19 de agosto de 2013

Resenha - Insurgente

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013 
ISBN: 9788579801556
Skoob: Livro

Sinopse: "Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. "

***

"- Espera ai, você disse que vocês estavam esperando? - Pergunta Caleb - Esperando o quê, exatamente?
- Esperando o mundo desmoronar - Responde Edward - E foi o que aconteceu agora."

A Erudição aniquilou a Abnegação. A Amizade não quer tomar partido em nenhum dos lados dessa quase guerra. A Audácia está dividida entre os que acham as atitudes de Jeanine erradas, e os traidores, que se juntaram á Erudição. E a Franqueza, ainda não escolheu um lado.
O Sistema todo está caindo, e em meio á tudo isso os Sem-Facção ganham espaço, e possíveis novos horizontes. Tris ainda não consegue relar em uma arma. E agora com seus pais mortos, e uma caçada incessante aos Divergentes, todos terão que escolher seu lado da guerra, pois ela se aproxima. E ficar no meio termo pode ser um erro fatal!

“Quando a batalha finalmente termina, minhas roupas estão mais coloridas de tinta do que pretas. Decido guardar a camisa, para me lembrar do motivo original que me levou a escolher a Audácia: não foi por eles serem perfeitos, mais porque estão vivos. Porque são livres.”

Como sempre acontece, li alguns comentários dizendo que essa continuação era boa, mais meio caída em comparação ao primeiro. Eu realmente não achei isso. Ok, tirando todo aquele drama pós-traumático de Tris, com armas, e aquele ombro FDP que nunca sara, o livro em si, é incrível.
Li Divergente em exatos 6 dias. Esse eu li em 3 dias e meio.
Ele pode ser tudo, menos caído!!!
Nesse segundo volume, rola meio que uma peregrinação, primeiro eles vão até a sede da Amizade, buscar abrigo, que é onde toda essa história de “O Segredo que a Abnegação iria revelar” ganha espaço quando Johanna, “Lider”/”Não-Lider pois a Amizade não elege lideres” pergunta a Marcus qual era essa informação que eles tinham, que levou Jeanine a extinguir a Abnegação, e ele se nega a revelar. Depois disso a Erudição acaba indo até a Facção, e por causa da Tatuagem mal escondida de Tobias, eles acabam sendo descobertos. E pernas para quem te quero!

Obs.: Nesse corre-corre todo de fugir da Erudição, Tris acaba salvando a vida de Peter (SHIT), impedindo que ele levasse um tiro na cabeça. Guardem bem esse momento.

Susan, Caleb, Tobias e Tris conseguem escapar, e é ai que eles acabam peregrinando para outra facção, se é que eles podem ser chamados de Facção.
Tobias Eaton.  Ele sabia o que aconteceria se dissesse seu nome completo. E foi isso que fez. Não vou contar o que significa tudo isso, o que vocês têm que saber é que, eles acabam descobrindo que os Sem-Facção não são desunidos e deslocados, como todos achavam, eles estavam sim, organizados, e em sua grande maioria eram formados por Divergentes, a Abnegação sabia disso também, na verdade foi graças á ela que eles se organizaram e se estabeleceram. 
Mas por certos motivos, ali não era o lugar deles, então, eles peregrinaram de novo, dessa vez para a Franqueza, Onde também se encontravam os outros membros da Audácia – os não-traidores.
É com essa peregrinação que as coisas começam a realmente acontecer.
Eu, sinceramente, achei que assim que Tris soltasse aquela bola de pelo presa em sua garganta, chamada Will, tudo melhoraria. Só que essa informação sai em uma hora não muito propícia. Ela está sendo interrogada pela Franqueza, com o soro da verdade. Se ela quisesse até poderia mentir, afinal ela é a Divergente mais forte que eles conhecem – Oops i did it again! SPOILER!!! – e se quisesse poderia manipular o soro, mais não, ela decide dizer a verdade e tentar se libertar, na frente de todos, inclusive Christina, Tobias e todos os membros da Audácia... Mais as coisas não ficam tão bem assim!
É estranho, por que, qualquer um em estado normal de consciência, saberia que aquilo foi necessário, e que não teve outro jeito, tipo, com Tobias aconteceu diferente porque ele é um Divergente também, então o soro é mais fraco para ele, mais Will não, Will era normal. Ela poderia até dar uma de Katy Perry e soltar Firework’s pelas tetas ali, que nada ia acontecer. Mais não, ela se remoí com isso o livro todo.
Daí se junta a morte do Will, a morte de sua mão para salvar sua vida.
Do seu pai tentando ajudar a distrair os guardas.
De Marlene caindo do prédio controlada por uma simulação da Jeanine... O aquecimento global, a morte das baleias Jubarte, os vazamentos de óleo no oceano e as quedas de Lady Gaga no palco e pronto, temos uma Tris com medo de relar em uma arma, e que vive se corroendo por dentro, encontrando a forma mais fácil de se por em perigo na esperança de morrer, e acabar logo com esse peso todo na sua consciência.
Se bem que, Tobias também ajuda nisso tudo, pois a grande parte das brigas entre os dois é por causa dos segredos que ele guarda, que eu não vou contar por que se não acaba com a graça da bragazza!

O que eu posso prometer a você:
- Um final cheio de incertezas.
Eu li eles duas vezes, e estou indo para a terceira. Não sei se não entendi direito mesmo, ou se realmente, as palavras de Amanda não eram para serem entendidas. Vejamos o que rola em Allegiant!!!
- Uma história repleta de ação, e cenas maravilhosas, como quando Jeanine novamente falha ao tentar inventar um Soro que faça efeito sobre os Divergentes e Tris diz para ela Você terá que se esforçar mais do que isso, Jeanine!”, e logo depois ela tem um ADP por não estar encontrando a resposta para a Divergência de Tris e aponta uma arma para ela – hahahahaha cai na gargalhada nessa cena!
- E muita, muita treta e revelações bombásticas!

