11 de novembro de 2013

Resenha - O Oceano no Fim do Caminho

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil - FUCKING - Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
ISBN:  9788580573688
Skoob: Livro

Sinopse:  "Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano."

"O oceano de Lettie Hempstock.
Lembrei-me disso, e, ao lembrar, lembrei-me de tudo." 

A vida em Sussex, Inglaterra não estava fácil, e por causa disso, uma família foi obrigada a alugar um dos quartos para hospedes, uma forma de ajudar nas finanças da casa. Só que esse quarto era o quarto do seu filho mais novo, de sete anos. Tinha uma pia amarela do tamanho exato dele, feita especialmente para ele, sem falar que ali ele tinha a liberdade de dormir com a porta aberta, pois tinha medo de escuro, e nos dias de chuva podia deixar a janela aberta e se desse sorte, sentir os pingos de chuva em seu rosto. Mas agora era tarde. O quarto já havia sido alugado. Agora quem iria viver em seu quarto era um minerador de Opala que veio do sul da africa, e que ao chegar em sua casa, atropelou se gatinho preto, enquanto ele dividia o quarto com sua irmã mais nova. O Minerador até tentou ajeitar o estrago que fez, trazendo outro gato para o garoto, mais o gato era velho e mau, se chamava monstro, não deixava que o tocassem e vivia do lado de fora, correndo atrás de pássaros.  O garoto queria chorar pelo seu gatinho, mais não o fez. Era tarde demais e de certa forma o dano foi revertido. Era assim que eles pensavam não era?
Em certa manha de sábado, como era de costume, o garotinho sempre lia sua edição de SMASH que seu pai trazia da cidade enquanto tentava digerir as torradas queimadas que seu pai fazia, só que nesse sábado  quando ele foi pegar a revistinha no carro, o carro não estava lá, e logo o telefone tocou. Haviam roubado o carro de seu pai, e deixado no final da de sua rua.
Com certeza era coisa de arruaceiros. Junto de seu pai, eles foram á pé até o local onde o carro estava e logo tiveram uma surpresa, no banco de trás, deitado bem em cima da revistinha, com o rosto tão vermelho quanto uma ameixa estava o Minerador de Opala, morto. Ele havia se matado ali, no fim do caminho. O garoto não podia ficar ali, na cena do 'crime', então seu pai pediu que esperasse do outro lado da rua, mas então uma boa alma apareceu e se ofereceu para cuidar dele enquanto tudo acontecia e de certa forma era resolvido.
Seu nome? Lettie Hempstock.
Ela era uma cabeça mais alta que ele, e tinha o que? Onze anos? Sim, onze. O que não se sabia mesmo era a quanto tempo ela tinha onze anos. Ela o levou até sua casa, onde morava com a velha Sr. Hempstock, sua avó, e a Sr, Hempstock, sua mãe. Ele ainda estava com fome, então comeu um pouco, um café delicioso, e em meio a isso acabou descobrindo o que levou á morte do minerador. Ao que parece, ele havia vindo para a inglaterra com as economias de seus amigos, para tentar fazer dinheiro por essas bandas com os negócios de Opala e ajudá-los, mas então ele foi até o cassino, e acabou perdendo tudo. Não viu outra saída a não ser se matar, pois ele mesmo não se perdoaria pelo que fez. Lettie então o convidou para um passeio. Ela lhe mostrou seu Lago que não era um lago, e sim o mar. Não. Ele era um Oceano, isso, ele era um Oceano, o Oceno de Littie Hempstock.
Depois do fiasco de sua festa de aniversário, em que nenhum de seus amigos apareceu, já que ele não tinha nenhum amigo, o garotinho estava feliz em ter uma nova amiga. No dia seguinte ele acordou de uma forma estranha, havia nada menos nada mais que uma moeda em sua garganta, como se alguém houvesse  jogado ali.
O mais estranho é que algo também havia acontecido com sua irmã, alguém de dentro de uma moita havia jogado nela e em suas amiguinhas um punhado de moedas, e as haviam machucado. Um tanto quanto curioso pelo que aconteceu, o garoto decide ir até o fim da rua, e logo encontrou Lettie sentada na entrada, o esperando. Havia algo errado naquele lugar,e juntos os dois iriam arrumar isso...

