4 de novembro de 2013

Resenha - Chamado das Sombras

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Chamado das Sombras
Autor: Mateus Marx
Editora: Novo Século
Ano: 2012
ISBN:  9788576798057
Skoob: Livro

Sinopse: "Misteriosamente, a Princesa Eleanor desaparece sem deixar vestígios, e ninguém é capaz de explicar seu paradeiro. Numa busca extensa e persistente por sua amada, o Príncipe Carmanni luta por respostas que não parecem estar ao seu alcance, e ao longo de sua jornada insistente e obscura, sempre que ele parece se aproximar da verdade, sombras fúnebres surgem. Cada parte desvendada do enigma leva a ainda mais mistérios sombrios, e ao desvendar o sumiço misterioso de Eleanor, ele verá que há coisas muito maiores, perigosas e assustadoras se escondendo por trás das sombras que escurecem seu caminho até a verdade. Horrores apavorantes esgueiram-se em seu caminho, e o Príncipe descobrirá que não só a sua vida está em perigo – mas a de todos à sua volta. Não apenas uma estória sobre amores perdidos, Chamado Das Sombras faz pensar sobre desejos, insanidade, confiança, morte e, acima de tudo, sobre as dores do amor – afinal, só o mais belo dos sentimentos é capaz de causar tão extremo sofrimento."

"Meus sorrisos se perderam como Eleanor, mas eu não me importava quando ainda sorria.
Não me importava.
Agora me importo.
Tudo se perdeu.
Eu perdi Eleanor.
Eu me perdi. Perdi-me como minha Princesa se perdeu."

Durante um baile promovido pelo Rei de Mandrok, George, em celebração ao casamento de seu Filho e futuro herdeiro do Trono, Carmani, e sua linda e graciosa esposa, Eleanor, algo estranho acontece. Após uma dança majestosa no centro do salão, Carmanni percebe que seu grande amigo - e astuto profeta - Argaio desapareceu do assento logo ao lado do Rei. Isso o deixa intrigado, e um pressentimento ruim começa a assolar sua cabeça. Ele corre até o lugar onde o profeta estava, mais nada ele havia sumido. Então outra sensação ruim passa pelo seu corpo... Eleanor! Ele a havia deixado  no centro do salão, sendo paparicada pelos convidados - aproveitadores e bajuladores - da festa. Seu olho corre por todas as direções e nada, nem u sinal da princesa. O desespero toma conta de sua cabeça. Aos gritos Carmanni chama por sua amada, mas isso não adianta. A musica cessa, os convidados começam a ficar amedrontados até que em um certo momento todos começam a formar um circulo, espantados e já com receio. Ao centro do circulo, que com dificuldade o Príncipe adentra está nada mais nada menos que a mascara, simples e delicada, de sua princesa. De sua princesa Perdida.
Um ano se passa. Carmanni ainda tem esperanças de encontrar sua Princesa viva, em algum lugar. Seus pesadelos têm assolado suas noites a cada dia sofrido desse um ano que se passou. De longe, Carmanni já não é mais o mesmo príncipe de antes. Algo havia se esvaído de seu corpo. O amor faz isso com a gente né?! E imagina o quão pior é quando se perde ele por uma coisa que você ainda não sabe explicar. Ninguém tinha suspeitas, testemunhas, possíveis paradeiros. Ascastrum inteira foi revistada, e nada. Ainda era um mistério seu paradeiro.
Em uma de suas costumeiras visitas a Villaquie, para ver seu amigo e conselheiro Argaio, Carmanni pede para que o profeta tente novamente - depois de muitas tentativas mal sucedidas onde a nevoa sombria embaçava toda a visão dos fatos - ver seu futuro. Eis que nessa tentativa, algo aparece nitidamente. Um local, um destino aparece em meio as sombras. Talvez um novo recomeço da história. Cogumelo Venenoso é o que a visão indica. Um vilarejo um tanto quanto que deserto depois da sombria floresta de Arbotem.
Sem pensar duas vezes, Carmanni decide que suas respostas estão lá. E que é seu dever ir até lá. O que o espera? Isso eu não vou contar. Mais vão por mim, muitas sombras assombram o caminho desse Príncipe que mal sabe no que está se metendo!
Bem vindo ao Chamado das Sombras.

"Um caminho sombrio, num cenário sombrio, com muitos personagens sombrios e sem duvidas uma trama tão sombria quanto!"

