13 de março de 2013

Resenha - Paganus

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!


Nome: Paganus
Autor: Simone O. Marques
Editora: Modo Editora
Ano: 2012
ISBN: 9788565588362
Skoob: Livro

Sinopse: "Portugal, 1673. Duas mulheres celtas e um bebê recém-nascido enfrentam a perseguição da Igreja contra hereges pagãos. Obrigadas a deixar sua aldeia, ajudadas por um jovem cristão, partem em busca de um lugar onde possam cultuar seus deuses livremente. Em meio a sua fuga descobrem que a Grande Mãe tem uma missão para eles e que os levará a lugares inesperados e a uma desconhecida Terra Nova."
***

"- Tu és parte da água, do fogo, do vento, das matas... És uma escolhida da Deusa... De tí nasce a esperança..."

Diogo e Douglas eram gêmeos, mais eram iguais apenas na aparência. Douglas puxou ao pai, Mário Couto, não expressava seus sentimentos, tentava transparecer força e agradar sempre ao pai, Diogo era doce, Cortez, e adorava bailes. Ainda jovens perderam a mãe, que desde o nascimento dos dois ficou muito frágil, e sua saúde nunca mais foi à mesma. Com a perda, ambos também perderam o pai, que desde então ficou ranzinza, nunca mais sorrira, a felicidade havia deixado seu ser.
Na tentativa de tornar Diogo um homem de verdade, Mário aceitou a proposta de seu irão, Dom Fernando, em ir até a Vila dos Canetos caçar Hereges, tirando do filho desgrenhado as festas, os bailes, os mimos e o forçando á virar um homem de verdade e honrar o nome Couto.
Mais mesmo assim, isso não tirou de Diogo o seu eu interior, ele não mudara. Ficara mais forte com os dois anos que se passaram longe de sua Madrinha, que desde a morte de sua mãe, cuidou dos dois como se fossem filhos, não perdeu sua essência. Seu irmão ao contrário, continuou o mesmo, talvez tenha até piorado. Ficou tão ranzinza, e superficial quanto seu pai ficara. Uma maçã não cai longe da macieira.
Certo dia, ao caçar os hereges, Dom Couto se depara com quatro moças, possíveis Bruxas, dançando á beira de um riacho, com os ombros descobertos e descalças, e é ai que a perseguição começa. Adele, e outras duas meninas escapam, mais uma delas, Bruna é pega. Desesperado seu pai, sai da pequena aldeia pagã onde mora, e vai até a Vila, pedir por sua filha que havia sido raptada sendo taxada como bruxa.
Ao chegar, para bem em frente á casa de Dom Couto, e pede para que devolvam sua filha, mais já é tarde demais. A garota, não aguentou as convulsões por causa da febre e de sua saúde frágil e acabou morrendo. Pela boca do padre, aquilo era uma autentica possessão demoníaca. Depois de batizada e convertida, a garota foi enterrada, quebrando todo o ritual pagão de cremar os seus, e a única coisa que seu pai pode fazer foi voltar e comunicar á aldeia. Mal sabia o coitado que, Douglas e Diogo o seguiam, na esperança de encontrar o covil de hereges, o que de fato aconteceu.
Depois de terem certeza que a aldeia realmente existia, Douglas decidiu voltar e comunicar seu pai, mais Diogo continuou ali na moita, escondido, observando as atividades em volta da fogueira.
Gleide, anciã e responsável pela aldeia, viu o rapaz escondido por entre as folhagens, e se aproximou. Diogo, com seu coração gigantesco a alertou, e pediu que se rendesse e aceitasse o batismo, mesmo que por fingimento, apenas para salvar a aldeia e dispensar os inquisidores das proximidades. Gleide percebeu que esse era um recado da Deusa, dizendo que aquele rapaz faria a diferença na vida de Adele.
Gleide tentou convencer os aldeões a apenas fingir aceitar se converter, mais eles estavam ruborizados por conta da morte de Bruna,  a raiva e tristeza os cegava. Ela rezou a Deusa e pediu, para que tudo desse certo, mais as coisas não iam tão bem, Adele estava grávida, e a criança insistia em nascer antes da hora. As dores eram imensas, e os gemidos da garota ecoavam por todo o lado. Alan, seu marido, sem ter nada o que fazer, apenas segurava sua mão. E então, o barulho dos cascos dos cavalos surgiu pela aldeia. Eles apenas os queriam batizar, era o que Dom Couto dizia. Pediram que todos saíssem de suas casas, mais Adele estava impossibilitada, e reunia forças para que ninguém a ouvisse sofrer com as dores. Tudo ia bem, os aldeões aceitaram ser batizados, depois que num ataque de raiva, o pai de Bruna se rebelou, e acabou queimado pelos soldados de Dom Couto, assim como sua casa. Mais um soldado andando pelos arredores ouviu um gemido, vindo de dentro da casa de Gleide. Alan viu que o soldado estava tentando entrar, e tentou impedi-lo. Douglas foi chamado e ficou a par da situação, e ordenou que Alan o deixasse passar. Alan, numa tentativa de proteger sua amada, acabou esfaqueando Douglas, que enfurecido golpeou o rapaz com sua espada bem ao peito. Adele ouvia o tumulto e com muita dificuldade se levantou, seguiu até a porta, e então viu Douglas, e seu marido ao chão... Douglas se encantou com a beleza única e exuberante de Adele. Uma Bruxa, foi o que ele pensou ao ver a garota, e notar sua beleza tentadora. Ao longe Gleide viu o movimento e correndo gritou, pedindo para que deixassem Adele em paz, pois estava parindo. Amparada por Diogo, que correu em direção á cabana, Gleide conseguiu se trancar no quarto com os dois, mais Douglas não desistiu, avisou uma vez, avisou duas, e ao ver que o irmão não sairia do quarto, colocou fogo na casa, na esperança de que, acovardado, o irmão saísse correndo de dentro da casa para se salvar... Mais não foi bem assim que aconteceu...

