19 de dezembro de 2016

Resenha - Círculo Secreto: A iniciação

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Livro: "Circulo Secreto: A Iniciação"
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
ISBN:   9788501095596
Ano: 2011
Páginas: 255
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: “A Iniciação é o livro que deu origem à série de TV Secret Circle! A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição”.

***

Sobre a autora
Lisa Jane Smith, mais conhecida pela abreviação L. J. Smith, nasceu em 4 de setembro de 1965 é uma das escritora americanas mais famosas do mundo. Seus livros de combinam uma infinidade de gêneros, incluindo o horror, ficção científica, fantasia e romance. Sua série de livros mais famosa é The Vampire Diaries, que foi transformada em uma série televisiva pela The CW Television Network. Mas além disso a autora também possui outras series de livros, como Mundo das Sombras, Diários de Stefan e Circulo secreto.
Vale lembrar que a autora ficou em um longo hiato, de quase dez anos, antes de anunciar que voltaria a escrever, criando assim uma nova trilogia para a série The Vampire Diaries. O que veio depois, como eu acho que todos já sabem, foi que a autora perdeu os direitos sobre a série e uma ghost writter passou a escrever a história, que rendeu até então mais três volumes.

Sobre o livro
Cassie havia saído de sua cidade na California para tentar algo novo com sua mãe, mas ambas viram que nada daria tão certo onde estavam, e em cerca de uma semana voltariam para casa, finalmente. Mas algo acontece com Cassie enquanto ela está na praia com sua até então amiga Portia... Um pescador, jovem, com seu cachorro, passam pela areia e Cassie nota que todos na areia, ao repararem o rapaz, viram o rosto ou olham para o chão, como se ele não existisse. Ela não entende muito bem o porquê disso, mas faz o que sua amiga manda. Só que Raj, o cachorro do garoto misterioso não entende isso e decide brincar com sua mão, e instantaneamente, Cassie se vê fazendo carinho no cachorríneo fofo e fitando o estranho garoto nos olhos. Era estranha a sensação que Cassie tinha ao olhar para ele. Mais estranho ainda foi o que ele disse em resposta a um pensamento que Cassie disse. Sim, de algum jeito ele leu sua mente e respondeu a afirmação que ela havia feito.
Depois disso sua vida vira uma sucessão de fatos estranhos. Portia pede que ela espere sentada e some, chamando Cassie de Bruxa. Cassie resolve ir atrás do garoto e acaba no píer. A sensação é ótima, é como se lá na ponta, no final do píer, ela estivesse conectada com o mar e com o vento. Depois disso ele nota o rapaz e o cachorro correndo, em direção ao outro extremo da praia. Segundo ele, o estavam perseguindo. Cassie o ajuda a se esconder e mente para os quatro rapazes que o estavam caçando. Mas o pior estava por vir. De volta para casam no chalé onde ela e sua mãe ficavam, a garota de 15 anos recebe a noticia de que sua avó está mal e que agora ela e sua mãe teriam que se mudar para a cidade dela. Morar na casa dela. O que significava dizer adeus a Califórnia.
O nome da cidade? Ah, sim, o nome da cidade era Nova Salém. Nem preciso dizer mais nada né?

Sobre o que esperar
Eu havia desistido da L. J. Smith há muito tempo, lá no quarto livro do Diários do Vampiro – principalmente depois que a série me tirou a paciência, lá por volta da quarte temporada -, e isso piorou depois que ela perdeu os direitos por sua serie. Mas algo me fez querer conhecer essa história, que muita gente conhecia, gostava e até comentavam sobre a série que teve apenas uma temporada e foi cancelada.
Confesso que gostei muito. Smith tem uma escrita muito característica dela, assim como Meg Cabot também tem em seus livros sobrenaturais, e isso é muito bom. Esse é o tipo de livro que você devora em coisa de um dia. É rápido, cheio de ação e sem nem um pouco de enrolação.
Cassie logo está na nova escola e percebe que todos a ignoram, para melhorar as coisas, ela parece ter conseguido a atenção de umas meninas barra pesada da escola e ao que tudo parece, todos a ignoram por conta do lugar em que ela mora com sua mãe e avó. Todos acham que ela faz parte de “Clube” especial, só por conta de seu endereço, mas ela nem faz ideia do que esse clube seja. Até que ela adotada pelo Clube.
Acreditem, a menina sofre horrores antes de ser salva pela bondosa Diana. Faye, uma das meninas barra pesada da escola e possível integrante vitalícia do Clube, inferniza Cassie até a garota não aguentar mais. E não é coisa leve não. É treta pesada mesmo.
Acredito que, levando em conta o enredo, a história é muito boa. Bem original, sabe. Mas é aquele tipo de trama adolescente sobrenatural que te faz lembrar muito o Diários do Vampiro. Essa coisa de passado, ancestrais, poderes, herança e blá blá blá sobrenatural. Obvio, é bem mais interessante, ao meu ver, mas ainda assim, faz você ficar com aquele gostinho de “Hum, acho que conheço essa historinha!”.
Obviamente, algumas coisas ficaram vagas – e não acho que sejam resolvidas nos próximos volumes. Sua avó, que estava “mal” parece melhor que nunca. Sem falar que ela perde bastante espaço, quase não aparece. E mais ainda, senti falta de um explicação para tudo isso. Porque a mãe de Cassie largou Nova Salém? Porque voltou agora? E ai? Qual a história da família? A autora até chega a dar uma resposta ou outra, mas foi tudo tão vago...
Eu senti falta de aprofundamento. Ao mesmo tempo que a história é boa por ser rápida, isso a torna não tão boa por ser rasa, sabe? Queria mais profundidade. Mas calma, não priemos cânico! Vou ler o resto dos livros e depois digo o que achei! Acho que vou ter que comprar mais dois volumes que estão faltando.
50/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)