Conheci o livro por meio do Facebook. Me inscrevi lá para poder resenhar o livro numa forma de parceria com o autor. E acabou que quando eu menos esperei o livro chegou. Confesso que gostei muito. A surpresa foi maravilhosa.
A premissa do livro é muito boa. Uma princesa desaparecida, e um Príncipe que a todo momento pensa em reencontra-lá. Eleanor se torna uma grande incógnita até o final da história. Ela está ou não viva? Gostaria de dizer que as paginas iniciais são envolventes, mais não posso. O começo é cansativo, é muito bem escrito, detalhado, mas não é algo que prendeu tanto a minha atenção. Senti muita falta de dialogo, de contato com os personagens. Eleanos começa a aparecer cada vez mais nas sombras, enquanto o desconhecido homem de preto começa a caçar cada vez mais o príncipe. O que chega a te deixar nervoso, porque o cara teve, tive, 'N' chances de acabar com Carmanni  mas ainda assim não o fez. Sempre alguma coisa atrapalhava. Durante o desenrolar você acaba criando, possíveis razões do homem estar correndo atras do Príncipe, ok ele era o príncipe  muita gente não gostava dele no Reino, mas devia haver algo a mais no fim, e acreditem, tem.
A passagem pela vila de Cogumelo Venenoso é algo que sem duvida deixa duvidas sobre o que é real, ou fantasia, e de verdade, não ajuda nada o Carmanni hora dizer que acredita, e depois dizer que está louco, delirando e fingir que nada está acontecendo. Eu achei assim, de incio, o personagem principal fraco. Sem muitos "atributos' que façam você realmente amar ele. Acabei amando muito mais as Três bruxas, do que o próprio Carmanni. Achei que a parte que conta a parte delas a mais envolvente de todas. Um time perfeito, bons diálogos  a descrição dos movimentos, das feições, da forma de falar foi incrível  Se houvesse um livro só delas, eu compraria agora. Sabe a parte do Harry Potter e as Relíquias da morte, em que o Pai da Luna conta o Conto dos Três Irmãos? Então, imaginei essa parte exatamente daquela forma. Realmente encantador.
Depois dessa parte, meus olhos se encheram de luz, imaginando que o resto do livro seria tão envolvente quanto ela, mais não rola isso. É um livro incrivelmente bem escrito. Com uma coisa que eu acho mega difícil de se fazer: Personagens falando como antigamente. Mas diga-se de passagem, chega um ponto em que fica cansativa a narrativa.
O final é um tanto quando avassalador. Tão bom quanto a parte das Três bruxas. Sem duvida foi mais um ponto em que o autor acertou em cheio. Um desenvolvimento ótimo, com muitas revelações de cair o queixo, fechando assim um circulo vicioso de perguntas que já estavam encucando minha mente. No fim... SPOILER... O motivo de toda a correria de Carmanni acaba se mostrando como o motivo errado. Vão por mim Xístofes não é o problema. Uma coisa que também me deixou meio perdido, por que Eleanor diz para que Carmanni tenha cuidado com ele? Tudo bem que aquilo foi uma ilusão criada pelas 'servas' de Nefaro - uma coisa que vou deixar oculta aqui, por que sem duvidas é uma parte bem legal da história - mas ainda assim, as bruxas também o fazem parecer como um vilão, e isso não foi muito esclarecido. No fim o vilão na verdade é o mocinho, e a facada vem de onde menos se espera.
Por fim, posso dizer o seguinte, na minha mais humilde opinião, Mateus Marx tem um feeling incrível para escrever, detalhismo ao extremo, boas passagens,um bom fechamento de história, mas ainda acho que o texto poderia ser mais envolvente, não tão sombrio sempre, como acaba acontecendo - Ah mais o livro não é o Chamado da Luz, tem que ser sombrio né Rafael! - Sim, mais chega a um ponto que, você sabe que tá escuro, que tem alguém ali na sombra, e mesmo assim, acaba rolando todo um texto informativo sobre a sombra e seus derivados sombrios. Acho que, na tentativa de escrever algo bem detalhista e real, que fizesse o leitor entrar na história, ele acabou 'exagerando' - não que detalhes sejam exagero - um pouco, tornando essa descrição cansativa. Pesada. 
Gostei bastante do livro - mesmo que possa não parecer - acho que o potencial da história é gigantesco, com muitas possíveis vertentes, e confesso estar ansioso pela continuação. Talvez com um pouco mais de diálogos, kkk' tá parei. Mas acima de qualquer coisa, quero deixar meus parabéns ao autor. Uma bela obra, com um sentimentalismo incrível. Assim, conheço essa editora bem demais até, e sabendo do que sei, multiplico meus parabéns em umas 3690 vezes para o Matheus. Não é fácil essa vida de autor brasileiro. E sem duvidas, um futuro maravilhosos de lançamentos vem pela frente! Parabéns Matheus pela obra! Sempre bons ventos para você!

Um comentário:

  1. Fiquei bem interessado nesse livro! Me chamou atenção ^_^
    Parabéns ao Rafael, pela ótima resenha! Soube descrever bem o livro, deu sua crítica, mas também deu sugestões para o autor. Isso é muito legal!
    E parabéns também ao Mathes, pelo belo livro! Espero conseguir ler logo!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)