6 de maio de 2013

Resenha - O Verão que Mudou Minha Vida

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: O Verão que Mudou Minha Vida
Autor: Jenny Han
Editora: Galera Record
Ano: 2011
ISBN: 9788501088628
Skoob: Livro

Sinopse: "A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós..."

***

“Para mim era como se o inverno não contasse. O verão era pra valer. Eu media minha vida em verões, como se realmente só começasse a viver em junho, quando chegava àquela praia, àquela casa.”

Cousins Beach para Belly era o paraíso.
Sua vida só começava quando ela, sua mãe e seu irmãos iam para lá, passar as férias de verão na casa de veraneio de Susannah, melhor amiga de sua mãe da época da faculdade. Desde que ela se conhece por gente, seus verões, os melhores e os piores, foram lá.
Talvez o que fizesse o lugar perfeito não fosse nem a praia, ou a casa, e sim quem estava lá. Conrad e Jeremiah, filhos de Susannah. Eles eram quase irmãos para Belly, mais ainda assim ela os amava. Jeremiah mais como amigo e confidente, nos últimos verões eles haviam se aproximado muito. Conrad, é e sempre será o primeiro amor de Belly. E vão por mim, o primeiro amor, nunca é esquecido.
Mais algo não parece tão perfeito assim no paraíso. O Sr. Fisher, marido de Susannah, que normalmente passava um final de semana com eles, não havia vindo ainda, Belly sabia que algo estava diferente, mais era verão, e ela queria apenas se bronzear e nadar. Ela estava completando 16 anos, havia desabrochado, estava linda comparada ao ultimo verão. Ela sentia que esse seria o ultimo verão ali, em Cousins, e por isso queria curtir, nesse verão não seria mais ela contra os meninos, como era antigamente quando eles eram pequenos, e sempre era excluída das atividades, esse verão seria o verão da vida dela, em todos os sentidos. Conrad estava estranho, mais quieto, mais anti-social, e mais estranho que nunca. Haviam até dito que ele estava usando drogas. Belly não acreditou muito nisso, para ela Con sempre foi estranho e isso era normal vindo dele, ele nunca pensava em mais ninguém a não ser em si próprio e no seu violão. Jeremiah continuava o mesmo de sempre. Steven, irmão de Belly, foi embora duas semana mais cedo, para conhecer as faculdades com seu pai.
“Por que Steven nunca mudava. Ele era simplesmente desagradável, insuportável, meu irmão mais velho, a desgraça da família!”
Com o passar dos dias veio a tona o possível motivo da rebeldia de Conrad. Sr. Fisher e Susannah estavam se separando, eles pensavam que os garotos não sabiam, queriam fazer desse, provável ultimo verão, o mais perfeito possível antes de dar a noticia. Pelo menos, eu queria que isso fosse verdade.
Belly então conhece Cam, na verdade ela o reencontra. Já haviam se encontrado á anos atrás, em uma convenção da na escola.
Tudo parece lindo e perfeito. Belly agora estava firme com Cam, os dias de sol eram lindos dias de sol. Conrad já não mexia tanto com ela. As coisas pareciam perfeitas... Mais o verão uma hora acaba... E mesmo o paraíso, nunca é perfeito o bastante!

“Assim que Steven se virou para voltar para a toalha, pulei nas costas dele e passei um braço diante do seu pescoço, puxando seus cabelos com toda a força possível... Eu me agarrei as costas dele como um macaco, mesmo com Jeremiah puxando meu pé e tentando me tirar de cima dele. Conrad caiu de joelhos, rindo.”

Só digo uma coisa dona Jenny Han, sua sorte é que eu já tenho o segundo volume na minha estante, e já comecei a ler ele, por que se não, eu pegava um ônibus até São Paulo, de São Paulo eu ia pro Rio, do Rio direto para Richmond, sem paradas, e metia o meu pé na sua cara! Onde já se viu, terminar o livro assim? Com a Bells fugindo para sabe onde com o Conrad? Bebeu água de penico mulher? Bateu a cabeça na quina do espelho do armarinho do seu banheiro decorado com conchinhas é?

(risos)

