4 de março de 2013

Resenha - Águas Turvas

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Águas Turvas
Autor: Helder Caldeira
Editora: Faces
Ano: 2012
ISBN: 9788563609434
Skoob: Livro


Sinopse: "O livro narra a saga do jovem médico brasileiro Gabriel Campos que, radicado nos EUA, se apaixona irremediavelmente pelo executivo Justin Thompson, filho de uma tradicional família republicana da Costa Leste norte-americana. Os encontros e desencontros dessa história de amor possível tem como pano de fundo as colinas do estado de Massachusetts e a grave crise econômica que se abateu sobre os Estados Unidos entre 2008 e 2011. "Um livro universal", revelou a jornalista Sabrina Abreu, da revista VEJA; "Best-seller imediato. Recomendadíssimo!", disse o jornalista Luiz Felipe Dias, da revista MOMENTO INESQUECÍVEL; "Envolve o leitor a cada capítulo lido, com narrativa ascendente e situações resolvidas sem atropelos, no tempo certo da leitura", publicou o editor e jornalista Léo César, na revista G MAGAZINE. #MERGULHE!"

***

“Deus, concedei-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem para mudar o que posso. E a sabedoria para saber a diferença.”

Gabriel largou a vida de pequeno agricultor, no interior do Rio, para buscar um sonho maior, ser Médico. Seus Pais não gostaram muito da ideia, mais com o tempo se acostumaram e se orgulharam do filho. Passou cinco anos de sua vida, com a cara nos livros na Faculdade de Medicina de Petrópolis, dividindo alojamento com um Joseense (que tirava seu sono, pois ao invés de dormir, Gabriel ficava observando a sobra do volume da cueca de seu colega, que sofria de polução noturna frequentemente, na parede) e com um mineiro (que acabou, certa noite, presenciando o momento de observação do colega e mais para frente, no final da faculdade, acabou o estuprando, dizendo: Agora eu vou te dar o que você sempre quis. Vou te dar o que você gosta!).
Primeiro veio a morte de seu Pai, e logo depois, sem conseguir viver sem seu companheiro de jornada, sua mãe também faleceu. Gabriel então decidiu se especializar no exterior, juntou o dinheiro dos seus plantões investiu em seu objetivo. Teve também que vender o sitio onde morava com os pais, que por mais que guardassem boas lembranças, não tinha mais serventia, já que seus pais já não estavam mais lá.
Seu destino? University of Massachusetts Medical School, em Worcester, que ficava a aproximadamente 65 quilômetros de Boston. Lugar onde morava Justin (na verdade ele mora em Holden, bem pertinho de Worcester), CEO da ETS (Edward Thompson & Sons, uma empresa que passou de geração em geração, especializada na venda de veículos).
Em sua chegada á Boston, Gabriel é surpreendido por Justin, que esbarra em suas bagagens e acaba caindo (ele estava no Aeroporto esperando por seu irmão Ethan, que estava voltando da Europa, onde foi á uma “feira de automóveis” (#AcrediteSeQueiser!). Eis que a paixão avassaladora aparece, assim que Gabriel ajuda Justin a se Levantar, e ambos se olham nos olhos. Mais o destino não foi tão legal desta vez, eles acabam se desencontrando e a vida segue... Gabriel chega até a casa onde vai morar durante sua especialização, e conhece Gertrude, a dona da casa, e viúva, onde ele vai se hospedar. Um doce de mulher... Oh Deus, deu até vontade que comer um Strudel de maça!!!... Gabriel apareceu para ela como um luz, a tirando da escuridão que estava desde a morte de seu marido, fazendo com que a vida voltasse aos olhos de uma senhora que, eu tenho que confessar, é uma doçura!!! De quebra, Gabriel também conhece Nancy, sua tutora na Universidade, que como Gabriel mesmo descreveu, ela se parecia com Marcia Gay Harden, uma de suas atrizes preferidas!
Meses se passam, e um Gabriel exausto aparece. Cansado de tanto estudar, e de tanto se dedicar aos pacientes, ele decide, por sugestão de Nancy (que também o sugeriu um restaurante, que ficava poucos quilômetros antes de Holden, Val’s Restaurant & Lounge, onde se encontra o melhor Salmão da região), ir para Holden, e curtir um pouco o final de semana observando os reservatórios, mais ma sabia ele que não seria somente os reservatórios que ele iria ver... Só que uma coisa eu digo... Nem tudo nessa história acontece fácil... São vários e vários caminhos...

