16 de fevereiro de 2012

ZaaKar.com Entrevista...



Essa semana, eu tive o prazer de conversar com uma super fã da Amy Winehouse. Vanessa de Cássia, ou simplesmente "Feiosa", bateu um papo bem legal com a gente, e vale a pena ver!

Rafael: Descreva pra gente, quem é a Vanessa de Cássia por trás das eternas madeixas ruivas. Qual o maior sonho? E o maior medo?

Vanessa: Uma menina. Sonhadora. Apesar de casada, sou muito brincalhona e doida! Como eu disse em minha biografia, sou tagarela. Muito. Muito mesmo. Gosto de ser única e diferente. Um dia tô linda, outro feiosa. (Ah, esclarecendo algo em minha biografia "Meu marido me chama de feiosa. Por isso 'feiosa do Ita'.") Meu maior sonho está sendo este que estou vivendo agora, eu jamais imaginei passar por isso. Quando comecei a escrever, tinha pequenos sonhos com tudo isso, mas hoje realizando-os está sendo incrível e indescritível essa experiência. E meu maior medo, eu vou enfrentando todo dia!

Rafael: Da onde você tira inspiração para escrever? Afinal, escrever um livro não é nada fácil!

Vanessa: É verdade, não é fácil. Ainda mais eu, que nem sou formada. Mas na verdade eu apenas sentei em minha cadeira, em frente o computador, e tentei criar algo diferente, envolvendo o que a de cotidiano, sentimentos diversos, alegrias, tristezas, sensualidades, melancolia. Tudo isso tem no livro. Então não é uma leitura totalmente formal, é simples, fácil de entender. Tentei buscar esse tipo de romance, senti falta de romances "humanos" e não coisas sobrenaturais. Gosto. Mas ter algo que pode acontecer no dia a dia, pode ser divertido e cativante de se ler.

Rafael: Conta pra gente um pouco sobre o processo de criação do seu novo trabalho, o "Entre amores cruzados".

Vanessa: Bem, eu levei mais ou menos uns nove meses para escrevê-lo. Só o processo (meu, claro) de revisão que o tornou longo. Toda vez que o lia, eu tirava algo, acrescentava algo. Enquanto escrevia eu não tinha noção de como iria terminar, ou quando. Foi quando me dei conta; "poxa, tem 500 páginas" Foi então que parei e fiz a continuação. Entre Amores Cruzados, diria que foi simples escrevê-lo, tive a ideia do triangulo amoroso e deixei fluir. Mas saber de onde vinha tanta ideias, ah, isso só coisa de escritor mesmo. Essas vozes que nos acompanham, isso é fascinante, ter esse dom.

Rafael: Em quem você buscou inspiração para escrever? (Música, filmes, outros escritores, fatos do dia-a-dia).

Vanessa: Em músicas, filmes, outros escritores e fatos do dia a dia! (risos) Em tudo eu vejo uma inspiração. Até no clima, em minhas emoções do dia a dia. Se estou bem, escrevo coisas incríveis, que depois penso: "será que foi eu mesmo que escrevi isso?" Se estou “chatona”, escrevo coisas melancólicas, varia muito o estado de espírito do autor. Em todo momento a nossa cabeça pipoca informações. Não sei se é só comigo, mas principalmente, na madrugada, que vem ideias maravilhosas. Eu tenho um caderno que deixo embaixo do travesseiro, quando tenho ideias, fico escrevendo no escuro, no outro dia dia, aja paciência para entender o que escrevi...rs. Mas com certeza, cada detalhe, cada rosto visto na rua, em shopping, dá inspirações.

Rafael: Porque você gosta tanto da Amy Winehouse? (pergunto isso, porque todos os cantos em que eu olho tem uma frase dela! Kkk'). Ela tem um significado especial para você?

Vanessa: Adorei essa pergunta, ninguém nunca me perguntou isso. A única coisa que me dizem é: Você gosta de Amy Winehouse? SIM. Eu gosto! Alguns anos atrás, eu ouvi pela primeira vez a musica "You know I'm o Good" achei essa musica incrível, e, eu não sou boazinha! (risos). Eu gosto de rock, então quando vi aquela música, mudou-me. Eu fui atrás para saber de quem era aquela voz linda. E a achei. Desde de então fui a caça de várias músicas dela, e até depois de alguns meses ela estourou com "Rehab". As loucuras seguintes dela, não me fez gostar menos, e muito menos as criticas em que recebia por gostar dessa "louca". Eu também sou, não é mesmo! Durante, todo processo em que estava escrevendo eu ouvia Amy Winehouse. Suas musicas mostram um lado de dor, alegria, amor, arrependimentos. A Verônica, tem muito dela. É quase a Amy. Tirei a essência de cada letra dolorosa dela. E a transformei. Vocês entenderam mais no livro. E depois poderá me dizer, se a Verônica não tem um tiquinho de Amy. Ela é minha diva inspiradora, e sempre será. Um arrependimento: Não ter ido ao show. Quando soube de seu falecimento, fiquei ruim de verdade. Eu sinto até hoje. Mas sei que está aliviada, e hoje é um pedacinho do ceu azul...

Rafael: E fala pra gente uma frase/palavra que não sai da sua cabeça, algo que sempre te acompanha nos lugares onde você vai!

Vanessa: "Seja fiel a seus sonhos! Deseje sempre o que é impossivel"
Paulo Coelho me disse isso pelo twitter, e uma das coisas que mais fico feliz em pensar. 
Obrigada Rafa por essa entrevista, espero que tenha gostado, e ficarei esperando sua opinião do livro! Um forte abraço, e beijo a todos. 
E leiam muito, a vida sem leitura seria um erro!
"Will you still love me tomorrow... #ficaadica Ouçam Amy Winehouse..."

Muito bom esse papo não é? E ficou a dica ai, OUÇAM AMY WINEHOUSE!!!
Se vocês curtiram a Vanessa, é só entrar nesse LINK, e conhecer um pouco mais sobre ela!

Beijo galera, até a semana que vem!

Um comentário:

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)