16 de junho de 2014

Resenha - A Garota Certa

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: A Garota Certa
Autor: Ali - so fucking - Cronin
Editora: Seguinte
Ano: 2014
ISBN: 9788565765336
Skoob: Livro

Sinopse: "Para Ollie, sexo sempre foi sinônimo de diversão, e namorar sério era algo assustador. Durante muito tempo seu estilo de vida funcionou, mas aos poucos começou a sentir um vazio cada vez maior - e nem imaginava que a solução estava bem ao seu lado. Desde o jardim de infância, Sarah era sua melhor amiga. Depois que ela sofreu sua primeira grande decepção amorosa, eles ficaram ainda mais próximos, e a turma inteira percebia que estava rolando um clima...Só faltava admitir. Mas manter um relacionamento para valer significaria compartilhar as aflições que Ollie estava acostumado a guardar a sete chaves. Suas angústias iam desde as mudanças de humor repentinas da mãe, que passava da depressão ao êxtase num piscar de olhos, até o descaso completo do pai. Isso sem falar em um problema de saúde que ele escondia até dos melhores amigos...Ollie precisava descobrir um jeito de enfrentar essa situação sem magoar a si mesmo - e sem machucar a garota com quem mais se importava. 'A garota certa' é o quinto volume de 'garota "

***

Pausa dramática de um leitor apaixonado, que acabou de terminar o livro, e viu aquele clipe do Snow Patrol, e imaginou o livro todo por aquelas ruas linda e depressivas...

***

"Enquanto ela esmagava meu rosto em um sofá de couro falso, surgiu um pensamento totalmente formado na minha cabeça, como uma frase digitada no cérebro: ela me faz feliz."

Vemos, dessa vez, a vida - na nem tão pacata assim - Brighton pelos olhos de Ols. Uma mãe maniaca-depressiva, um pai cinquentão que se acha O-ASTRO-DO-ROCK-COMEDOR-DE-NOVINHAS, e desta vez, em especial, um grupo de amigos que dão as costas á ele, sem nem ao menos entender o que aconteceu.
Vamos começar do começo gente?
Ollie tinha um irmão gêmeo, que acabou falecendo horas depois do nascimento, ele sobreviveu, mas para que ele nunca se esquecesse disso, o destino o presenteou com um defeito no septo atrial, ou seja, um buraco no coração. A esperança era que ele se fechasse com o tempo, mas não se fechou, e com o tempo Ols desenvolveu arritmia cardíaca. Ok, eu sei, trágico demais e acreditem, ainda estou me recuperando do câncer que eu ganhei ao assistir o A Culpa é das Estrelas, mas fazer o que, eu amo drama!
Por tudo isso e somado a uma mãe entrando em colapso por conta de um pai que entra em turnê e não da noticias e a trai na cara dura, Ollie resolve deixar seu mundinho á parte. 
Pela primeira vez na vida, depois de muito tempo na enrolação, ele acaba admitindo para si mesmo que sim, ele está apaixonado - vale lembrar que, Ols sempre se privou de relacionamentos por conta de sua vida um tanto quanto fora do prumo, vivia cada dia como se fosse o ultimo, e tentava ao máximo cuidar de sua mãe. Por isso ele tinha tanta regras a respeito de relacionamentos, como por exemplo nunca transar com garotas que for/estiverem: a) vulnerável, b) desesperada e c) virgem - e essa garota de sorte é nossa querida Sarita Cabrita. O que não é segredo para nenhum de nós. Eles se amam á tempos!
Mas eis que Ols depois de muito enrolar, decide falar com Sarah, da tudo certo, eles passam um FDS incrível de amor puro e blá blá blá, amor amor amor, orgasmos orgasmos orgasmo, mas a consciência de Ols pesa. Ele vai querer inserir Sarah em toda a sua realidade? Mãe 'maluca', problema no coração, pai ausente, crises depressivas e um possível caso de hereditariedade? Acho que não né gente. E é ai que a porra toda fica cinza, e você passa ler o livro com uma dor gigantesca no peito - literalmente.

"Se eu ainda não tinha admitido que éramos feitos um para o outro, era só porque estava com medo."

Sarah fica acabada, pois em sua cabeça, Ollie fez com ela o que fazia com todas as outras, ou seja, apenas sexo e nada mais. E com isso vemos uma terceira guerra mundial em Brighton. Todos, menos Ash, viram a cara para Ollie. Em especial Cass, que recebe o espirito do Ragatanga no corpo e fica possessa, aquela "Vaca Hipócrita metida á inteligente", nuss que vontade eu tive de comprar uma bota cano longo só pra meter garganta a baixo nela!
Até mesmo Rich e Jack cortam relações com Ollie, o que é desesperador para você que lê o livro e sabe que o ano está a alguns meses de acabar e eles lá, brigados e de cu virado, colocando em risco uma amizade de o que? 4 livros? meu deus! Ali Cronin, senta ali no banquinho da disciplina que a gente vai bater um lero depois, querida.
Nisso tudo Ash - mesmo com seus problemas com Dylan e todo o contexto "problemas na relação" - é a única que apoia Ols. De verdade, depois do que aconteceu passei a visualizar Ols como um mendigo, sujo, andando por ai sozinho, com fome, frio e medo, por que gente, é uma desolação horrível. Entra em jogo também os problemas em casa, com sua mãe que supostamente esta saindo de um surto maniaco-depressivo, e seu pai que ao ver sua mulher no estado em que está, prefere sair correndo de casa ainda de pijama do que tomar uma atitude. Acreditem, o livro vai deixar vocês putos com as situações criadas. Você lê, para, processa a informação e diz, não, não é possível que isso ta acontecendo.
De longe, Ollie era o personagem menos propicio a ganhar uma história - deixo aqui meu desgosto e sincero buraco no peito por Rich não ter ganhado vida - mas Ali Cronin é demais. Consegue montar um drama que se entrelaça em você de tal forma que mesmo você sabendo o que vai rolar no fim, não tem como, você lê sem parar, louco pra ver tudo dar certo. Não é segredo algum que amo o tipo de escrita da Ali, e os temas abordados são ótimos também, mas aqui entre nós, ela judiou legal do Ollie nesse livro. Deu dó, de verdade.
Vale lembrar também que o próximo volume ao que tudo indica sai em Julho, e se chama "Eu e Você" e Sarita Cabrita está de volta. Só espero que não seja a monotonia que foi no caso do primeiro livro. Espero gostar muito desse fim, e espero que não seja o fim. Queria tanto saber mais sobre Rich. 
Espero que leiam, amem e partilhem comigo essa paixão por Ali Cronin que só a gente entende! Hahahaha'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)