12 de novembro de 2013

Resenha - Eu e Você

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Eu e Você
Autor: Niccolò Ammaniti 
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
ISBN:  9788528616088
Skoob: Livro

Sinopse: "Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia.
Em Eu e você, o talento de Niccolò Ammaniti para criar personagens fortemente humanos, pelos quais é fácil afeiçoar-se, e sua capacidade de contar histórias comoventes reúnem-se em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser.
O autor é conhecido por sua escrita corajosa. Em seu primeiro romance publicado pela Bertrand Brasil, Como Deus manda, expôs o mundo dos excluídos, dos marginalizados e dos brutalizados italianos em uma sociedade consumista. Depois, em A festa do século, o autor apresentou a sociedade da vaidade em que as importantes personalidades vivem. Com apenas uma ressalva: não da maneira que elas esperavam."

"- O doutor disse que ele tem um distúrbio narcísico.[..] - Dia que Lorenzo é incapaz de sentir empatia pelos outros. Para ele, tudo que está fora de seu circulo afetivo não existe, não lhe suscita nada. Acredita que é especial e que apenas pessoas especiais como ele podem compreendê-lo." 

Enfim chega a semana branca, e junto com ela uma bela mentira. Lorenzo ao ouvir alguns colegas de classe combinando uma semana branca em Cortina, acaba brincando com sua mãe, e dizendo que também foi convidado. Ela fica tão alegre que entra no banheiro e começa a chorar. Liga para seu pai e conta a novidade. E então era tarde demais para dizer que tudo não passou de uma brincadeira. A verdade é que Lorenzo nunca se deu bem com outras pessoas, tirando seus pais e sua avó. Nunca teve amigos e nunca fez questão disso. Um garoto tímido  que ao sair de uma escola de pompa, para filhos de celebridades, e ir direto para uma escola publica, descobriu como na realidade tudo é. 
Sempre zoado na escola por ser quieto, Lorenzo certo dia descobriu a solução para esse problema. A mentira era a solução. No inicio Lorenzo fingiu ser algo quem não era, para se camuflar e passar despercebido, pois, na escola publica, os quietos são percebidos e perseguidos, agora os zombeteiros e estilos não.Ele passou a andar como os outros andavam, a usar as mesmas roupas, ria das piadas dos outros, respondia mal aos professores e etc. Tudo para ser normal. Ou parecer normal.
Durante certo tempo acabou descobrindo que Alessia e seus amigos, eram como ele. Não se misturavam, eram um grupinho fechado, que se vestiam a sua maneira, que riam das suas próprias piadas, que não tinham necessidade de se enturmar com os demais.Eram a mosca no mais alto nível de camuflagem. Certo dia, ao sair da escola, ele se deparou com o grupo reunido do lado de fora, conversando algo sobre uma viajem para esquiar. No fundo Lorenzo queria ir, mostrar as estradas de esqui secretas, contar piadas, se enturmar. Queria mostrar que ele também era assim como eles, uma mosca se passando por uma vespa.

"- Em algum lugar, nos tópicos, vive uma mosca que imita as vespas. Tem quatro asas, como todas as de sua especie, mas mantem uma sobre a outra, e assim parecendo apenas duas.Tem listras amarelas e pretas no abdome, antenas, olhos protuberantes e até um ferrão de mentira. Não Faz nada, é boazinha, mas vestida como uma vespa, é temida pelas aves, pelas lagartixas e até mesmo pelos seres humanos."

Eis que o enredo aparece. Um adolescente esperto, que mente para mãe, dizendo ir viajar com os amigos - amigos esses que não existem -  e acaba parando no porão do prédio onde mora, esperando passar essa semana de fingimento, jogando playstation, lendo Stephen King e se auto bronzeando para fingir ter pegado sol na estação de esqui.
Talvez esse seja o livro mais simples que já li, e o mais envolvente também. Em um dia, li exatas 160 paginas. Depois de ensear muito pelo "Três" e ter me decepcionado gigantescamente com ele, fiquei meio que com receio do escritores portugueses. Sempre espero algo depressivo, alcoólico e sexualmente a flor da pele. Mas essa não. Um garoto, sem amigos, que finge uma viajem, e no decorrer do tempo conta sua história de solidão e de fantasias, enquanto relembra coisas do passado e se vê frente a frente com um fato do passado que até então nunca havia passado pela sua cabeça. Sua meia-irmã drogada, Olivia. Uma personagem que você nem imagina que exista, mais sim, ela existe e trás um ar diferente a história. Não espere um romance, por que de amor não tem nada. Apenas um lição. Um garoto solitário, uma garota drogada fugindo dessa vida de drogas e um porão/mausoléu com muitas antiguidades
Um cara sem amigos, que na primeira oportunidade de se incluir em um grupo que até então, parecem ser como ele, acaba inventando uma mentira. Talvez a maior de todas, pois uma coisa é fingir ter amigos na escola, e inventar histórias legais e engraçadas sobre o seu dia escolar, e outra muito diferente é envolver um convite de terceiros, para ir a um lugar com pessoas que mal te conhecem e que nem tiveram a intenção de te convidar. Eu achava no inicio que ele tinha uma queda por Alessia, mais não, ele não mostra nem sequer um pontinho de talvez um sentimento maior por ela. Seu desejo mesmo era sair daquela vida sem amigos e embarcar em um grupo igual á ele. Talvez a maior mensagem nesse livro seja essa. Quantas moscas nós temos soltas ai pelo mundo, as vendo não como moscas mais sim como vespas, ansiando por uma chance de ser igual á elas? Quantas pessoas se camuflam dessa forma para não apenas passarem despercebidas, mas também conseguirem amigos? 
Um livro muito, muito bom,uma escrita simples, nem um pouco chula ou grosseira nem mesmo cansativa. Um relato de uma semana que se passou como se fossem poucos dias dias e um final um tanto quanto real. Nada de viveu feliz para sempre com a Alessia e seus amigos. Não. Apenas fatos, que levam a outros fatos. Um livro de dar água na boca de tão bom que é. Leiam que não vão de arrepender!

Um comentário:

  1. Adorei sua resenha! Vc descreveu exatamente o que se pode esperar da leitura.
    Achei o livro lindo, tocante e sensível! O autor se conecta a essa fase da vida - adolescência - cheia de conflitos. Por um momento me identifiquei com as questões do protagonista. E que reviravolta na narrativa co a chegada de Olívia!
    O final me arrebatou, fechou com chave de ouro! Lindo!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)