28 de dezembro de 2015

Resenha - Inquebrável

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Inquebrável"
Autor: Kami Garcia
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403131
Ano: 2014
Páginas: 288
Skoob: Livro
Estrelas: 5


Sinopse: "Kennedy Waters sempre achou que espíritos vingativos fossem coisa de cinema, até a morte de sua mãe. É quando os gêmeos Lockhart invadem sua casa para lhe livrar de um destino igual que descobre que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos é frágil. Ele deve ser protegido pelos caçadores de fantasmas da Legião da Pomba Negra, que atualmente só tem uma geração de jovens para lidar com seus inimigos, e da qual a mãe de Kennedy outrora fez parte. E agora os gêmeos devem convencê-la de que herdou o seu poder...". 

***

Essa semana eu trouxe para vocês a resenha de um livro que me surpreendeu muito. Assim, eu não esperava nem um por cento disso que estou sentindo por esse livro. Mas antes, deixa eu apresentar a autora para você – como se precisasse né!?
Kami Garcia cresceu em Washington (DC) e atualmente mora em Los Angeles, Califórnia. Especialista e professora de leitura, com mestrado em educação, além de ensinar crianças e adolescente, Kami ficou famosa pela série de livro “Beautiful Creatures”, em que é co-autora, junto com sua amiga Margaret Stohl. A série, atualmente constituído por quatro livros e três outros Spin-offs,  é geralmente classificada como um Fantasia/New Adult, focado mais para adolescentes. O primeiro livro, “Beautiful Creatures” atingiu a marca de Bestseller internacional e está na lista dos mais vendidos do The New York Times. Foi publicado em 39 países e traduzido em 28 idiomas.
Mas essa semana não falaremos da Lena, nem nada a ver com bruxas e maldições e profecias... Falaremos sobre demônios e fantasmas vingadores!

“Queria deixar a dor me preencher e cobrir minhas entranhas com a armadura de que precisava para passar por aquilo. Imaginava a redoma de Lady Day sendo baixada sobre mim. Mas, em vez de vidro, a minha era feita de aço.
Inquebrável”.

Kennedy morava com a sua mãe e seu gato, perto do campus de sua faculdade. Seu pai havia ido embora quando ela ainda era pequena. Ele deixou um bilhete para sua mãe dizendo que tudo o que ele queria era uma vida normal, mas que isso seria impossível... Kennedy possui desde pequena um dom, além de pintar maravilhosamente ela também tinha memória visual. Era mais ou menos como se ela tirasse uma foto da cena e armazenasse em sua cabeça, como um banco de dados. Ela se lembrava muito bem do bilhete, Claro, só foi entender mesmo quando já era mais velha.
Certa noite, seu Gato Elvis fugiu e correu em direção ao cemitério do Campus. Kennedy chamou, e chamou, e chamou, mas nada do gato aparecer. Ela chegou a um ponto de estar com lama até os calcanhares. Chegou até um túmulo onde viu algo parecido com um vulto, uma silhueta. Ela logo ficou temerosa, afinal, cemitério à noite não é o melhor lugar para um passeio.
Quando a luz da noite bateu por sobre a silhueta ela logo relaxou um pouco. Era apenas uma mulher, pálida, de camisola, que parecia flutuar, pois seus pes estavam limpos e pareciam estar a um palmo do chão. Ela tentou um diálogo, disse que seu gato havia fugido e entrado no cemitério, mas nada da mulher dar um sinal de vida. De repente Elvis saiu correndo, pelo meio das pernas da mulher. Kennedy tentou pegá-lo, mas ele foi mais rápido e sumiu pelo portão de saída do lugar. Quando ela voltou a olhar para a direção de onde a mulher estava, se assustou ao motar que já não tinha mais ninguém.
Certa noite, depois de sair com Ellie, sua melhor amiga, Kennedy se deparou com a casa toda apagada, o que era estranho, pois sua mãe sempre a esperava para ouvir as novidades. Ela chamava mas nem sinal de vida. Parecia que havia acontecido um blackout. Ela subiu as escadas até o quarto de sua mãe. O lugar estava frio e trevoso. Na cama, Elvis estava deitado em cima do peito de sua mãe. Peito esse que não parecia subir nem descer. O gato olhava para Kennedy, sem nem se importar. Ao chegar mais perto, ela notou que sua mãe estava imóvel, sem respirar.
Ela havia morrido.
Falência cardíaca foi o laudo médico. Ok, isso pode acontecer com qualquer um. Até que isso voltou a acontecer, com a própria Kennedy. Elvis pousou em seu peito e era como se alguém a sufocasse, com um travesseiro em seu rosto. Ao abrir os olhos deu de cara com a mulher do cemitério, pálida, morta, tentando acabar com a sua vida. Dai Sam e Dean Winchester chegaram e mataram o fantasma... Oops, brincadeira, era o Lukas e o Jared Lockhart...

Que a pomba negra sempre o carregue”.

Eu dei uma chance para a Margaret, em ícones, e não gostei muito da trama. Ache uma distopia muito perdida e, de vez em quando, monótona. Imaginei o mesmo quando comecei esse, e acabei pagando pela boca.
O livro é incrível. A trama é maravilhosa. E eu não vejo a hora de sair o segundo volume. Kennedy descobre que no mesmo dia em que sua mãe faleceu, outras quatro pessoas também faleceram. Todos faziam parte de um grupo chamado “A Legião”, uma espécie de exorcistas/caçadores de fantasmas que tinham um objetivo: reduzir os danos causados por um demônio, Andras, que foi solto há milênios. Andras estava entre os dois mundos e influenciava as criaturas – fantasmas, espíritos e etc – a cometer mais assassinatos, fazendo com que mais espíritos vingadores fossem criados para que, talvez um dia, ele pudesse vir ao nosso mundo causar a discórdia. Pesado né? Pois é.
Nesse vai e vem, ela descobre também que isso é passado de geração para geração. Como todos os cinco morreram, seus escolhidos tomaram seu lugar, e isso incluía a própria Kennedy. Nesse momento, em que ela estava dada como sequestrada pela polícia, os cinco adolescentes partem em busca de uma possível arma que pode acabar com o demônio. Dai você mistura tudo isso com muito susto, triângulo amoroso, problemas pessoais e com um demônio querendo matar os cinco e pronto. A trama perfeita.
A escrita é muito rápida, simples, precisa e faz com que você não veja as horas passarem. Garcia, além de nos mostrar seu potencial nesse trabalho individual, também nos presenteia com personagens cheios de personalidade e histórias pessoais que acentuam ainda mais toda a história, a trama fica mais rica graças a história de cada um dos cinco.
Achei que de forma alguma o livro deixou a desejar. Na verdade eu engoli ele em dois dias, de tão nervoso que fiquei querendo saber como terminava. Sem falar que é sempre bom ler certas coisas, sabe, compreender um pouco mais de um mundo que não conhecemos bem. Símbolos, crenças, histórias. Se vocês curtem aquele joguinho de charada, vai amar ainda mais esse livro. A cada nova missão, a coisa vai ficando mais sinistra, mais perigosa e as verdades vão aparecendo conforme a carruagem anda.
De verdade? Esse entra para a minha lista de melhores livros do ano, ganhou o terceiro lugar, ficando atrás de “A Rainha Vermelha” e do “Para todos os garotos que já amei”. Se você está de férias, e quer um livro que te tire da realidade, prazer, o nome desse livro é Inquebrável. Isso é impressionante, eu estou bobo ate agora. Como um livro, que eu comprei no inicio do ano pode ter sido tão incrível assim gente? Apaixonei!
44/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)