2 de fevereiro de 2012

ZaaKar.com Entrevista...


Nessa nossa estréia, tive o prazer de conversar com os autores de "O Principe Gato e a Ampulheta do Tempo", mais conhecidos por Bento de Luca (Marcelo Siqueira Silva e Gustavo Costa de Almeida Siqueira). Então, deem uma olhada no nosso papo!

Rafael: Como é escrever um livro, digamos, em "dupla"? Qual a melhor e a pior parte dessa "experiência"?

Bento de Luca: Começamos a escrever juntos na adolescência. Fazemos isso já há 10 anos. Pra gente é algo muito simples e prazeroso. Temos uma afinidade muito grande, nossas ideias são sempre muito parecidas e, digamos, complementares. Quando se propõe a trabalhar em parceria é preciso andar lado a lado, ou então verá o projeto afundar. É fundamental que exista vontade, disponibilidade, flexibilidade e perseverança de ambas as partes. Precisa existir uma conexão! Falando de um modo genérico, quando tudo isso que citei está equilibrado e fluindo, a parceria será de grande sucesso – com certeza é a melhor parte -, mas quando não existe essa “conexão”, teremos a pior parte da experiência! De todo modo, qualquer experiência será sempre muito válida! Falando agora diretamente sobre a nossa parceria: só vivenciamos a “melhor parte” até agora!

Rafael: Na opinião de vocês, o público brasileiro tem dado mais prestigio aos escritores estrangeiros do que aos brasileiros, ou não, isso tem melhorado com o passar do tempo?

Bento de Luca: Essa é uma realidade... Se olharmos uma livraria, veremos que a quantidade de títulos estrangeiros é extremamente maior do que os nacionais! Sem contar na divulgação que as editoras e livrarias fazem! 95% dos investimentos são direcionados aos livros estrangeiros. Mas sinto que esse quadro vem mudando gradativamente...

Rafael: Já aproveitando a pergunta anterior, vocês acham que o mercado de literatura “Fantástica” tem crescido no Brasil?

Bento de Luca: Sem dúvidas! A Literatura Fantástica Nacional vem crescendo a cada dia. Posso citar aqui três grandes nomes de autores que com certeza contribuíram para esse crescimento: André Vianco, Eduardo Spohr e Raphael Draccon.

Rafael: O que vocês quiseram passar aos leitores com o livro "O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo"?

Bento de Luca: Queríamos deixar o leitor brasileiro imerso em uma história que retratasse uma cidade conhecida para muitos: São Paulo. Justamente para valorizar a “literatura nacional” e quebrar o uso clichê de ambientar histórias em Londres, Paris, etc... Além dessa questão, queríamos uma história original, com personagens diferentes e “inéditos”!

Rafael: O que o público pode esperar ao ler o livro?

Bento de Luca: O público pode esperar por um livro original, repleto de magia, mistério, filosofia e humor!

Rafael: E por último, gostaria que destacassem do livro, a frase que vocês mais gostam. E caso haja um "porque" que me digam também!

Bento de Luca: “Não importa o tempo, nem a distância. Eu atravessarei as muralhas da morte. Em um mar de inimigos mergulharei. Declararei guerra ao vento se preciso for. Pois saiba, eu estarei lá quando você me chamar!”  Essas são palavras do Hugo, personagem que muito tem a ver com a gente.

Espero que tenham curtido o Bate Papo com o Bento de Luca.
E se vocês se interessaram pelo trabalho dos dois, podem saber mais sobre eles Nesse Link!

Até Quinta que vem gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)