6 de outubro de 2014

Resenha - Convergente

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Livro: "Convergente"
Autor: Veronica - assassina - Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801860
Ano: 2014
Páginas: 526
Skoob: Livro
Estrelas: 5



Sinopse: "A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times."

***

"É importante que eu queira ficar acordada. Imagino essa vontade, esse desejo, queimando o meu peito como uma chama. O fio puxa mais forte, e eu alimento a chama com nomes. Tobias. Caleb. Christina. Matthew. Cara. Zeke. Uriah. [...] A chama, a chama. Ela arde dentro de mim, uma fogueira e depois um inferno, e o meu corpo é o combustível. Sinto-a se espalhando depressa dentro de mim, consumindo o peso. Não há nada capaz de me matar agora: sou poderosa invencível e eterna"

A humanidade não estava satisfeita com a perfeição da natureza. Por isso decidiram acabar com as imperfeições. Decidiram extinguir aqueles genes que transformam uma pessoa em um assassino. Em um ladrão. Em um estuprador. Mas mexer com a Natureza nunca dá certo. E eles acabaram estragando tudo. Muitas pessoas morreram, os genes da perfeição tiravam uma coisa, e alteravam outra. Lhe dava inteligência, e te deixava indiferente, frio, por exemplo.  Desta forma surgiram os GDs e os GPs. Geneticamente Danificados e Geneticamente Puros.
Foi assim que Chicago surgiu. Se transformando em apenas mais um experimento para o governo.

Após a descoberta de vida depois da cerca, Tris e Tobias se veem em uma nova sociedade, onde as Facções já não existem. As roupas agora são mesclas de todas as cores. Evelyn, a nova “Manda-Chuva” extinguiu de vez as facções. Agora todos são Sem-Facções e a partir de agora a cidade se reerguerá assim. Todos ajudarão, com todos os tipos de trabalho, até mesmo aqueles só feitos pelos Sem-Facção. Mas nem todos concordam com isso. Como sempre acontece, sempre existe alguém que se impõe ao sistema. Se engana aquele que imagina que depois da morte de Jeanine Matthews a cidade voltaria ao normal. Mesmo sem querer, Evelyn  está impondo uma nova ditadura, e é a partir disso que nascem os Leais. Um grupo que não concorda com essa nova sociedade, não concordam com a extinção das Facções.
Tobias é encarregado pela própria mãe a descobrir quem são os tais “Leais”. Tris por sorte, é convidada a participar do grupo de rebeldes que tem como missão sair da cidade e ir até seus “criadores”. Mal sabem eles que, depois de passar pela cerca, a vida nunca mais será a mesma.

“Se você pudesse me dizer
Se você soubesse o que fazer
O que você faria
aonde iria chegar...

Se você soubesse quem você é
Até onde vai a sua fé
O que você faria
pagaria pra ver”

Depois de fugir de Chicago, Tris, Tobias e o resto da trupe, se deparam com um verdadeiro Big Brother Brasil. Já explico.
Chicago não passava de um experimento. Os divergentes são, na verdade, pessoas normais, os GPs. Pessoas que têm seus genes puros, normais. Há gerações, a cidade foi criada como um teste, para poder curar os genes das pessoas. Forma introduzidas pessoas com genes danificados e com a possível cura para os danos, e com o tempo elas se reproduziriam, e novas pessoas viriam ao mundo com os genes limpos, normais. Os Divergentes. E durante todos esses anos eles foram observados. Tudo o que aconteceu, dede a revolução, o exercito formado por Jeanine, a matança aos Divergentes, tudo, tudo foi observado de longe pelo governa, que nada fez.
Jeanine achou que os Divergentes seriam algum tipo de exercito, e que se a população fosse tomada por eles, e eles saíssem seguindo as ordens do vídeo, sua realidade, sua vida chegaria ao fim. Mal sabia ela que isso não era verdade.
Do lado de fora, é quase igual ao lado de dentro. Tris e Tobias descobrem que o mundo depois da cerca é muito maior do que eles imaginavam, e que era tão cruel quanto lá dentro.
Quando você imagina que tudo estava bem, eis que Veronica introduz mais uma bomba. Ela não se cansa. Afinal, em distopias, o mocinho sempre se vira contra o Governo – fica a dica.
Preparem-se para muita dor de cabeça. É muita informação. Muita mesmo. Roth vomita uma realidade inimaginável em nossas mentes. O tipo de realidade que faz você pensar: “Por que eles não se matam? O mundo é horrível!”. Um mundo marcado pelos erros da humanidade em querer mudar o rumo das coisas e a burrice dela própria, deixando rastros de destruição por todo o cenário.
Como se não fosse o bastante nos desolar, Roth ainda introduz uma pergunta FDP de boa, por meio da personagem Nita. E se na verdade nada disso for verdade? E essa for só uma palhaçada criada pelo governo?
Acho melhor sentar em um lugar confortável, por que a leitura vai te puxar de tal forma que você não conseguirá desgrudar do livro. Capítulos agora narrados nas perspectivas de Tris e Tobias – nós já sabemos o porque, Sniff, Sniff – de uma forma perfeita. Estar por dentro da cabeça de Tobias é maravilhoso. Sua forma de pensar é incrível e se destoa muito da forma que a Tris vê tudo.
Confesso que não devia ter lido esse livro agora, por que, meu, já acabou! E agora?
Uma leitura perfeita, que vai lhe mostrar uma visão verdadeira do que o Governo é capaz. Nãoé baseado em fatos reais, graças á deus, mas nós não sabemos do futuro né queridos!

Um comentário:

  1. Estou terminando de ler o livro. Estava classificando o segundo como 4 estrelas até me deparar com o final. Com certeza uma das séries que mais me surpreendeu.

    Beijão

    http://bbedroom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)