18 de fevereiro de 2013

Resenha - Com Louvor

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Com Louvor
Autor: Cecily von Ziegesar
Editora: Galera Record
Ano: 2011
ISBN: 9788501086334
Skoob: Livro

Sinopse: "Shipley é sinônimo de boa moça. Nunca faz nada errado, tem uma boa relação com sua família e entrou para uma boa faculdade. Além de tudo, é linda, loura e, surpreendentemente, virgem. Decidida a se transformar, ela já chega ao campus da Dexter College com um maço de cigarros na bolsa, um chiclete na boca e na primeira noite conhece mais três calouros. De alguma maneira, eles acabam se um grupo nada homogêneo de amigos. Logo todos irão perceber que a faculdade é muito mais do que créditos e notas e que será preciso desrespeitar algumas regras para se divertir muito! “Gossip Girl vai para a universidade nesta sátira ácida” — Publishers Weekly “Em muitos aspectos, é ainda melhor que Gossip Girl” — bookreporter.com “Os conflitos ganham força com o humor afiado característico da autora.” — Seventeen "

***

"Quando uma virgem se formar na Dexter, aquela luz azul, na torre mais alta da universidade, se apagará!"
Obs.: Até hoje ela nunca se apagou! Virgem? Nunca!

Shipley finalmente chega á faculdade com seus lindos cabelos louros, suas calcinhas lavada á seco e suas calças Jeans passadas e penduradas em cabides. Dexter College, que ficava ao alto de uma colina, logo ao lado de Home, Maine. Eles acham até então que ela veio para a Dexter, apenas por não ter conseguido entrar para Dartmouth, mais a verdade era que, ela decidiu por livre e espontânea vontade ir para lá. Talvez como uma forma de mostrar aos seus pais que ela havia crecido, e que poderia muito bem completar os 4 anos de estudo sem sumir pelo mundo depois de alguns meses na faculdade como havia feito seu Irmão, Patrick, que na verdade não havia sumido, ele estava por ali, como um "mendigo", seus pais achavam até então que ele havia fugido, estava em outro estado ou pais, mais a verdade é que ele estava bem ali, na Dexter. Mais é no acampamento de orientação que tudo acontece, ou pelo menos começa a acontecer. Levados á margem de um rio á alguns quilômetros da universidade, Shipley se vê dividindo acampamento com 3 pessoas, totalmente desconhecidas. Elisa, sua até então parceira de quarto, Nick, um estilo mais Zen das coisas e viciado em Iurtes e  Maconha, e por ultimo e mais importante, Tom, cuja a única intenção ali era aguentar os 4 anos se formar e ir trabalhar com o pai. Mais nem tudo são flores...
Depois de ficar chapada junto com os novos amigos de faculdade após ter fumado muita erva, Shipley decide sair para fazer xixi, no mato, e acaba se perdendo. Como se numa visão divina, Shipley mesmo chapa encontra a van da professora Rosen na estrada, ela entrou na Van, a ligou, em seguida ligou o radio e começou a ouvir Guns N' Roses, chapada, como se nada mais importasse.
Tom, Elisa e Nick, também tri loucos, ao perceberem a demora de Shipley decidem por sair para procura-la e acabam encontrando a Van, e Shipley lá dentro, cantando junto com o rádio.

