20 de maio de 2013

Resenha - Bela Maldade

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Bela Maldade
Autor: Rebecca James
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
ISBN: 9788580570816
Skoob: Livro

Sinopse: "Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada..."

***

"Eu deveria ter ido ao enterro. Não teria precisado chorar nem fingir desespero. Poderia ter rido amargamente ou cuspido na cova. Quem se importaria? Se eu ao menos tivesse visto baixarem o caixão á sepultura, jogarem terra no tumulo, teria mais certeza de ela realmente está morta e enterrada!"

Todos temos segredos, mesmo os mais certinhos, escondem algum segredo. Alguns bobos e infantis, outros sombrios e aterradores. Katherine tinha um segredo. Um segredo que a seguia a todo lugar, a todo instante. Um fardo que ela levava consiga a mais ou menos dois anos. Mais ela merecia. Era o preço a se pagar. Pelo menos ela pensava assim.
Katherine se privava de se sentir feliz, morava com sua Tia Vivien em Sydney. Não tinha amigos no colégio, na verdade não queria. Gostava de ficar sozinha, lendo, estudando, e quando ela pensava em amigos, lembrava que eles poderiam descobrir seu segredo, e tudo viraria um inferno de novo.
Mais eis que Alice aparece. Encantadora, amável, livre. E Katherine não consegue dizer não. E então, por causa de um convite para sua festa, e um elogio, Katherine decide tentar de novo. Transforma Alice em sua melhor amiga. Se sente viva, reanimada, talvez Alice houvesse trazido calor á vida fria e culposa de Katherine. No pacote também veio Robbie, louco incondicional de amor por Alice, e um cara que logo se torna grande e importante amigo de Katherine. A verdade era, Alice queria atenção, queria ser o centro de tudo, e os dois sabiam disso, e até então tudo isso era engraçado, era um jeito engraçado e bem pessoal de se ser. Um jeito um tanto quanto único, assim como Alice.
Katherine, a pedido de seus pais então, resolve levar Alice para passar um final de semana com eles, aproveitando para apresentar uma amiga, mostrar que está seguindo a vida e eis que tudo é revelado. Katherine, depois de passar um jantar inteiro tentando tirar o nome de sua irmã Rachel, morta, das conversas, não teve outra opção a não ser dividir com Alice o que realmente havia acontecido. Rachel havia saído com ela e uma amiga, para um festa, onde só estariam pessoas mais velhas, e acabou embriagada,bêbada em todos os sentidos. Alguns rapazes se ofereceram para ajudar a levar as duas para casa, já que era bem tarde, e andar mais de quarenta minutos com uma garota desmaiada de tão bêbada era impossível. Katherine aceita a corona e acaba caindo em uma emboscada. É presa em um barraco enquanto sua irmã é estuprada. Katie consegue fugir, e ver a cena, corre o mais rápido que pode, e chama por ajuda, mais era tarde. Rachel já estava morta. E Katherine se sentia culpada por isso, se ela não tivesse levado Rachel para a festa, se não tivesse deixado ela beber, se não tivesse aceitado a carona, se não tivesse fugido talvez eles estuprassem as duas e as soltassem...Mais já era tarde demais para os “se” da vida.
Alice de certo modo acaba fazendo bem aos pais de Katherine também, traz um pouco de vida á eles. Katherine á muito tempo não via sua mãe tão alegre daquela forma, tão leve. Alice parecia um anjo que veio dos céus para transformar a vida cinza de Katherine e sua família, novamente colorida. Mais tudo muda quando Alice reencontra Ben, e então Katherine realmente vê quem ela é na verdade. A maldade então aparece... Ou a loucura.

"Olho para baixo, seguro meus seios, um em cada mão, e ergo-os. Estão pesados, cheios, sensiveis.
- Meu Jesus! Não estão? Como diabos não percebi?
- Ocupada demais trepando entusiasmadamente?
- É claro!"

Não diria que foi minha melhor leitura esse ano, nem também a pior. O começo é cansativo, e a história deixa um pouco a desejar. É meio monótona, sentimental, e isso cansa. Certas partes são ótimas, mais isso não torna o resto bom. Foi bem pensada, obvio, amei como a autora dividiu tudo, organizou a bragazza toda. Em si ela se divide em três tempos:

