18 de agosto de 2014

Resenha - O Sobrevivente

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: O Sobrevivente
Autor: Gregg Hurwitz
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
ISBN: 9788580412956
Skoob: Livro

Sinopse: "No parapeito de uma janela de banheiro no 11º andar do First Union Bank, Nate só tem mais um objetivo na vida: reunir a coragem necessária para saltar e acabar com os seus problemas. De repente, ele ouve tiros dentro do banco e, ao espiar o que está acontecendo, vê uma cena terrível: criminosos mascarados disparando cruelmente em qualquer um que se coloque em seu caminho. Enquanto sustenta o olhar de uma mulher agonizante, Nate toma uma decisão. Lançando mão de seu treinamento militar, ele consegue render e matar todo o grupo, exceto o seu líder. Antes de escapar, o homem deixa claro que ele se arrependerá de seu ato heroico. Ele está certo. Em poucos dias, Nate é sequestrado pela máfia ucraniana e recebe uma ameaça: precisa voltar ao banco e concluir a tarefa que os bandidos não puderam cumprir. Do contrário, sua ex-mulher – pela qual ainda é apaixonado – e a filha adolescente, que não o reconhece mais como pai, serão brutalmente assassinadas. Enquanto o tempo corre de maneira implacável e o prazo de Nate se aproxima do fim, ele luta não só para salvar as duas da morte, mas também para recuperar sua confiança e seu amor. "

"Um morto ou Vinte... A sentença é a mesma"

Para muitos, a visão do 11º andar de um prédio beira mar na cidade de Santa Monica, CA, seria perfeita. O mar ao fundo, o cheiro da maré, a grande faixa branca e límpida de areia, as fileiras intermináveis de carros... Mas para Nate Overbay, um ex fuzileiro de 36, aquilo mal fazia diferença, afinal, quando se está no beiral de um prédio, a cinco centímetros de uma queda colossal para a morte e talvez até mesmo o esquecimento, quem é que vai ligar para a vista?
Nate soava mais que nunca, mas o vento frio que batia por entre sua roupa social, fazia com que o suor secasse. Seu peito batia forte, e a cada segundo que se passava ele sabia que sim, queria se matar. Sua vida já não tem mais sentido. Para não acabar matando outra pessoa com a queda, Nate decide se jogar em um beco, dentro de uma caçamba de lixo. Andando com muita facilidade no pequeno beiral ele segue em direção ao ponto exato onde a caçamba se  encontra e espera. Espera que sua vida passe por seus olhos, que toda a sua história venha como se em um insight, mas isso não acontece. Quado está prestes a dizer adeus ao mundo e se jogar, encarando de frente a morte e o vento cortante, seus ouvidos percebem barulhos vindos da janela logo aos seus pés. São tiros. Logo a janela se encontra manchada com um borrão de vermelho vivo, e os gritos são escutados. Um assalto. Nate se esgueira pelo parapeito e tenta ver o que acontece dentro do local - First Union Bank of Southern California - a cena a seguir é aterrorizante. Tanto clientes quanto funcionários se encontram no chão, jogados, tremendo, pedindo por clemencia, enquanto 6 assaltantes tocam o terror banco a dentro. O segurança, já se encontra morto, enrolado em um banner da firma, uma das caixas, que foi atingida e manchou a janela está estirada bem abaixo da janela onde Nate, em algum momento pensou em se matar, e a cena que desenrola é a pior possível. 
Tudo se intensifica ainda mais quando, uma garotinha se desagarra de sua mãe e corre, tentando se salvar do pânico que havia se instalado na sala. É exatamente neste momento que Nate volta á suas raízes. Já que não havia nada a temer - levando em conta que a poucos minutos seu principal objetivo para esse dia ensolarado em Santa Monica era se matar.

"Há uma boa dose de dor na nossa vida, e talvez a única que podemos evitar seja aquela que decorre de nossa tentativa de evitá-la"

Eu fiz algumas marcações nesse livro, e até estou relendo algumas coisas. Eu esperava tudo desse livro, menos o que ele me apresentou. e de verdade? Eu AMEI esse livro por inteiro. Vamos começar falando da escrita, simples, direta e encrostada de ação. Gregg insere um clímax tão perfeito nos primeiros capítulos que é quase impossível você desgrudar os olhos. Lógico que aquela história de ele entrar e matar dois terços dos assaltantes meio que fica coisa de filme, mas não se prenda a isso, pois mais pra frente, você entende o por que e o como ele conseguiu fazer aquilo, e esse é um outro - ótimo - ponto da escrita e do raciocínio dele. Não tem aquela famosa "melação de cueca" que todo começo de livro tem. É como se ele dissesse: "Hey, o livro é assim, a história é essa, e se você gostar dessas paginas, vai amar o resto!", e realmente, eu gostei muito.
Acho interessante, antes de mais nada, que vocês entendam o porque ele iria se matar - relaxa, é um SPOILER, mas não difere na história por que como eu disse, ela evolui de situação de uma forma, que vocês nem imaginam.
Nate sofre de Esclerose Lateral Amiotrofica, uma doença degenerativa, que com o passar do tempo vai diminuindo as possibilidades básica de sobrevivência da pessoa, primeiro ela precisa da ajuda de alguém, depois de equipamentos e por fim, nada mais dá certo e é o fim. Disseram á ele que ainda tinha de 6 á 12 meses de vida saudável... E ele já estava no Nono mês, e já sentia algumas indicações de que a coisa iria ficar feia, por isso a escolha de se matar, e tirar a preocupação que causaria em sua família por causa da doença. Mas nada dá tão certo assim,pois o herói de hoje,é o perseguido de amanha. 
Resumindo, dois assaltantes saíram vivos, e o líder da gangue deixou bem claro á Nate que, seu Chefe - Like a Boss, Baby - iria fazer com que ele se arrependesse eternamente por ter se metido no assalto.
Um belo e bem talhado suspense policial que vai tirar o ar de seus pulmões. uma questão, entre tudo isso, entra em jogo, Nate tem duas alternativas,  voltar ao banco e “refazer” o assalto, ou lidar com a morte das duas pessoas que mais ama na Terra, ou seja, sua ex- mulher e sua filha.
Tenho ficado pasmo com a qualidade de interação com a qual os livros da Arqueiro têm vindo. Neste, é como se você participasse de uma trama policial intensa, digna de um bom filme ao Oscar. Sem falar que, a "trajetória" do personagem, ao conhecer a esposa, ter sua primeira filha, ir servir, é tão simples mas tão carregada de sentimento, que é como se você fizesse parte daquele enredo em si, sentindo a dor, o sofrimento e as alegrias do personagem. Gregg e Editora Arqueiro estão de parabéns. O Sobrevivente é um livro excelente. Um Best-Seller que não pode faltar na sua estante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)