9 de fevereiro de 2012

Resenha - 666 Caçadores de Demônios

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!

Nome: "666 Caçadores de Demônios" 
Autor: Tim Marvim
Editora: Degaspari
Ano: 2009
ISBN: 9788579040122
Skoob: Livro

Sinopse: “Um misterioso assassinato no convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, é o ponto de partida desta trama eletrizante e envolvente. Acusado pela morte de frei Abelardo, o jovem Michael vê-se obrigado a fugir do convento para não ser preso e acaba sendo envolvido numa perseguição cinematográfica a fim de escapar não só da polícia, mas de fanáticos religiosos, os quais imaginam que o rapaz descobriu o local onde se encontra o fabuloso tesouro templário. Após ter achado três livros preciosíssimos nos subsolos do convento, Michael começa a investigar o que há de verdade naqueles velhos manuscritos. Para provar a sua inocência, ele precisará desvendar o maior segredo de todos os tempos, um segredo tão terrível, que vem sendo guardado a sete chaves pela igreja há quase mil anos. Após decifrar diversas pistas escondidas pelos cavaleiros templários nas “sete torres do demônio”, Michael descobre aterrorizado que não é apenas a sua vida que corre perigo, mas o destino da própria humanidade.”

***

 “Muito cuidado ao abrir as páginas deste livro!”...
 “Você pode ser um deles!”

Frei Abelardo passou sua vida inteira à procura do grande segredo da Biblioteca secreta (que lhe foi passada pelo Frei Felício), mais somente o descobriu, quando passou seu legado (cuidar da biblioteca) a Michael, um jovem Frade do convento de Santa Maria delle Grazie. Michael em sua primeira noite na biblioteca acabou descobrindo o grande segredo que ela escondia. A Biblioteca dos Templários. Michael se vê cara a cara com três grandes relíquias da igreja. Três livros que fariam a Igreja virar de cabeça para baixo se fossem publicados em nossa atualidade. Só que tudo muda de rumo quando, misteriosamente Frei Aberlado é assassinado, e a culpa toda se recai em Michael (não darei muitos detalhes sobre a morte dele). Em primeiro instante ele consegue até fugir, mais é pego pela policia. E então, em sua cela, ele se vê cara a cara com um cervo do próprio Satanás, Belial, um diabrete, que queria uma importante informação que se encontrava em um dos livros que Michael havia encontrado na biblioteca, ou seja, a localização do cárcere de Satanás, prometendo ao rapaz mundos e fundos em troca de tão valiosa informação. Michael não sabia de tal informação, e mesmo que soubesse, não a contaria. E a partir de então se vê em uma verdadeira correria contra o tempo, a cada segundo mais envolto em toda essa história.
Ao fugir da cadeia (com a ajuda de Belial), Michael resolve então procurar um velho amigo de Frei Abelardo, Celestino, que muito generoso lhe oferece abrigo em uma casa de praia em Gênova, pois neste momento se encontrava adoecido. O garoto passa noites e noites lendo cada página daqueles três inigualáveis livros, descobrindo histórias que nem mesmo a Igreja ousaria comentar (e que nem mesmo eu irei contar, afinal, nem saberia como descrever tais revelações).
Temendo que o  Satanás realmente pudesse escapar de seu cárcere na terra, Michael resolve procurar as autoridades, que no caso seriam o Vaticano. Mais com essa atitude, Michael acaba piorando seu estado, pois ao contar tudo o que havia descoberto á um responsável no Vaticano, passa então a ser perseguido por dois homens, que estavam afim de apenas uma coisa que os tais livros continham... O local onde os Templários esconderam seu tão precioso tesouro.
E daí em diante são feitas mais e mais descobertas! Michael decide procurar por si só o cárcere do Satanás seguindo a risca os versos de Jacques de Molay (grão-mestre da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo), mais isso seria impossível de se fazer sem um documento chamado Malleus Maleficarum (um documento redigido por bruxas, e que segundo diz a lenda, possui as informações necessárias para se achar e matar o próprio Satanás). Ao sair á procura de uma copia de tal documento, uma paixão acaba nascendo. Michelle, uma “linda” londrina acaba dando o ar de sua graça e ajudando Michael a conseguir a copia do tal documento, que pertencia a seu patrão (um velho, dono de um Antiquário na cidade de Londres). Michelle acaba sendo demitida do Antiquário ao fazer as cópias para o rapaz, e então se vê sem rumo, e resolve ajudar Michael a desvendar cada trovinha deixada por Jacques de Molay. Seguindo com ele em direção a um fim que todos nós já conhecemos.
Michael tem um coração bom, e realmente acreditava que, encontrando as sete Torres do Demônio, juntando cada uma das pistas nelas postas pelos Templários, encontrando o cárcere de Satanás e estando com seu Tridente (única arma que o pode matar), poderia matá-lo. Mas nem tudo é tão fácil assim.

 ***
Assim como o próprio Tim me disse por e-mail, a capa não condiz ao conteúdo do livro. Quando vi a capa por si, pensei que o livro seria ao estilo “Supernatural” onde pessoas correm atrás de demônios e etc. Mais me enganei profundamente. Nos primeiros capítulos acabei me perdendo, a escrita não é fácil, e em certo ponto me entediando... Só que então, descobri o que Tim queria passar. Ele intercala os capítulos da primeira parte entre, os acontecimentos com Michael, e acontecimentos passados, relatados nos livros descobertos por ele. E isso se estende até a segunda parte, onde as “histórias” dos livros param de ser contadas e o autor dá ênfase na corrida á procura das Torres. A história é contagiante, e um tanto quanto inusitada. Digo isso, pois ao fim de toda essa saga, o moçinho acaba se tornando o vilão, e mostrando que o que está escrito, não tem como ser mudado!
Não esperem um final feliz, nem mesmo um conto de fadas. Ao chegar nos 3 últimos capítulos engoli o livro com uma bocada só, e ainda não creio no que li!
Dei 5 estrelas, e daria muito mais se fosse possível.  É muito difícil achar uma história tão contagiante como esta, e o Tim está de parabéns!

Amei o livro, mais umas perguntas ficaram em minha mente... Como Michael tinha tanto dinheiro? Ele poderia ter uma Namorada sendo um Frade de um convento? E como eles viajavam tão facilmente assim? kkk' Brincadeira, o livro é INCRÍVEL! Eu indico!

2 comentários:

  1. Rafael, muito obrigado pelas suas palavras. Além de um leitura atenta, você fez uma crítica inteligente e construtiva. Anotei suas dicas e vou ver se corrijo os defeitos numa possível segunda edição, rsrsrs... Ah, a minha ideia é fazer uma continuação do livro, quando Michael sai do calabouço e, finalmente, vence o mal. Por isso, deixei esse gancho no final do romance, que você bem notou. De fato, ele não tem um final esperado, do tipo que Hollywood adora. Mas vamos ver o que se pode fazer na segunda parte. Valeu, meu amigo!!!!!!!!!!!!!

    Tim Marvim

    ResponderExcluir
  2. Ah Tim, fico feliz que você tenha gostado da Resenha, foi osso escrever ela, é muita coisa! E espero mesmo uma continuação digna e com um final favorável ao Michael! Ainda não digeri essa história de o mocinho, no fim ser o vilão sem saber! Cruel da sua parte!

    Mais está de parabéns! Fez um ótimo livro!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)