28 de dezembro de 2016

Resenha - Feios

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!



Livro: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
ISBN: 9788551000267
Ano: 2005
Páginas: 415
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: “Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.
Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre”.

***

"[...] - Você me prometeu que não faria nenhuma besteira. Que estaria comigo em breve. Que seríamos perfeitos juntos".

Sobre o autor
Scott Westerfeld nasceu no dia 5 de Maio de 1963 e graças a sua série distópica “Feios” é um dos autores americanos de ficção científica mais conhecido do mundo. Ele nasceu no Texas, mas atualmente divide seu tempo entre Sydney na Austrália e Nova Iorque nos Estados Unidos.
Quando criança, Westerfeld se mudou para Califórnia e Connecticut por motivos relacionados ao trabalho do pai, que era programador de computadores. Scott se formou em 1985 na Vassar College e foi compositor no início de sua carreira. Nos anos 80 mudou-se para Nova Iorque, onde inspirou seu livro “Polymorph” e em 2001 casou-se com Justine Larbalestier, que também é escritora. Além da série “Feios”, Scott também é responsável por uma série em mangá, mostrando o lado de Shay na história, chamado “Shay’s history” e recentemente lançou mais um livro, chamado “Afterworlds”.

"Tally percebeu que aquilo resumia o espírito de sua cidade; Nada seguia seu próprio destino. Tudo era transformado para seduzir, alertar ou ensinar algo.

Sobre o livro
Em um mundo totalmente sustentável e futurista – em que os carros voam e você come uma pílula para escovar os dentes – ser feio é apenas algo passageiro. Quando você entra na adolescência – entre 11 e doze anos – é levado até a Vila Feia. Lá, junto com todos os outros feios da cidade, você fica até completar 16 anos. Quando chega a essa idade você ganha uma cirurgia plástica completa, para que desta forma você deixe de ser feio e passe a ser perfeito, indo assim morar na Nova Perfeição, um lugar onde a festa dura 24h e todos são felizes, completos e... Perfeitos.
Tally Youngblood tem quase 16 anos, e esses últimos meses a estão matando. Seu melhor amigo, Peris, havia feito a cirurgia há alguns meses e já estava lá, a esperando. Mas a demora e a espera estavam a matando.
Em uma de suas saídas noturnas, rumo a Nova Perfeição, Tally resolve tentar ver e falar com Peris, ver se ainda eram melhores amigos para sempre e pedir que ele a esperasse. Mas tudo dá meio errado, Tally tem que sair correndo – ou pulando, mas sem Spoilers – e no caminho de volta conhece Shay. Agora, com uma nova amiga, as coisas passam a ser mais suportáveis. A espera ainda a deixa nervosa, mas nada que algumas voltas de prancha não resolvam... Mal sabe Tally que graças a essa amizade seu  futuro como perfeita está correndo risco.

Sobre o que esperar
Eu entrei nesse livro fazendo algo que eu sempre achei errado: vendo resenhas no skoob para o livro. E para minha surpresa a grande maioria era negativa. O que me deixou confuso, já que o livro é um grande sucesso. Dai decidi ler, já com algumas coisas pré-prontas na minha mente. E me surpreendi muito, porque realmente as criticas, pelo menos para mim, não tinham razão.
Primeiro que nos deparamos com uma distopia muito bem pensada. Um mundo onde ser bonito é mais importante do que qualquer tipo de coisa. Um mundo novo, reconstruído depois do fiasco que foi a humanidade. O autor nos insere em uma realidade muito a frente. Uma realidade onde o homem devastou o mundo com sua burrice e ambição, e só o que resultou foram comunidades como a de Tally, onde ser perfeito é o objetivo de todos.
Logico, o começo é aquela loucura, só quem lê sabe o que eu estou falando. Essa coisa de entender o contexto e se situar. E a premissa então? Meu deus. Tally sai mundo a fora com uma missão: encontrar a Fumaça – uma comunidade que não acredita nos valeres que as cidades impõem sobre a beleza – e trazer de volta sua amiga, para só assim conseguir ser perfeita.
Confesso que passei o livro inteiro sonhando para que ela se tornasse uma perfeita. Não tem como, ela está tão determinada em ser isso que acaba contagiando os leitores também. A leitura é muito fluida, tem seus momentos de pico, onde você não consegue parar, e seus momentos de lentidão, quando as coisas demoram a passar ou acontecer – como quando Tally tenta chegar ate a Fumaça. Mas em geral o livro é espetacular.
Não entendi porque tanta gente odiou a história. “Ele só fala em ‘ser perfeito’, ‘aquilo é tão... Perfeito’. Não curti”. Gente, essa é premissa do livro. A alienação em ciam do que as pessoas acham ser bonito e feio – qualquer semelhança com hoje em dia é mera coincidência. São alienadas a ponto de achar que a adolescência é uma fase em que a pessoa fica feia e precisa se trancar com outros feios para esperar isso passar e fazer a cirurgia. Tudo o que eles sabem é controlado pelos que mandam em tudo e eles apenas se contentam, afinal, todo mundo do outro lado da ponte – em Nova Perfeição – parece tão feliz e completo... Porque não ser assim também.
Sem duvidas esse é um livro que eu não indico como também já escolhei como um dos meus preferidos. Não vão se arrepender. E esse final? Gente, que que é isso. Eu quase morri lendo!
53/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)