4 de janeiro de 2016

Resenha - A garota que eu quero

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "A garota que eu quero"
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
ISBN:9788580573732
Ano: 2013
Páginas: 174
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo". 

***

Essa semana eu tenho o grande prazer – e orgulho – em trazer a minha quinquagésima resenha. Fechando, com chave de ouro, a minha meta de resenhas do ano. Decidi terminar o ano com um livro mais romântico, e acertei no alvo. Essa semana teremos “A Garota que eu quero”, do escritor austríaco Markus Zusak.
Para quem não conhece, Zusak nasceu em Sydney, Austrália, é o mais novo de 4 irmãos, duas meninas e um menino. Já possui 5 livros de grande sucesso, sendo eles: O Azarão, O mensageiro, A menina que roubava, Bom de briga e A Garota que eu quero. Seus livros, além de fazerem muito sucesso pelo mundo todo, também já foram para as telinhas, como é o caso de A Menina que roubava livros que se manteve em primeiro lugar de vendas no site da Amazon.com, na lista dos mais vendidos do The New York Times, e também em países como o Brasil, Irlanda e Taiwan. Ficou entre os 5 mais vendidos no Reino Unido (UK), Israel, Espanha e Coreia do Sul.
Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas da atualidade. Zusak é o autor vencedor do prémio de quatro livros para jovens: "O Azarão", "Bom de Briga", "A Garota que eu quero", e "Eu Sou o Mensageiro", recebedor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem.

- Eu sei – interrompeu ele – Não faz diferença se ela disse que detesta você ou se o chamou de perdedor. A gente sente o que sente.
A gente sente o que sente”.

Cameron Wolf é o mais novo de três irmãos. Um ser invisível. Não tem amigos, não fala muito e, para quem vê de fora, não passa de um perdedor. Bem diferente do seu irmão Rube, um cara que se dá super bem com as garotas e com quase tudo que faz. Rube é querido, inteligente, sagaz, todos gostam dele. Tem também seu irmão mais velho, Steve, que sem dúvida é o que se deu melhor na vida. Perto dos dois, Cam não passa de um grande desperdício de tempo e espaço.
Era apaixonado por uma vadia pelo qual seu irmão, Rube, havia dado um pé na bunda, depois da garota ter falado mal dele – Cameron. Mas ainda assim ele era louco pela Sthepanie. Tanto que toda semana, coisa de duas ou três vezes, ele andava até o bairro dela e ficava lá, em frente a sua casa, olhando para a janela e esperando. Esperando o que? Nem mesmo Cam sabia. Ele apenas parava e esperava que algo acontecesse. Até que um dia aconteceu.
Octávia, a menina que seu irmão havia dado um pé na bundo nos alguns dias atrás, e que sabia que Cam sempre ia à frente da casa da vadia, apareceu e perguntou o porquê ele fazia aquilo. Ele deixou uma lágrima cair. Como explicar algo que se sente? A garota era uma vaca, havia debochado dele, mas ainda assim ele a achava incrível! Foi então que Octavia o convidou para ficar na frente de sua casa. Simples assim. E pronto, algo novo nasceu em Cam.

“- Quando você falou com a Sal pela primeira vez sobre mim e Rube, você lhe disse que éramos dois perdedores. Disse que tinha vergonha de nós, não foi?
- Não – negou ele, quando o carro parou em frente a nossa casa.
- Não?
- Não [...] Não de você e do Rube [...] Apenas de você”.

Como expressar qualquer tipo de sentimento a respeito de um livro como esse? Nunca havia lido nada do Zusak, nem mesmo o seu mais famoso. Não conhecia sua escrita, nem a forma como pensava... Mas ao ler esse livro foi como se eu houvesse feito minha cama e deitado. Eu simplesmente me apaixonei. Pela escrita poética, detalhista e romântica. Apaixonei-me pela forma de descrever o sentimento e o próprio pensamento.
Cameron é um personagem incrível. É possível ver a sua evolução. Enquanto todos a sua volta o veem como uma perda de tempo, um grandessíssimo perdedor, assim como ele mesmo se vê e se contenta, uma única pessoa mostra o quão especial ele pode ser. Octávia.
Mas é ai que está um dos pontos mais incríveis do livro. Não vemos uma opressão por parte da família. Os Wolf são unidos, companheiros, se amam, mas certas coisas são visíveis, eles estão acostumados com um Cameron recluso, sem amigos, sozinho. E para eles isso é, de certa forma, normal
Dai essa garota incrível, e misteriosa, e esquisita, como Rube mesmo disse, entra na vida dele e seu mundo muda. Nada desses melodramas adolescentes com intrigas, brigas e ruídos de comunicação. A relação deles é linda, romântica, pura e sem pressa. A premissa principal deste livro é o conhecimento. Quem eu sou? O que eu quero ser? Como as pessoas me veem? Eu me importo?
São questões tão comuns na vida de um adolescente. São momentos, fases e episódios pelo qual todos passam. Não gostar do seu cabelo, ou achar seu irmão mais velho melhor que você, se achar um perdedor e se contentar, afinal é isso que temos para hoje. Mas Zusak nos mostra um Cameron que encontra na escrita uma forma de transpor todos esses sentimentos. Ele nos mostra uma evolução incrível dos personagens. Nada de grandiosidade, ostentação. A simplicidade é o que há. Subúrbio, roupas batidas, família comum, nem rica nem pobre, mas feliz. Uma irmã que sofreu bastante em relacionamentos, um irmão que deu certo na vida, um outro irmão que com toda certeza fará sucesso, e o último, aquele irmão que tem fome. Fome em crescer, em se conhecer, em saber o que esperar da vida.
Só depois que terminei o livro foi que percebi que é uma série, uma trilogia na verdade. Obviamente eu comecei pelo último – parabéns Rafael -  mas podem ter certeza que lerei os outros e contarei minha opinião. Achei o livro incrível e acho que não poderia terminar o ano de forma mais favorável, com uma baita de uma chave de ouro. Me apaixonei pelos personagens de uma forma, que vocês não fazem noção. A história é linda.
Você também tem fome?
45/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)