18 de maio de 2015

Resenha - Um sorriso ou dois

Cuidado, pode conter Spoilers!!!
Livro: "Um sorriso ou dois"
Autor: Frederico Elboni
Editora: Benvirá
ISBN: 9788582401057
Ano: 2014
Páginas: 222
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! –, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois".


***

“Me beija a boca, louca... Me deixa te comer gostoso. E não sinta vergonha de ouvir isso. Atreva-se comigo, me joga no chão, pega na minha nuca, o meu cabelo, e diz que nunca deu tão gostoso pra ninguém”.

Esse foi o tipo de livro que devorei em apenas um dia de leitura. Já explico o porquê, mas antes, vamos falar um pouquinho sobre o autor. Frederico Elboni é natural aqui de São Paulo, mas hoje mora lá em Santa Catarina. Com 23 anos, Frederico é formado em Publicidade e Propaganda, já foi o autor - roteirista do programa “Amor e Sexo” e é blogueiro – apaixonado pelo comportamento das pessoas – do “Entenda os Homens”. Essa semana a nossa resenha vai ser sobre o seu livro “Um sorriso ou dois”, livro que, na minha humilde opinião, deveria ser um dos livros da sua cabeceira.

“Ás vezes precisamos trilhar o nosso caminho sozinhos, principalmente quando nem nós sabemos para onde queremos ir”.

Me apaixonei pelo livro por um simples motivo: Estou estudando um pouco de jornalismo literário na faculdade e esse livro, em si, é isso. Elboni se utiliza do seu dia a dia, do que observou da vida, das suas experiências, dos seus foras, tocos, das transas bem e mal sucedidas para dar dicas de como entender um homem, ou de como agir e não agir. Tudo isso mesclado com ótimas crônicas – em suma maioria bem quentes – ilustrando situações passadas ou não pelo autor.
Lógico, se você for muito feminista pode se irritar um pouco com a escrita. Em certos pontos o olhar machista – mesmo sem querer ser machista, propriamente dito – é muito forte. Eu que estudei bastante sobre o feminismo percebi essa nuance, que para você pode passar despercebido. Assim como fica meio visível um poço de estereótipos. “Homem gosta de futebol, de cerveja, de sair com amigos para o bar e de falar sobre sexo...”, uma dica, se você for muito, muito feminista, evite prestar a atenção nessas partes e preste em todo o resto.
Relacionamento. Quem foi que falou que é fácil? Se fosse fácil não teria tanta gente tentando explicar isso. O autor faz isso muito bem, de forma engraçada, descontraída, com bons exemplos e dicas. Ele consegue prender sua atenção com as cenas montadas em cada texto, com as palavras escritas, com a forma de se expressar.
Pessoalmente falando, o livro em certos momentos veio como um tapa na minha cara. Me fez repensar em alguns aspectos pessoais da minha vida. Me fez rever algumas coisas, me deu ideias, sabe, me abriu os olhos. Gosto de livros assim, que agreguem algo, que façam com que você pense. O subtítulo é sugestivo, “Para mulheres que querem mais”, mas ainda assim, muitas das coisas ditas servem para ambos os sexos. São reflexões de vida que se encaixam em qualquer realidade. Na minha, na sua, no do seu vizinho, no tio da padaria e até mesmo no do seu cachorro – se ele soubesse ler.
Eu cheguei a ficar bobo quando vi uma passagem de capítulo que dizia: “Eu roubo o seu primeiro beijo, peço o segundo, te cobro o terceiro e te convenço a ir para o quarto, beijo”. Eu mesmo havia usado a frase por esses dias no Facebook e nem sabia que era do autor.
Acredito que, foi uma das leituras mais agradáveis do ano. De verdade, a escrita é muito gostosa, é tão poética e bonita. As crônicas são tão realistas, fortes, sabe, sem medo de ser real? Acreditem, esse é um livro que vale a pena ser lido!
16/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)