Futuro, onde Katherine tem uma filha, Sarah, e narra o seu ódio por Alice e narra sua viajem até a estação de esqui onde reencontra Robbie.
Presente, onde Katherine conta como tudo aconteceu depois da morte de sua irmã, Rachel, em Sydney, onde mora com a sua Tia, e acaba conhecendo Alice e Robbie, e começa então a trilhar para mais um desfecho.
E por ultimo, Passado, onde ela explica, depois de muito vai e vem, o que realmente aconteceu com Rachel, no dia em que foi assassinada.
Depois de ler Gossip Girl eu realmente esperava mais maldades nesse livro, mais ele é bem Light. É gostoso de se ler depois que passa da pagina sessenta, setenta. Mais não é nada que vá mudar sua vida. A trama engloba muita mentira, muito drama, muito ressentimento e culpa, nem é tanto segredo e sim mais omissão.
Alice é adotada e odeia seus pais adotivos. Sua mãe verdadeira é uma rippie rica, que para suprir a ausência de quase uma vida toda de Alice, paga tudo do bom e do melhor para ela (frutos de uma herança deixadas por seus pais, avós de Alice). Logo de inicio dá pra se perceber que esse seu temperamento meio individual vai dar em merda. Alice só pensa nela, quer ser o centro de tudo, de todos, quer as atenções, que estar incluída. Só que ninguém sabe o seu derradeiro segredo. Tudo, talvez toda essa história de amizade não passou de uma mentira, uma forma de se aproximar de Katie, que havia se mudado para a sua escola, e dessa forma tentar se vingar da menina que acabou com a vida do seu irmão, e o taxou diante da sociedade como um assassino. Grant? Não, pensem melhor... Sean, o garoto de rosto bonito mais obeso. Até então nem havia pensado na possibilidade de o irmão de Alice ser um dos culpados, mais tudo se encaixa. A máscara de Alice finalmente cai, e ela se mostra o quão psicopata ela é. Por que? Por que Sean estava lá, não estava sendo forçado, foi por vontade própria, vendo o estupro, e não fez nada, ele sem duvidas era culpado, mais Alice não via isso, acabava dando a desculpa de que ele sofreu muito na infância, que era pobre e sem estrutura... Mais os fins não justificam os meios. Na verdade a história toda, se você pensar bem, acontece por causa de Alice, graças ao seu plano de vingança Katherine conhece Robbie, acaba esbarrando com Phillipa e consequentemente Mick. No fim, graças á Alice Katie sofre mais, mais ainda assim volta a ser feliz.
Ainda assim, com toda a “trama”, ainda não me conformei com o fim, com Mick morrendo para tentar salvar Alice. Se fosse eu, deixaria ela lá, para que Iemanjá a levasse, por que, PFVR, ela não merecia nem as doses que tomava! Mais, lógico que gostei do final, que na minha humilde opinião foi uma das melhores partes do livro, Katherine reencontra Robbie na estação de esqui, e tudo volta. Um novo recomeço para Katie e Sarah, sua filha com Mick.
“Não quer? Ou está com medo? ... – Não sei – dou de ombros – Com medo, eu acho.... – Por quê? – Phillipa levanta as sobrancelhas – Por que ele poderia morrer?”.
Katherine perdeu Rachel, logo depois num ato insensato de Alice, acabou perdendo Mick, e quando surge a oportunidade de começar de novo, com Robbie, logo após reencontra-lo, ela tenta recusar, talvez com medo de perder tudo mais uma vez. Mais graças a deus Pip consegue por algo de bom em sua cabeça, e fazer com que ela aceite o telefone de Robbie.
Robbie morava com o pai, sua mãe faleceu a alguns anos, e desde então ele mora com seu pai, como se sua presença o fizesse ficar melhor. Robbie, coitado, sempre amou Alice. 
“Ela é como uma droga. Nunca tomo o bastante... Sei que ela me faz mal, sei que nunca serei feliz com ela, mais não consigo me controlar. Não importa o que faça comigo, eu simplesmente volto pedindo mais.”.
E olha que ela judia muito dele. Até o traiu, se é que se pode dizer trair já que os dois não tem nada além da amizade, durante as férias numa estação de esqui. Mais ainda assim Robbie não desiste, ama o jeito Alice de Ser, sua leveza, sua beleza, ama Alice como nunca amou a ninguém, e engole todos os sapos do caminho, e ainda continua amando. Mais então ela acaba saindo com seu pai, e ele descobre. Esse é o ponto final da história dos dois. Ele muda pra Europa para trabalhar na estação de esqui, e para de falar com seu pai, que era a vitima em tudo isso, por quase um ano.
Alice não está tanto para “maldosa” quanto dizem, ela apenas é louca, e espera por uma justiça que em sã consciência não existe. Está cega de ódio por Katherine ter nascido em uma boa família enquanto ela e seu irmão, foram separados no orfanato e passaram por tudo que passaram, está com raiva por, em sua mente doente, Katie havia cometido um crime.
Rachel era a prodígio, sempre tímida e na sua, amava tocar piano e tinha talento para tal, passava horas treinando para o recital. Sua vida era a musica (que ironia a Katherine namorar um musico né!). Sempre Rachel estava em primeiro plano, tinha um futuro de dar inveja. Katherine era descolada, popular, ao contrario dela, mais Rachel tinha tudo para ser melhor que ela mais para frente. Era linda, inteligente e talentosa. Fiquei pasmo quando Katherine deixou ela, uma criança de 14 anos toma litros e mais litros de vodca, obvio que ia dar merda né gente!  E deu no que deu, Rach acabou levando o famoso “Boa noite Cinderela”, e caiu no sono. Eles até tentaram fazer o mesmo com Katie mais ela apenas fingiu beber. E eu me pergunto, se ela tivesse realmente bebido, a história seguiria outro caminho não. Afinal ela desmaiaria e a chance de acordar horas depois, viva ao lada de rach era maior. Mais ela não bebeu e aconteceu tudo o que aconteceu. Foram levadas para o subúrbio, pararam numa estrada qualquer, foram para o meio do mato, Katherine foi trancada numa cabana pelo Grant, de onde conseguiu escapar depois de muito esforço e acabou vendo a cena:
“Rachel estava deitada no chão, ao lado dele. Ela estava de costas, a saia embolada em volta da cintura. Grant estava de joelhos entre suas pernas abertas. Movia-se para trás e para frente, enfiando-se nela. Rachel gemia baixinho a cada vez, os outros rapazes estavam encostados no carro, olhando. Os filhos da puta estavam estuprando minha irmão. Minha irmãzinha!”.
Os traços acabam ganhando forma, e a história ganha um guinada que até alegra um pouco. O que realmente me deixou meio, entediado com o livro, por assim se dizer, foi essa vontade excessiva da autora em tocar no assunto “Segredos” e fazer você acreditar que todo mundo tem pelo menos um grande segredo obscuro escondido no fundo da sua alma e trancado a sete chaves, ou pelo menos tentar fazer você acreditar nisso! Katherine tem um segredo, ok, entendi. Só que no decorrer dos capítulos, ela tenta de qualquer forma achar uma razão que tire a culpa de Katherine em guardar esse segredo. Alice tem segredos, tudo bem, mais ela fala de uma forma, como se Alice esconder certas coisas de sua intimidade justificasse os segredos que Katherine guarda, sendo que não tem nada a ver uma coisa com outra.

