Querida, esse livro né meu não!!!" kkkkk TAVA MEGA LOTADO.
Sai de lá vomitando arco-iris e com um rombo gigantesco no cartão. Comprei 17 livros, e valeu a pena. Pensando mais com a razão, eu vejo que devia ter comprado mais uns 4 livros, eu ia levar e acabei desistindo. Como a serie do “Maze Runner”, que estava muito caro. E também a Trilogia do “Príncipe Gato”.
Recomendo essa experiência á todos, vale muito a pena. Você fica quebrado no fim, mas a recompensa é muito maior, sem falar que, meu, é um custo conseguir marcador, lá, eles jogam na sua cara os marcares. “HEY! MARCADOR!!!” BOOOOOM na sua cara. Kkkkkk’

Eu amei, quero ir de novo, e quero mais dinheiro também!!! Essas são algumas das pessoas que eu vi lá...

Luiza Trigo
Renata Ventura
Paul Fabien
Miley Cyrus
Vanessa de Cássia
Babi Dewet





2 comentários:

  1. Meu deus... Eu não ia comprar nenhum livro... Sai de lá com 8 títulos.... Confesso que não queria ir... Mais não me arrependo de ter ido... Foi realmente muito loco...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!! Adorei o post <3

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)