“Ser divino talvez seja até simples demais. Difícil mesmo é ter a ousadia de ser humano. Pense nisso Vullen.”

Um livro deliciosamente bem feito, romântico, realista e com um toque gigantesco de informação. Você pode ver que realmente, o livro deu trabalho para ser feito. É como se o autor realmente estivesse vivendo aquilo. O livro traz uma descrição precisa do lugar onde tudo acontece, Holden/Worcester. Sem falar que esse estilo de estrutura de texto que MUITO me lembrou Cecily Von Ziegesar, me agradou muito. Fiz um pequeno, pequeno mesmo, resumo de uma das partes da história ai em cima. Ainda têm varias outras, como Ethan e Helen, Cathy e Ed, Mildred (aff’ que ódio dessa mulher) e Jonh, Nicky e Christian, Nancy, Gertrude, e principalmente, Sybille e Matthew... Nossa nem vou comentar. O mais legal é ver como a aceitação de Matt foi satisfatória ao ser adotado. Ainda me pergunto se, foi Gabe e Justin (Daddy J.) que adoram Matt, ou se Matt que adotou os dois como pais.
São histórias aleatórias que em certo momento se cruzam e fazem você pirar. Sem um nada de preconceito, mostrando, ou como eu gosto de dizer, dando um belo de um tapa na cara da sociedade, e mostrando como realmente uma família deveria ser, sem preconceitos, sem julgamentos. Sem dizer que, se vocês espera um livro parecido com os Cinquentas Tons de Safadeza, esqueça, nada vai ser introduzido em você apenas pela leitura. É um romance, com muita informação sobre a crise que atingiu os EUA e a Europa, e que indiretamente acaba traçando o caminho final da história. Pois tudo que aconteceu na ETS, só realmente aconteceu por causa da crise (ou pela falta de vergonha na cara do Ethan e do Jonh kkk’).
Helder está de parabéns, pois acho que poucos conseguiriam unir tudo o que ele uniu, todas as informações com um olhar sempre critico da forma com que ele uniu. Uma trama realmente envolvente, onde você não tem escolha, você no fim acaba se envolvendo até demais na história e desejando que ela não acabe. Tenho uma sugestão ao autor... Que tal uma continuação... Só que contando a vida do Matthew, por que sinceramente, eu acho que o final dele poderia ter um pouco mais de descrição, poderia ter aberto um espacinho ali entre as três pedrinhas e colocado o como ele conheceu a Claire, o que ele sentiu, como ele se expressou. Pois perto do Gabe e do Daddy J. ele é um amor, carinhoso, amoroso e etc. mais e longe? Como ele é? O que tudo o que aconteceu com ele em tempos passados interferiu na vida social dele?
Devo estar exagerando, eu sei, mais tudo isso não passa de “Quero mais”. É esse o gostinho que o livro deixa na gente, sem dizer que, eu não sei se é alguma anomalia mais o meu livro tem um cheiro de chocolate maravilhoso! Coincidência ou proposital? Eis a questão.
 Recomendo que vocês rasguem essa seda chamada preconceito, e leiam. Afinal, leitor que é leitor, não tem preconceito! 

Aproveita que você já está aqui, lendo essa resenha, e dá uma bisóiada na entrevista que eu fiz com ele, e entenda um pouco mais sobre essa história R-E-S-P-E-T-A-C-U-L-Ê!


No demais,
Parabéns Helder, seu trabalho ficou MARAVILHOSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)