7 de janeiro de 2013

Resenha - Meu Pai Fala Cada Merda


Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Meu Pai Fala Cada Merda
Autor: Justin Halpern
Editora: Sextante
Ano: 2010
ISBN:9788575426227
Skoob: Livro

Sinopse: "Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura. Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera 'sábio como Sócrates e até mesmo profético'. Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. A obra traça um retrato da relação pai e filho e aborda temas da vida - medo, amigos, estudo, namoro, esporte, família. "

“- Agora se você me der licença, vou fazer uma das melhores coisas da vida: Cagar!”

Justin Halpern morava em Los Angeles, e recebeu uma oportunidade de emprego em San Diego, sua primeira atitude foi aceitar, já que ficaria perto de sua Namorada (que morava lá). Só que ao fazer isso, ele acabou levando um pé na bunda dela. Sua única alternativa foi ir morar com seu Pai, Sam Halpern.
De volta á sua antiga casa, e ao lado de seu velho Pai, Justin acabou relembrando de muitas coisas, inclusive das grosserias que seu pai sempre dizia espontaneamente.  Aconselhado por um amigo, Justin decidiu criar um perfil no Twitter, e todos os Dias publicar as frases que seu pai dizia. Foi então que nasceu o “Shit My Dad Says”, que depois de agrupar mais de 300 mil seguidores, deu origem a esse livro.

***

- Como a puberdade está tratando você?... Como eu sei que você está na puberdade? Sei lá, talvez os 300 pentelhos que você passou a deixar no assento do vaso sanitário tenham sido uma dica.”

Um livro que te faz rir do começo ao fim, Justin conta com bastante objetividade e simplicidade cada momento de sua vida, cada história vivida. A transição de cada faze da vida dele foi bem passada, as histórias são super bem contadas, e o mais legal, são hilárias!
Sam de inicio parece um pai, grosso, rude e sem coração, mais com o passar do tempo, você acaba percebendo que mesmo com toda a sua grosseria e a sua fixação por fazer coco, que ele é um cara genial. Acho que filosófico descreve melhor. Uma cara que não tem papas na língua, e que criou maravilhosamente seus 3 filhos.
O mais engraçado é que, na fase do livro em que Justin ainda era pequeno, você lê as coisas que seu pai dizia para ele e não acredita, mais daí depois ele tenta se consertar, e faz um “elogio”, tentando dar uma levantada na moral do filho. Tem uma parte, que eu li, não marquei e perdi onde ficava em que ele diz mais ou menos assim: “Nossa você parece estar tão bem, deve estar cagando bastante não está?!”. Eu morri de rir nessa parte.
Sam sempre Objetivo e sem medo nas palavras. A cada frase que ele dizia eu esperava algo do estilo: “VÁ SE FUDER!”, “QUE PORRA É ESSA?” E “VAI TOMAR NO SEU CÚ!”. Com o passar das páginas dá pra se perceber que, Sam tem fixação em cagar. Bem no final do livro, ao comentar sobre Angus, o cachorro que Justin acabou por deixar para ele cuidar, por que resumidamente, ele estava cagando no apartamento inteiro de Justin em Los Angeles, Sam diz: “- Acho que, com todos vocês fora de casa e sua mãe trabalhando o tempo todo, é bom ter por perto alguém que depende de mim e que destrói meu maldito roseiral – Disse virando-se e apontando para a terra revirada que um dia havia abrigado lindas rosas vermelhas – Ele é igual a você: um pé no saco, mais eu amo. E caga por toda parte. Isso é o que ele tem de mais parecido com você!...”.
É um livro gostozíssimo de se ler, o devorei em dois dias, e o recomendo demais. É daqueles livros que depois que você lê, em cada situação da sua vida você pensa: “O que será que Sam diria?” e a resposta com toda certeza seria: “Vai cagar um pouco que passa!”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)