“Eu não era uma criança feliz, ainda que, de vez em quando ficasse contente. Vivia nos livros mais que em qualquer outro lugar.” 

Eu sinceramente não esperava por um enredo assim. Não se deixem levar por esse pequeno resumo ai em cima, NÃO. Esse livro é incrível. 
Quando li a parte de trás do livro assim que comprei, algo me fez imaginar que o livro era sobre algo depressivo ou sobre o fim da vida. Levei um belo e forte tapa na cara. Amei esse livro incondicionalmente. Lettie acaba levando o garotinho junto com ela em uma missão, a missão era encontrar a criatura que estava dando dinheiro ás pessoas. O minerador se matou por ter gastado o dinheiro que não podia, então algo estava achando que dar dinheiro ás pessoas, de uma forma um tanto quanto 'diferente' e fácil, seria a resolução dos problemas das pessoas. Lettie pede para o garotinho que em hipótese alguma ele solte sua mão, nunca. E depois de seguir alguns rastros por um munto totalmente diferente, de céu alaranjado, eles encontram a criatura que está por trás disso, toda envolta em panos, com olhos profundos. De alguma forma Lettie acaba por prender a criatura, e mandá-la para outro lugar, para a sua casa de verdade. Mas algo sai errado, a criatura, ou pulga como sua Avó os chama, arremessa um tipo de esfera em direção ao garoto e ele solta a mão de Lettie e segura , e no mesmo estante sente com se pequenos espinhos estivessem em seus pés, Lettie no mesmo instante, bate com a mão na esfera, a despedaçando em fumaça no chão e volta a pegar a mão do garoto, mais dai, já era tarde... O estrago foi feito.
Primeiro o garoto imaginou que fosse apenas um bichinho de pé, coisa normal entre as crianças da época, nada demais, ele pegou uma pinça e tirou quase todo o vermezinho listrado de cinza e rosa de seu pé, apenas um pequeno pedaço do bichinho ficou lá dentro, ele fechou o buraquinho com um algodão e foi dormir. Mal sabia ele que de algum jeito a Pulga se alojou em seu pé, para poder chegar até esse mundo, tornando assim o pé do garoto, com aquele buraquinho, o portal dela. Não era apenas um buraquinho de bicho de pé, era o um caminho de volta  que estava em seu pé, e agora ele tinha mais uma coisa para se preocupar além de alguém atirando moedas a torto e adoidado. Ursula Monkton era seu mais novo problema, seu mais novo pesadelo...
Sabe por que eu gostei do livro?
Por que ele é o que é, e apenas isso. Não tem um nexo, ou uma explicação, ou algo relativamente verdadeiro ou falso, ou fantástico, ou cientifico, é apenas uma história, de um garotinho viciado em livros - como eu - que teve sua vida virada de cabeça para baixo depois de perder seu quarto no fim da escada, que tinha um pia amarela do tamanho exato dele. Uma fábula, ou conto, ou romance muito bem escrito, com belas citações, com um time incrível. Gosto e muito dessa coisa de inventar seu próprio mundo. Não uma Hogwarts da vida, mas algo simples, puro e bem pensado. Algo que pode sim existir ou não. Quem pode dizer o contrario?
O autor durante o livro foca mais em documentar sua aventura, e não em explicar o mundo em que estava a sua frente, ele não tenta enquadrar esse mundo em algo já existente. Ele existe, ali, depois da casa das Hempstock's e ponto! 
Não é um romance bonitinho e pomposo, não, o pai do garoto - Digo isso pois o  narrador é como se fosse anônimo. Não possui nome nem uma identificação. Talvez tenha sido propositalmente pensado pra que o autor nos deixasse com aquela pulga atras da orelha sobre se isso aconteceu mesmo com ele  - tenta matar ele afogado na banheira, depois que ele se recusou a pedir desculpas á pulga por ter dito a verdade sobre ela. E o mais incrível  no fim do livro, a pulga confessa que não foi ela que fez seu pai agir daquela forma, o que é mais punk ainda. Temos sim, um vilão, em certas partes a gente até pode achar que ela é má e tudo, mais é como a Avó da Lettie disse, ela não é má, aquela é a natureza dela, ela foi criado para fazer com que as pessoas se sentissem felizes por terem aquilo que desejam. Só que como o caminho de volta está no garoto, a história é outra, o que complica um pouca a vida do coitado.
O livro tem muitas, mais muitas incógnitas, peguntas que não são respondidas e nem vão ser, e a mais importante  é, o garoto, no inicio do livro, já velho, estava indo á um funeral... De quem? Isso não conta no livro. Eu acho que era do seu pai.
Um livro forte, fantástico e novo para mim. Um tema tão comum e tão diferente ao mesmo tempo.  Quem diria que um Lago de patos, seria um Oceano? Um Oceano com as respostas de todo o universo. Talvez uma das coisas mais legais ditas no livro foi que o Oceano era do tamanho que ele tem que ser, e isso não muda o fato de ele ser um Oceano.