Titia Verônica tem caprichado legal nos seus livros, será que o terceiro vai dar jus aos 2 primeiros? Vejamos! 

9 comentários:

  1. Insurgente... Uma continuação perfeita para Divergente. Veronica não só conseguiu continuar a história de uma forma totalmente envolvente, como dar um rumo ainda melhor a ela. Cheio de reviravoltas, sacrifícios, emoção. Tudo isso inserido em um mundo que está prestes a sofrer uma grande mudança. Até hoje vai a escolha humana, para que possamos fazer as coisas certas? Será que aquilo que escolhemos realmente pode nos mudar? Nos transformar? E principalmente, nos destruir? Ou será essas escolhas que faram com que lutemos por um futuro melhor e ter a chance de conhecer a verdade? Veronica coloca tudo isso em questão, nessa épica, continuação de Divergente.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha ótima!
    Concordo com absolutamente tudo que vc disse! Gostei ainda mais de Insurgente do que de Divergente, e olha que gostei demaaaaais de Divergente! hehe...
    Não se preocupe como final pq eu acho que Veronica fez de propósito pra ninguém entender muito bem. Com certeza ela vai explicar tudo em Allegiant! :)
    Depois dá uma olhada na minha resenha desse livro e conta o que achou!
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha estar ótima. Na verdade, por incrível que pareça, não ando muito animado com essa trilogia não. Creio que é porque ele se concentra mais no cotidiano da Tris do que realmente com os problemas presente nos contextos. Mas simplesmente a autora consegue prender o leitor apenas com os finais WTF dela ... Nisso ela já mostra que a sua história não pode ser enquadrada como "Mais um THG". A problemática e as questões são outras.

    http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/

    Quatro Amigas e um Livro Viajante

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Atendendo a pedidos sinceros, eis que surge minha resenha (mesma do skoob http://www.skoob.com.br/livro/256843):

    Insurgente- A verdade por entre o caos
    Depois do sucesso bombastico do primeiro livro da serie, anciosamente clamamos pela sua continuaçao. Eis que surge Insurgente, trazendo mais açao, romance,descoberta e superaçao que o seu anterior e mostrando o talento de Veronica Roth em surpreender seus leitores.
    Quanto a história(tentando nao passar spoilers), Tris e Tobias passam por uma reviravolta no relacionamento principalmente por Tobias, como um fofo que realmente é, estar extremamente preocupado com a tendencia homicida de Tris no inicio do segundo livro.
    Tris fica muito arrependida por tudo o que ela fez, e entra quase em um estado de depressao, agravado pela morte de alguns amigos que a deixa culpada por nao poder fazer nada.
    A sociedade de facçoes fica dividida, deixando tudo uma completa bagunça enquanto a erudiçao faz seus planos de conspiraçao e extermina mais meio mundo(ou pelo menos tenta).Mas o grande diferencial estará no final épico que muda completamente nossa noção sobre a politica daquela sociedade, em uma verdade que nunca imaginariamos ser possivel (suspeeeence), e deixando sempre aquela curiosidade que nos faz pensar no que virá por fim, em Allegiant(o terceiro e ultimo livro da serie).Acho que é o maximo que posso falar sem revelar spoilers
    Se ainda nao leu, leia, nao vai se arrepender. Conte aos seus amigos.Torne o livro famoso e ajude a essa causa nobre, de fazer pessoas serem mais eruditas, cultas e racionais.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a seu recado no skoob, aqui estou eu!

    Ótima resenha, também achei Insurgente tão bom quanto o primeiro. Amei os dois e mal posso esperar para Allegiant.

    Bia

    ResponderExcluir
  7. Eu curti muito o livro, mas prefiro Divergente. A Tris estava suicida! Quer dizer, mais que o normal. Eu entendo o trauma que ela sofreu, mas nao precisava tanto. Ate o Quatro/Tobias estava meio descaracterizado!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece uma montanha-russa onde ele vai subindo devagarinho até atingir aquele ponto que você perde o fôlego pois está no local mais alto dela vendo todo o parque de diversões. Aí quando você começa a se situar o carrinho te solta e você desce a milhão fazendo curvas loucas, seu "grand finalle" é o looping doidão que te deixa de cabeça para baixo.

    A história é essa então: começa devagar e vai acelerando aos pouquinhos. Aí você chega em um clímax que te deixa sem fôlego, alucinado com o andamento da narrativa. Então de repente parece que o passeio acabou (apesar de faltarem mais de 100 págs para acabar), porém lá no finalzinho passamos pelo looping. Quando a volta termina e está na hora de descer do carrinho você está desnorteado tentando entender o que aconteceu.

    O foda é que você pensa no mesmo instante em ir de novo (emendar a leitura do 3º volume), mas vê que a fila está gigante e você terá de esperar pois o próximo deve sair só em 2014. :-(

    ResponderExcluir
  9. Desculpa a demora, mas enfim, respondendo o recado no Skoob, não achei o livro monótono como vi, também, em alguns lugares, muito pelo contrário. Estou quase morrendo esperando a continuação! Achei que a Tris estava muito pirada, mas mesmo assim gostei do segundo livro tanto quanto o primeiro, adoro quando o livro é agitado e não consigo nem dormir direito pensando "Meu Deus eu tenho que saber o que vai acontecer!". Gostei da sua resenha.

    Abraço,
    Bianca


    www.contracapas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)