30 de dezembro de 2013

Retrospectiva ZaaKar.com - Livros


No tudo, 2013 foi um ano produtivo para mim no quesito Livros-Resenhas. Ok, depois de dar uma olhada nas resenhas do Skoob, e ver alguns comentários, confesso, me empolgo demais e escrevo pra k7's. Mas entendam, faz parte! No inicio do ano, fiz um 'acordo' comigo mesmo, eu leria um livro por semana e resenharia ele para por no blog. Até então não fazia resenhas periodicamente, mas Blog literário que se preze, tem que ter resenhas... Foi dito e feito, os acessos aumentaram, os seguidores também e os elogios quanto ás resenhas também.

Clique para aumentar

E acreditem,uma elogiosinho qualquer, por mais simples que seja, ajuda e muito. Foram 44 livros lidos e 45 resenhas. Obvio, sempre tem um livro maior que o outro, e sempre passa um pouco do tempo estimado, mais o importante é ler sempre, sem parar. Sem brincadeira nenhuma, eu deixava de ler um diazinho sequer e a mente já ficava pesada.
Quanto aos livros em si:

- Dos Nacionais:
Não tem como não destacar em primeiro lugar o livro do Felipe Neto, "Não Faz Sentido - Por Trás das Câmeras" que para mim, dos Nacionais foi o que mais impactou e agradou, o melhor do ano sem duvida. Gosto da escrita ácida, engraçada e irônico, com um fundo de verdade muito forte. Foi isso que mais me fez amar o livro em si. Simples, engraçado e verdadeiro, a receita perfeita para um sucesso. Além dele, posso destacar também o "Batom Vermelho" da sempre queria Vanessa de Cássia, que no caso foi o primeiro livro do tipo que eu li - erótico, hot, adult, diga como quiser. Sempre amo a escrita profunda dela - duplo sentido pois estamos falando de um livro erótico ;) - a forma unica de se expressar. Além dele, também teve o "Vale dos Mortos" do Joseense Rodrigo de Oliveira e o "Amazonia" do Paul Fabien, uma distopia e uma ficção cientifica que eu gostei muito!

- Das Distopias:
"Divergente", "Insurgente", "A Seleção" e "A Elite" roubaram meu coração. Amo demais distopias. Me dá um embrulho no estomago em ver a forma como as pessoas veem um 'possível' fim do mundo. A forma como os personagens lidam com isso e acima de qualquer coisa, a forma que as pessoas sempre acham em comandar, liderar, usurpar, 'dar' uma de líder, dono, chefe, boss e o cacete á 4. Isso me faz ficar com uma dor no peito e uma falta de ar, me faz pensar mais, e é por isso que sempre amo ler boas distopias. E esse ano essas quatro foram as principais. "A Seleção" nem tanto pois é mais um romancezinho, mas o "Divergente", GESSUIX, haja coração. Mal lançou o 3º e já chorei rios com a Tris! #Die

- Dos Romances Dramáticos:
John Green, Ali Cronin, Jenny Han e David Levithan.
Preciso dizer mais algo? John e seus romances engraçados e dramáticos, tristes e felizes ao mesmo tempo, o achado desse ano foi esse homem. 
Ele merece uma estátua velho, de verdade. "Quem é Você, Alasca?" é o meu preferido até então. 
Não tem como não amar os livros dele. Ali Cronin e sua boca suja e a 'realidade' da vida de uma adolescente me fez revirar no banco do ônibus, series como a dela deveriam ser lançadas completas e não um por um. Sarah, Ollie, Cass, Donna, Jack, Ash e Rich são meus melhores amigos já velho! #QUEREMOSRICHNO5ºLIVRO!!! Quanto á Jenny Han...  Japa safada, me fez chorar o "Sem você não é verão" inteirinho. Eu lia uma linha, meu olho enchia de lagrima, eu parava olhava pra fora do ônibus e continuava, infelizmente a serie acaba ano que vem, mas o que importa é ainda temos mais dela. E o "Todo Dia" me fez ver de uma forma diferente o mundo. David é incrível e tem uma mente aberta incrível! Quero muito ler o "Two boys Kissing" dele que vai sair pela Intrínseca ano que vem. 

- Das Descobertas:
Descobri livros ótimos também, como "Mercy" da Rebecca Lim, amei o primeiro livro, as capas são divinas, só o segundo que deu uma estragada mas ainda assim é bom. Nossa sempre querida Alysson Noel não agradou muito com a Serie "Soul Seekers", uma história boa, um tema riquíssimo mas uma desenvoltura horrível, mesmo assim, ainda amo ela. e Não posso esquecer o "Trocada" da Amanda Hocking, gosto muito da escrita dela e dessa história também, simples, bem escrita, bem desenrolada e grudenta. Muito bom mesmo. Estou para ler o "Limiar" da Jessica Warman e também a trilogia "Elixir" da Hilary Duff. "Gata Branca" da Holly Black me deixou meio perdido mais eu gostei do livro, menos do fim, mas ainda assim a capa é perfeita e a história é ótima.

- Dos Livros que não podem faltar na sua estante #LikeABoss:
"Deixe a Neve Cair" é incrível, gostoso demais de se ler. Também temos o "Abandono" da Meg cabot, que é muito bom. "A desconstrução de Mara Dyer" que é maravilhosamente atordoante, o "Zumbis x Unicórnios" que me desculpem, é o livro mais lindo do mundo. A edição capa dura de "O Grande Gatsby" é incrível também assim como o "O Chamado do Cuco". "As Vantagens de ser invisível" é um que não pode não existir na sua vida,é simplesmente maravilhoso de todas as formas. E eu também gosto muito da capa da trilogia "Destino" da Ally Condie, que na minha opinião ficam lindos na estante.

- E Das Decepções:
Deixo claro que em um ano inteiro, fiquei chateado apenas com três livros, que fiz muita expectativa e no fim, me deixaram muito, muito triste com o conteúdo. "O Sexo e A cidade", que em suma maioria é muito, muito perdido, sem muito sentido e nexo. Como se ela pegasse pequenos contos e jogasse numa panela - eu sei que era uma coluna e tals, e blá blá blá, mais o livro é dificil de entender, e chato. "O Chamado das Sombras" que tem uma premissa boa, um enredo bom, mas na hora de desenvolver fica meio 'parado' e essa coisa de 'sombras' meio que também sai meio forçado. Esses dois eu li at´o fim, mas que Deus me perdoe, "O Inferno de Gabriel" é realmente, literalmente um inferno. Não consegui terminar e desisti. Além de ser chato, parado e bobo,o livro tem mais de 500 paginas de pura bobice, romance nojento e submissão vergonhosa. Não aguentei e parei! 

Foi um ano de muitas compras, muitas promoções e muita leitura. Não posso garantir que ano que vem será assim, mais que eu pretendo que continue nesse ritmo pode ter certeza! Espero que tenham curtido, por que eu amei muito ler tudo isso!

2 comentários:

  1. Opa! Amo Retrospectiva! Gostei muito da sua, bem simplificada mas com detalhes indispensáveis!

    GabryelFellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Awnnn seu lindo!! Obrigada sempre pelo carinho ao meu trabalho!! Fico mega feliz de estar entre os que leu esse ano e gostou!!

    Beijinhos vermelhos da ruiva :-*

    Que 2014 você possa ler mais livros meus!! *---*

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)