Sei que essa resenha ficou longa e LOTADA DE SPOILERS, mais no fundo, creio que a história é legal. Nada demais, mais não deixa de ser legal. A autoira concluiu toda a trama de uma forma legal, e um tanto quanto inesperada. Achei no inicio que o pai de Sarah, filha de Katherine, fosse Robbie, mais daí entra mais personagens e a história acaba ganhando cor. Acho o seguinte, lógico que você não deve se deixar levar pelo que eu escrevo, essa é minha opinião, eu posso ter achado sem sal, mais você pode ler e amar. E se isso acontecer, comenta aqui o que achou, ficaria feliz em saber!

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Rafael! Já li Bela Maldade e curti bastante, tanto que pretendo reler assim que possível. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael :)

    Estou com muita vontade de ler esse livro por isso li a resenha mesmo com os spoilers kkkkk, mesmo que você não tenha gostado quero ler e ver o que acho como você disse você não gostou mas eu posso gostar, abraços !!

    Dica : Mude a fonte das letras essas estão difíceis para ler !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Oiie
    Já li esse livro há um tempão..rsrs...nem lembrava direito o que acontecia..rsrs
    Quando o li, tinha gostado bastante, não sei por que,mas vendo agora a resenha que eu fiz dele no meu blog, realmente não sei o que vi em Bela Maldade...Não é um livro muito legal, é mesquinho demais *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro e gostei muito dele, nada de mais mas, é um bom livro!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/
    http://twentytwoo22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro e gostei muito. Parabéns pela leitura mas confesso que nao sou muito fã de resenhas grandes demais e com spoiler não, pq penso que o papel do blogueiro é despertar a curiosidade para leitura e nao contar tudo o que acontece, mas te entendo. Sucesso nos próximos textos.
    Já estou seguindo seu blog e te espero lá no meu!!!!

    leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. No começo eu tb pensei que o pai da filha da Katie fosse o Robbie! Acho que todo mundo pensou isso, né?! hehe
    E concordo com vc qd diz que o livro é sem sal... Pelo que eu ouvia falar, esperava muito mais! Não que seja péssimo, mas é só legalzinho...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  7. Muito legal sua resenha, li esse livro também no ano passado, inclusive fiz uma resenha sobre ele também.

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro em 2012.
    Achei o livro cansativo no começo também, mas depois vai ficando mais interessante e como eu sou super curiosa pra saber o final do livro, vou devorando as páginas sem parar pra saber logo o que acontece. rs
    Não foi o melhor livro de 2012, mas também não foi o pior. É legal!
    Abraços! Sucesso com o blog.

    http://psilover.wordpress.com

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)