9 de fevereiro de 2015

Resenha - Amaldiçoado

Cuidado, pode haver Spoilers!!!
Livro: "Amaldiçoado"
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296882
Ano: 2014
Páginas: 320
Skoob: Livro
Estrelas: 3

Sinopse: "Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida.
Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro.
Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Descobre também algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis.
Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora.
Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim."

***

"Satã é um de nós. Muito mais que Adão e Eva"

E lá vem o Joe Hil novamente meu povo! Desta vez falaremos um pouco do sucesso “O Pacto” ou “Amaldiçoado” – por conta da nova edição do livro que saiu esse ano. Joseph Hillstrom King, mais conhecido como Joe Hill nasceu em Hermon, Maine no dia 3 de junho de 1972, é conhecidíssimo por seus livros do gênero de ficção e por ser filho do grande Stephen King - seu nome foi escolhido como uma forma de homenagem ao anarquista sueco Joe Hill.
O começo de sua fama no Brasil, foi, sem dúvidas, com o lançamento de “A estrada da Noite” em 2007. “Horns”, no Brasil conhecido como “O Pacto”, fez sucesso em todo o mundo também, responsável por desfigurar a imagem de Harry Potter na vida de Daniel Radcliff.
Em “Amaldiçoado” já somos inseridos e um cenário pós-assassinato. Ignatius é acusado de matar e estuprar sua namorada, Marrin – que foi encontrada na antiga casa da árvore onde eles costumavam ficar brincando. Uma comoção é feita por toda a cidade, que fica pasma com a possibilidade de ele ter feito isso. Mas houve provas e testemunhas de que Ig a havia matado.
Ele não se lembra de muita coisa da noite em que ela morreu, mas tem certeza de uma coisa: Não foi ele. O único empecilho disso tudo é que, ninguém acredita nele – nem mesmo sua família -, a não ser seu amigo de infância/advogado Lee.
Após um surto – mistura de uma quase depressão e álcool – Ig, que estava escondido na casa da árvore vendo as pessoas da cidade lamentar e acender velas no local onde Marrin morreu, perde a cabeça e começa a destruir o local, apaga algumas velas – mijando nelas -, quebra algumas imagens de santos - também mijando nelas – e destrói o local.
Na manha seguinte, passada a bebedeira e iniciando a ressaca, ele tem uma surpresa... Além de ter dormido com a garçonete – da qual ele conhecia desde pequeno e que era apaixonada por ele, e neste momento está tendo um surto de gordice, engolindo rosquinhas como se fosse água -, Ig agora ostenta dois chifres – doloridos – em sua testa. A partir desse momento, junto com o medo, a curiosidade e a falta de ação, Ig descobre que pode fazer com que as pessoas digam a verdade e façam o que ele quer. Descoberto isso – depois de longas páginas de um humor negro de fazer qualquer um morrer de rir -, Ig decide correr atrás da verdade, e descobrir quem foi que fez aquilo com o amor de sua vida.

"Quando amamos uma pessoa colocamos as necessidades dela acima das nossas. Por mais inconcebíveis que fossem tais necessidades, por mais loucas, por mais que nos despedaçassem."

Não tem como não se apaixonar pela escrita de Joe Hill. A forma com que ele relata e se expressa, e o jeito com que ele faz com que os personagens sejam naturais e sarcástivos, é incrível. A leitura é deliciosa, engraçada e em certos momentos chegam a dar arrepios.
Ig agora tem chifres, e poderes especiais. Ele não faz a mínima ideia de onde eles vieram nem o “porquê”, mas sabe de uma coisa: Ele vai descobrir o que realmente aconteceu.
Seu pai, sua mãe, seu irmão, as pessoas da cidade, ninguém escapa! É olhar para ele e pronto, eles começam a falar só verdades e a desejar fazer coisas, que em sã consciência, eles não fariam. Como colocar fogo no próprio bar, ou até mesmo matar seu filho. Joe faz com que situações que normalmente seriam “estranhas” e “erradas” se tornem engraçadas. Chegando ao ponto do hilário!
A trama é muito bem feita, muito bem pensada, e sem pressa nenhuma para acontecer. Não é como naqueles livros onde você sabe que o autor está tentando encher linguiça, neste, Hill sabe exatamente o que quer passar, seja com dois policiais se pegando em um carro de policia, ou seja com cobras atacando a garçonete safada que quer ser famosa.
Confesso que achei o Ig um pouco “Passivo” demais – no final do livro principalmente -, não sei, ele tem poderes, consegue o que quiser, controla as cobras e tals, mas ainda assim acho ele meio “bobo”, sabe, afobado. Creio que ele poderia ser um pouco mais “Mal” com as pessoas, ele é muito bonzinho ás vezes. Tanto que sofre o que sofre no decorrer da história.
É um romance? Sim e não. Lógico, o amor é algo indispensável na trama, afinal ele faz o que faz por amor á Marrin, mas de romântico não tem é nada. É como se o romance inicial fosse o gatilho para todo o resto.
Devo afirmar que, no titulo original, eu não consegui discernir o porquê do pacto. Até porque não é como se ele se encontrasse com um demônio e selasse um acordo. As coisas apenas acontecem, e a explicação para elas ainda fica meio implícita, mas assim, não é nada que vá mudar o seu entendimento do livro.
Joe Hill sempre vai ter um lugarzinho na minha estante, independente de qual livro seja. Se tiverem a oportunidade, leiam! Eu Amei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)