"- Então você já soube de tudo? - Ela franziu o nariz.
- Todo mundo já soube. Como disse antes. Não é nada especial, saber como as coisas funcionam. E você precisa realmente deixar tudo pra trás se quiser brincar.
- Brincar de quê?
- Disso - Respondeu Lettie. Ela gesticulou indicando a casa, o céu, a impossível lua cheia, e os novelos, xales e aglomerados de estrelas cintilantes." 

Não acho que o titulo poderia ser mais perfeito que isso. Ele pode parecer comprido, estranho, mais no fim da história ele fará todo o sentido pra você. Gente, eu queria poder dizer mais, mas esse livro, em 208 paginas me deixou sem palavras, o que posso pedir é que, leiam e entrem nesse mundo das Hempstock's, que vocês não irão se arrepender, um mundo todo á parte, criado sem medo, sem limites e o melhor, com muita imaginação. Neil acertou em cheio nesse livro!

6 comentários:

  1. Realmente esse livro é fantástico!
    Eu li em um dia e me apaixonei, não vi ninguem ainda que tenha lido e não tenha se encantado.
    O universo em que nos encontramos, a forma como os fatos ocorrem... tudo é tão bem formulado!

    Parabéns pela resenha (:
    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro é um livro muito legal fiquei pressa dentro da história, me deixou um pouco apreensiva em alguns momentos da história, mas ele entro na minha lista dos melhores livros que li , autor também é muito bom esse livro O Oceano do Fim do Caminho foi o meu primeiro livro que li dele , mais já vi em outros blogs que os livros dele são assim uma mistura de realismo e fantasia, o que me deixou muito mais interessada pelo trabalho dele!!
    Abraços!
    http://cadalivroum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muto desse livro, porém pensei que seria uma outra história (é que eu não leio sinopses ou resenhas dos livros antes de lê-los). Mas me surpreendeu positivamente!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha e ótimo livro . Gaiman me matou de curiosidade com todos os elementos fantásticos da história. Mas tudo foi conduzido tão bem que não acho que queira realmente alguma explicação lógica ou coisa do tipo.
    E que tensão que esse livro me causou. O pai afogando-o, a Ursula Monkton. Antes de lê-lo, pensava ser um romance bonitinho de crianças, mas foi muito melhor do que isso.

    Pena que acho que minha identificação não foi tão grande assim, mas ainda me encantei com o trabalho de Neil Gaiman.
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo livro,uma fabula maravilhosa que nós leva a uma aventura emocionante,onde Gaiman nós guia por um mundo surreal cheio de surpresas e desafios,e também nos mostra como as experiencias da infância influenciam em nosso caráter....

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro, mas para ser sincera achei um pouco voltado para o público infantil, mesmo Neil não tendo o rotulado assim. Quando eu li atrás do livro somei com a capa e pensei como você, que devia ser terror, suspense e bla bla bla. Mas me surpreendi muito, o personagem me conquistou muito, principalmente nos momentos aonde ele me fazia pensar "Ual, eu pensava exatamente assim!" HAHAHA Me levou de volta a infância e adorei me aventurar com ele :D

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)