"- Alguém topa um Dunkin' Donuts?" é o que ela pergunta. O quarteto sai com a Van raptada á procura de algum lugar que esteja aberto á essa hora, para poderem comprar algo para comer, já que o miojo e os feijões enlatados não são tão bons para se esquentar em uma fogueira!
Eis então que entram mais dois personagens na História. Shipley, que estava no volante, acaba chegando á uma cidade vizinha, e consequentemente estacionando a Van na porta (literalmente) de uma pequena fazenda de Ovelhas onde moravam Adam, Ruivo, também aluno da Dexter só que residente da cidade, ou seja, excluído socialmente dos ritos da universidade, e sua irmã, adotada, mais nova Tragedy, uma pirralha de 15 ou 16 anos que tem corpo de modelo profissional, e um vicio super anormal por cubos mágicos e fugas (Tragedy sempre soube que era adotada, e sempre fugia, com a desculpa de que onde ela estava era muito morto e sem vida para ela!).
Tragedy abre a porta, e se da de cara com os quatro saindo da Van e se parando á frente da porta, pedindo nada mais nada menos que comida! Ela ve isso como uma chance de se enturmar, já que desde sempre, seu unico amigo era Adam, já que ninguém falava com eles depois de que ocorram boatos de que os dois, tinham um caso, mesmo sendo irmãos. Então ambos só tinham um ao outro para chamar de "amigo", e incrivelmente, já haviam se acostumado com isso!
Então, como que num ato espontâneo os seis acabam se conhecendo. Elisa se apaixonou logo de cara por Nick, que por sua vez havia se apaixonado por Shipley, que por sua vez via uma certa atração em Tom, que partilhava do mesmo sentimento assim como Adam, que havia sentido nesse exato momento um sentimento louco por ela!...

"- Vou te beijar! - sussurou ela enquanto passava os braços ao redor do pescoço dele. E o Beijou, batendo a cabeça dele contra a porta do freezer como a adultera desinibida de seus devaneios!"

Com louvor tem todas as características de algo escrito Pela Cecily. É irônico, hilário, romântico, louco e o melhor sem medo nenhum! Na contra capa dizem que "Gossip Girl vai á Universidade", tipo, vejo muitos diferenças de um para o outro. Ainda segue aquele estilo de 6 pessoas que se cruzam e PUFF! Tudo acontece, assim como no Gossip, mais eu não sei, Com louvor tem um Q diferente dos outros livros dela. Uma coisa mais liberal.
Com uma escrita fabulosa, uma descrição perfeita e ótimos argumentos Cecicly realmente mostra ao que veio, e prova que, Adolescentes, drogas, sexo e escola, tem tudo a ver com ela. Ainda não tinha lido nem um livro que falasse tão abertamente de Êxtase  Maconha, Álcool e Éter, e achei super bacana. Bastante gíria, bastante palavrão... Sabe,é isso que aproxima mais a história da vida real. Porra, ninguém fala certinho e ninguém está sóbrio 24 horas por dia!
Fiquei intrigado com o estado em que Tom fica ao tomar Êxtase. Você parece estar no lugar dele, as coisas são tão sem nexo, sem ligação com a realidade, você fica alto assim como ele, não parece realidade sabe, parece que a qualquer momento ele vai acordar e perceber que isso foi um sonho. Mias não, é real, pelo menos na história, e o mais incrível é que, não rola aquele sentimento de culpa entre os personagens, aconteceu? Aconteceu! Amém então! E pronto!

"- Pra falar a verdade, estou ficando com mais calor - murmurou ela. O pênis dele se apertava contra o seu umbigo. Ela estendeu a mão para baixo e o pegou - Mais Calor, Mais calor, Quente!"

O fim é um tanto quanto questionável. Ok, Shipley Transou com Adam, Tragedy levou e Patrick a levou para o hospital, salvando sua vida. Em um sentimento de culpa, Adam decide realmente sair da Dexter e ir para uma Universidade "irmã" no Reino Unido,já que seus pais passaram a "odiar" Shipley e a trata-lo com uma secura horrível depois do acontecido. Tipo, Shipley tá caidinha por ele, e ele diz que vai mudar de facul, ela apenas dá um beijo nele, dizendo que é pra ele não se esquecer mais dela, e logo depois, volta para Tom (isso depois que ele saiu da Vibe do Éter) e fim...
Meu espero que tenha uma continuação porque desse jeito não dá. O livro é envolvente do inicio ao meio do fim, e no fim ela deixa esses pontinhos como quem diz: "Pode haver continuação... Ou não! Haha me odeie!"...
Kkk' brincadeiras á parte, sou suspeito de falar qualquer coisa sobre a Cecily, mais amo demais os livros dela e esse é incrivelmente envolvente. Comece a ler, e vai ver que não vai conseguir parar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)