5 de novembro de 2013

Um fiasco chamado "Bienal SJC".

Do dia 2 ao dia 10 de Novembro, está acontecendo aqui na minha cidade, São José dos campos, a 3ª Bienal do Livro, no Parque da cidade e sem duvida isso foi a maior decepção da minha vida. Esperava encontrar um lugar legal, com estandes arrumados, muitos livros legais, lançamentos, muitos marca-páginas e etc. O que vi foi um total e ridículo descaso e falta de informação.
Tirando o estande da Editora Novo Conceito, que de todos era o mais organizado e o mais parecido com algo realmente oficial, o resto era festa. Juntou um monte de vendedores loucos por dinheiro, que pareciam ter saído lá do Brás, sem nenhum tipo de relação com livros, sem nenhum tipo de conhecimento com o meio, um espaço grande e pessoas com grandes sonhos literários. Resultado: Um monte livros jogados de qualquer jeito, amassados, rasgados, sujos, milhares de vezes mais caros que em uma livraria e sem nenhum Marca pagina em lugar nenhum. Eu pensei, que seria algo parecido com a Bienal de São Paulo, só que bem mais simples e tal, mais sinceramente, não tem nada a ver. Pegaram um bando de vendedores, vendedores esses que devem ter comprado os livros direto com as editoras ou distribuidoras, e jogaram todos dentro um um local amplo pra vender livro a preços absurdos - Um cara teve a cara de pau de me dizer que o livro Os Diários do Semideus que custam exatos 19,90 no Submarino, custava 60 reais em qualquer outro lugar, e ali ele estava por míseros 40 reais. Isso sem comentar em uma cara que teve a cara de pau de me dizer que a editora havia parado de publicar e distribuir certo livro... QUE ERA LANÇAMENTO DO MÊS! - quase que duas vezes mais caros que em uma livraria normal, para fazer as pessoas não tão informadas assim se passarem por trouxas. Não havia nem sequer um marca página em todo o lugar. E os livros - em grande parte infantis - ficavam jogados por todos os lados, empilhados de qualquer forma, sujos, amassados, rasgados, mais velhos que a cueca que eu to usando agora - mentira, to usando um CK novinha. Chegava a dar realmente dó de ver os livros naquele estado.
De toda essa decepção acabei tirando um exemplar IMPECÁVEL do Harry Potter e o Cálice de Fogo pela bagatela de 35 reais - quase que o vendedor, que parecia estar noiado, não me devolveu o troco, pegou meu dinheiro e foi guardando como se estivesse certinho, outra coisa errada -  o que em tempos como os de hoje, onde um livro da J. K. custa 68 reais, é uma pechincha. Tive a decepção de achar um dos livros que eu mais estava esperando lançar esse ano lá. Louca Por ele até então estava perfeito dentro do plástico, paguei no credito chorando mais paguei, quando cheguei em casa e tirei o plástico me deparei com um arranhado na capa - que é perfeita - e um rasgo do lado. O que acabou com o meu dia. Se pudesse descrever essa bienal em uma palavra seria Descaso. Também diria que são um bando de vendedores de bugigangas que só estão vendendo livro pra conseguir dinheiro... Mais não sou tão mal assim.

Ou seja, não perca seu tempo indo até lá se você mora aqui em São José, realmente, é mais lucrativo ficar em casa e assistir ao programa da Luciana Gimenez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)