Peço que não se deixem levar por esse pequeno e simplório resumo que fiz. Não esperem ação, fantasia e sobrenatural. O livro é lindo. Meigo. Romântico. Suave. Belly mesmo que tente ser mais adulta, crescida, ainda tem aquele espírito de criança mimada e birrenta. O que a torna ainda mais perfeita e apaixonável. A história inteira roda em torna da casa, dos momentos lá passados. No inicio, quando tem o primeiro “Revive”, pensei que seria chato e monótono, mais não. A dona Han ai, conseguiu unir perfeitamente os acontecimentos de agora, com os do passado. Ela introduz a vida dos personagens de tal forma que você se sente presente em Cousins, você se sente como se, aquela casa, aquela piscina, aqueles ritos que os americanos sempre têm, fizessem parte de você agora. Sem falar no bom humor da escrita. Sempre dialogos que mesmo sendo tensos, são engraçados.
Só eu sei a via sacra que foi conseguir esse exemplar. Tive que falar direto com a Galera Record, comprei por eles e demorou quase uns 20 dias pra chegar. E daí, na semana passada, fui ver o Homem de Ferro 3 e A morte do demônio, e passei pela Max Sigma, perfeição em livraria, e lá estava o bonito, na parte juvenil. Sendo que a moça de outra filial da livraria tinha me dado certeza absoluta que o livro não estava sendo distribuido mais! Realmente, não é fácil de se achar. MUITO ZICA conseguir ele, mais vale a pena viu. Vale muito a pena mesmo!
Não é segredo pra ninguém que eu leio a maior parte do tempo no ônibus, indo e voltando do trabalho. Chegou certa parte do livro, já no fim, que eu tinha que parar a leitura, respirar fundo, olhar para um ponto longe, e lembrar que tinha mais gente no ônibus e que eu não podia chorar. Você se conecta de tal forma com os personagens que quando a bomba cai, é impossível você não se abalar. É impossível você não se emocionar com tudo que vem rolando com a Susannah, é impossível você não se emocionar com Conrad e Jeremiah. É tudo muito intenso.
De verdade, eu torcia para que Bells ficasse com Jeremiah. A forma como Conrad se comportou foi muito infantil, isso por que ele é o mais velho, cadê o exemplo? Já Jeremiah foi sempre o apaziguador. Susanna queria que esse verão fosse perfeito, pois o Câncer (SPOILER SPOILER SPOILER) no fígado havia piorado. Entre uma vida em hospitais e quimioterapias, ela escolheu viver o tempo que tinha com as pessoas que mais amava. Queria que esse ultimo verão fosse o melhor de todos. Mais Conrad vivia bêbado, vivia ausente e fazendo coisas erradas. Ao invés de ajudar, de ser um bom filho e trazer o mínimo de felicidade para sua mãe, ele foi rebelde, sem coração.
“Ah mais essa foi a forma que ele achou de expressar sua tristeza”, por favor, se entristecer ainda mais a pessoa que mais ama ele e encher ela de preocupação for a forma que ele “achou para expressar sua tristeza” teria sido melhor ele amarrar uma ancora no pé e se jogar no mar! PFVR!!!
A ficha de tudo começa a cair mais nos últimos capítulos, os pontos se fecham, as lagrimas rolam em nossos olhos, e o paraíso entra contagem regressiva para se dissolver. Tem uma parte do livro que eu acho maravilhosamente perfeita. Depois da briga, quando a bomba atômica atinge o paraíso de verão, Belly vai ao quarto de Jeremiah, ver como ele estava. Eles se abraçam e choram, choram, choram, e acabam fazendo assim como quando eram pequenos, e tinham que dormir juntos, pois a casa estava cheia de gente. Belly e ele dormem juntos, um consolando o outro. E eu realmente achei essa uma das partes mais bonitas do livro. Acho incrivel o jeito com que a autora escreveu o livro e as cenas sem nada de pejorativo, ou obsceno, é tudo simples e apaixonante!
Belly perde o contato com Cam, que sinceramente, não foi sem tempo, pois uma relação com dois indivíduos passivos e sem ação não dá. Ela queria um beijo, ele queria um beijo, daí o que ele faz? Rouba? Não! Pergunta se pode. Deus! WHY? (Sem dizer que ele ainda ficou devendo um banho sem roupa no mar ein dona Han!).
Jeremiah se declara para Belly, o que não era segredo nenhum, para ninguém, e o que ela faz? Beija ele? Não.  Ela diz que ainda ama Conrad. Deus! WHY?

Mais sem brincadeira, acho que a autora não podia ter escolhido o fim do livro melhor. Quando ela entra no carro com Conrad e puff, a história acaba, eu juro, virei a pagina umas três vezes, bobo sem acreditar que tudo acabou assim. É um livro EXTREMAMENTE APAIXONANTE. 
Cada parte dele é incrível. Não me arrependo nem um pouco do trabalho que tive para conseguir ele. Me apaixonei, e não vejo a hora de começar com o segundo.
Peço que, leiam o livro. Não vão se arrepender!

3 comentários:

  1. Esse foi um dos primeiros livros que li esse ano.
    Gostei bastante, romance bem leve... Adorei as personagens e me imaginei em muitas cenas!
    =D

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma leitura fácil, e uma história extremamente envolvente. Gostei muito desse livro, apesar de em determinadas partes ter uma certa raiva da Belly, ainda mais quando ela falava do Conrad e do seu amor por ele, aff u.u
    Estou bem ansioso pelo último livro da série, quero saber logo qual será o desfecho desse triangulo amoroso, apesar de já ter alguns palpites e tal, mas que eu me recuso a acreditar :P kkkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Esse livro é tão agradável de ler que o finalizai em algumas horas! Gostei tanto da história, quanto dos personagens, agora não vejo a hora de ler a continuação.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Seguindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)