"- Sabes aquela história que me contaste... Sobre o Paraiso dos Deuses? Hy Breasil... Lembra-te?... Eu Sonhei... Com esta terra!... Chamam-na de Brasil... E eu, devo ir para lá."

De inicio achei que não iria gostar do livro por causa da escrita... Mais me enganei.
Um livro com uma escrita impecável e que me fez refletir em como alguém, consegue falar, ou escrever, desta forma. Deu ao livro um ar tão majestoso que vocês não têm noção.
O melhor do livro é o seguinte, vemos 3 gerações crescer, presenciamos em um livro de 343 páginas três histórias, uma dando continuação á outra, com uma descrição de sentimentos e de ações maravilhosas. Primeiro nos deparamos com o conflito de Diogo em abandonar a corte e seguir seu caminho com Adele, depois de resolvido essa primeira parte, presenciamos o crescimento de Daniele e finalmente a missão de Dana é esclarecida, eis que entramos na terceira e ultima parte, Daniele tem que fugir, com seu “noivo” e seguir em direção á nova terra. Isso é apenas um simples resumo de tudo, a história é muito mais complexa e envolvente que isso. Os personagens são descritos de uma forma que não tem como você não sentir que os conhece. Já li livros que, quando terminei eu pensei: “Hum, bom”, mais esse, quando tudo termina, você não consegue acreditar que tudo aquilo realmente aconteceu e que acabou.
O livro mostra de forma bem explicita o que acontecia antigamente. As caçadas religiosas, a imposição de algo á força, a morte por crer em algo que até a segunda página é errada. Ou você é cristão, ou você é queimado. Mostra de forma simples, as chacinas de sangue que eram feitas antigamente em nome de Deus. E no fim, eu não sei se você vão captar esse momento, mais Daniele entra pela primeira vez em uma igreja e vê a imagem da Virgem Maria, e ela diz que essa mulher, era a mesma que apareceu em seus sonhos, era a Deusa que havia lhe entregado a missão de ir á nova terra e propagar sua cultura.
E então voltamos novamente á aquela história de que no fim, todos acreditamos na mesma coisa, só fazemos isso de modo diferente dos outros, partilhamos de crenças diferentes, e o livro mostra bem isso, mostra o como essas crenças não eram respeitadas, e tudo, aos olhos da igreja, era heresia, bruxaria, magia.  
Confesso que com o passar do livro eu passei a odiar a Gleide. No inicio ela era a luz no fim do túnel, dava até gosto em ler as coisas que ela falava, mais depois que a primeira tempestade passou, eu confesso, fiquei com nojo daquele jeito feminista que ela impunha. Ok, era a crença dela, era a forma com que ela foi criada, mais realmente achei meio abusiva a forma com que ela tratava as pessoas, principalmente os homens. E tenho que dizer, que no momento em que Daniele a encarou frente a frente, eu surtei de tanta felicidade, finalmente alguém que colocasse aquela mulher fria em seu lugar.
Mais não é bem assim. Você acaba entendendo que tudo não passada do plano que a Deusa tinha traçado, tudo aquilo que aconteceu, ou que foi feito, foi com um propósito, as peças no final se encaixam perfeitamente.
Simone montou um quebra cabeças e com o passar das páginas o montou perfeitamente, mais qualquer um que tenha entendido a essência desse quebra cabeça, podia ver a imagem formada em sua mente sem nem ao menos ter tocado nas peças.
Digo apenas uma coisa a você que pretende ler o livro, não se apegue aos personagem, pois Dana já traçou o caminho de cada um, e você pode se decepcionar com o final de tudo.
Parabéns Simone pelo livro, você arrasou em todos os sentidos. Que a Deusa esteja sempre contigo, conosco! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)